Coluna da Arte Suave: a amizade dentro e fora dos tatames e toda sua importância; saiba mais

Tatame

22/03/2017 09:40

No dojo da academia do Mestre Sergio "Babu" Gasparelli, tive o prazer de participar da graduação do meu amigo Rodrigo "Monstro" Resende, que recebeu sua mais que merecida faixa preta. São esses momentos de confraternização e amizade que transformam as equipes em grandes famílias. É uma grande evolução, e hoje os professores realizam e devem buscar essa maior confraternização entre nós, lutadores, mesmo de diferentes academias, deixando a rivalidade para as áreas de lutas dos campeonatos. Já não existe mais tempo para qualquer outra atitude, exceto a união de todos em prol da evolução do esporte.

O esporte deve promover a união e ter o Jiu-Jitsu como um estilo de vida também no mesmo caminho. Sempre, nas minhas entregas de faixa, procuro chamar meus amigos professores e lutadores de diferentes equipes para o evento. É um momento de festa, de confraternização. São amigos que se encontram, novas amizades que são feitas e antigas que se fortalecem. As amizades devem ser feitas dentro e fora dos tatames. Essa é a imagem que devemos associar à eficiência de nossa arte marcial como um todo.

620x414
Luiz Dias falou sobre a importância da amizade dentro e fora dos tatames (Foto reprodução)


Rodrigo Resende, Big Rider mundialmente conhecido, é mais um que une o Surf ao Jiu-Jitsu. Um cara simples, mas com um Jiu-Jitsu afiado pelo Mestre Babu. Tenho o prazer de receber o “Monstro” em meu dojo, e sempre o vejo treinando com todos. Como surfista, sempre respeitando todos, independentemente do nível de Surf de cada um. Recebeu a faixa preta de um grande professor e meu amigo, o professor Sergio “Babu”. É essa união entre nós, de diferentes academias, que fortalece o Jiu-Jitsu, mostrando o que ele é.

Depois da entrega de faixas, tivemos um treino livre, e assim ficamos todos treinando, mostrando posições e conversando. Creio ser esse o espírito de união que temos de ter em nossas academias, unindo a todos nós. Vamos deixar a rivalidade para os campeonatos. As visitas entre as academias são muito proveitosas para todos, para os que vão, e para as academias que recebem, como eu já disse, ao receber lutadores de outras academias em seus dojos. Para muitos que não sabem se querem competir ou não, ou tem algum receio, é o melhor caminho para experimentar um treino diferente, de outra escola. Por vezes, ao enfrentar essas “visitas”, dão a energia e vontade para entrar em campeonatos. Vamos promover esses movimentos de amizades entre lutadores e equipes. Que as graduações e entregas de faixas possam ser sempre uma grande confraternização entre amigos em prol da arte suave. Parabéns, Rodrigo! Aloha! Oss!

Para mais informações sobre, acesse o meu Instagram https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Bons treinos e uma boa semana. Oss!