Artigo preparação física: saiba as formas de evitar a monotonia nos treinamentos; leia e opine

Tatame

27/11/2016 11:46

zzA preparação física de um atleta de combate é muito intensa e desgastante, o que às vezes faz com que seus praticantes acabem ficando saturados e, principalmente, mentalmente estressados por passarem horas e horas dentro das academias. Para evitar a monotonia nos treinos, recomendamos realizar treinos alternativos em ambientes diferentes e, de preferência, ao ar livre. Convidamos alguns atletas que moram e treinam na Flórida (EUA): Aílton Barbosa, Cristiano “Soldado” Souza e Deivison Dragon, para demonstrar como fazer um treino intenso na praia.

O treinamento na praia tem como finalidade recrutar o corpo inteiro e, por isso, são desenvolvidos movimentos onde o atleta vai precisar utilizar grandes grupos musculares, além de trabalharmos força de resistência, velocidade de reação, agilidade, equilíbrio, etc. Sem contar a dificuldade de se trabalhar diante de uma adversidade natural do ambiente escolhido, seja ele praia, parque ou montanha.

1- O aquecimento é feito através de uma sombra por 5 minutos.

2- Após o aquecimento, os atletas ficam frente a frente e fazem a entrada de quedas, tirando o parceiro do chão. Eles repetem isso entre 10 e 15 vezes. Os atletas iniciam as entradas de queda, erguendo o companheiro até a altura da cabeça.

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Veja as melhores formas de evitar a monotonia durante os treinamentos (Foto Divulgação)

3- O próximo exercício é o kettlebell Full Swing: o atleta deve começar o movimento numa posição de agachamento com inclinação do tronco a frente. Em seguida, inicia o arranque do kettlebell fazendo uma extensão de tronco com elevação dos braços. E finaliza o exercício com extensão total e elevação dos braços acima da cabeça. Esse movimento caracteriza um exercício com utilização do corpo todo, exigindo uma mobilização dos músculos estabilizadores da coluna (CORE). São feitas 3 séries de 15 a 20 repetições, com kettlebell de 20kg.

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Veja as melhores formas de evitar a monotonia durante os treinamentos (Foto Divulgação)


4- Lançamento de Medicine ball de 8kgs com corrida de 30 metros ida e volta (60 metros no total) são feitas em 3 séries com intervalo de um minuto. O atleta inicia o movimento fazendo um leve agachamento com inclinação de tronco, pegando a bola e elevando até a altura do peito e arremessando a bola a frente, corre em alta velocidade até a bola e arremessa novamente, até cumprir os 60 metros de ida e volta. Nesse exercício, trabalhamos vários músculos do corpo do atleta em um movimento dinâmico e de velocidade (músculos dos membros inferiores e superiores, perna, CORE, peitorais, braços e ombros). 

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Veja as melhores formas de evitar a monotonia durante os treinamentos (Foto Divulgação)


5- O atleta segura nas pernas do outro, que está com as mão no chão, exercício chamado popularmente de carrinho de mão. Eles percorrem 30 metros, sendo realizado de maneira alternada, ida e volta, com intervalo ativo (sombra) de um minuto. Isso é repetido três vezes. Esse exercício exige do atleta equilíbrio, força e agilidade, trabalhando pernas, braços e CORE. 

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Veja as melhores formas de evitar a monotonia durante os treinamentos (Foto Divulgação)


6- Tiro de 30 metros são feitos cinco séries, com máxima velocidade e descanso ativo de um minuto. 

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Veja as melhores formas de evitar a monotonia durante os treinamentos (Foto Divulgação)


7 - Ao final, uma corrida aeróbica de 30 minutos, e esse treino deve ser realizado de uma a duas vezes na semana.

Observação: o exercício físico em ambientes quentes, como o treino na praia, pode levar a uma situação de hipertermia (aumento da temperatura corporal acima da média) e em casos extremos pode levar até a morte. Então, caso deseje realizar esse treino, procure sempre a ajuda de um profissional de educação física.

Artigo escrito por Dr. Stéfane Dias.

Para maiores informações: mestraoatt@hotmail.com