Coluna do Ítallo Vilardo: faça treinamento com atletas, e não loucos; leia o artigo e deixe sua opinião

Tatame

21/11/2016 01:30

Alguém já viu corredor dos 100m rasos treinando? Já vi alguns treinos, nada muito a fundo, corridas intervaladas, tiros curtos, parados e tiros lançados, além de alguns exercícios com peso, tipo levantamento olímpico, e muita, masmuita técnica. Nunca os vi nadando, dando tiro com algum companheiro nas costas, dando tiros de corrida lateral na pista ou mesmo correndo com o nariz vedado. E sabe por que nunca vimos isso? Porque para a modalidade dele, isso não serve para nada!

Hoje em dia, é comum vermos treinos mais diferentes possíveis, principalmente no MMA. A metodologia de treinamento tem evoluído bastante, principalmente na parte de fisiologia e avaliação. Temos câmeras que filmam o movimento e mostram a trajetória passo a passo, exames que dizem o nível de estresse e de oxigênio com precisão, máquinas que medem a força do músculo que quisermos, mas esquecemos que a base disso tudo que é o movimento. O movimento é natural do homem a séculos, ele não evolui e não muda, ou alguém já descobriu algo melhor para percorremos uma pequena distância do que a caminhada? Existe movimento mais perfeito para pegarmos uma moeda no chão do que abaixarmos? Ou alguma saudação muito diferente do que um aperto de mãos? O movimento não evolui, ele é natural do corpo. Podemos treinar o movimento, dando a ele técnica, força e qualidade com um gasto energético cada vez menor. Um soco nada mais é do que um movimento de extensão do braço. A técnica para o movimento ser eficiente e com força é outra coisa, passa a envolver o corpo todo.

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Com diversos títulos no Jiu-Jitsu, Samir Chantre é treinado por Ítallo Vilardo (Foto Divulgação)


Quando vamos treinar um indivíduo, devemos fazer com que ele atinja a perfeição corporal para a modalidade em que ele está sendo treinado. Se vamos treinar um lutador de MMA, temos que colocá-lo para treinar MMA. De início, se a luta demora no máximo 17 minutos (três rounds de 5 minutos com 1 minuto de intervalo), por que o treino específico (sem contar com o aquecimento) dura mais de 1 hora? Se o octógono tem tamanho máximo de 81m² (tamanho do UFC), por que colocar o atleta para correr? Mesmo que o tamanho fosse muito maior, a corrida não se faz necessária, pois foge completamente do gesto motor da atividade. Além disso, o exercício aeróbico está relacionado a sistema energético, e não a movimento. Com isso, podemos fazer um trabalho aeróbico com movimentos de luta, de dança, ou de qualquer outra atividade. Basta respeitarmos as características energéticas do treino. E se o intuito for fazer o batimento cardíaco subir, tomar susto também faz o batimento subir, e nem por isso é considerado treino.

O atleta deve treinar exatamente o que ele faz, “se ele faz no treino, ele faz na luta, se ele não faz no treino, não faz na luta”. Essa deve ser a frase de ordem no treino, e não o “quanto mais, melhor”. Se o princípio da especificidade vem na frente de todos os treinos para as mais diversas modalidades esportivas, por que não serve para o MMA?

Os fatores externos já são inúmeros e podem prejudicar o atleta a qualquer hora. Sendo assim, por que prejudicarmos o atleta com o treino também? Para quem não fazia nada, qualquer coisa é bom, mas isso não significa que é o melhor. Qualquer treino pode e vai dar certo, mas extrair o melhor do atleta, fazendo chegar ao alto rendimento (onde qualquer detalhe faz a diferença) é outra história.

Treino com snorkel (que qualquer um que estude fisiologia sabe que não tem a menor lógica), treino com dois sparrings, circuitos intermináveis de musculação, onde mais sempre é o lema, tiros no meio do treino, subir escadaria batendo manopla, ladeiras fazendo esgrima, treinar dentro da sauna com ela ligada, correr de costas na esteira, entre outras coisas, só podem ser bons para loucos. Quem gosta de sofrer e se machucar, mas não para quem é atleta! Alguém já viu um atleta de qualquer outra modalidade, que não seja lutas, treinando dessa forma? Alguém já viu qualquer esporte usando a “training mask”? Treinem o movimento natural, melhorem a técnica para o desgaste físico ser menor. Agora para de ver vídeo no youtube e vai estudar!

Itallo Vilardo – Preparador físico especializado em lutas. www.itallovilardo.com @itallovilardo