Jiu-Jitsu MMA Sem categoria

Coluna Ciência das Artes Marciais: a busca pelo alto rendimento nos esportes de combate; confira

Informações sobre o terceiro Simpósio Nacional de Lutas, em São Paulo
Informações sobre o terceiro Simpósio Nacional de Lutas, em São Paulo (Foto Divulgação)

Atualmente, muitos atletas buscam atingir resultados importantes em diferentes esportes de combate. Muitos desses atletas contam com ótimos profissionais que se dedicam a fornecer tudo o que há de melhor e mais recente para otimizar a sua performance. No entanto, muitos atletas tentam atingir o topo sem o auxílio de uma equipe multiprofissional. Ainda, muitos deles contam com o auxílio de ótimos profissionais, mas que não são especialistas em esportes de combates. Por esses motivos, o processo de treinamento acaba sendo prejudicado e, por consequência, acaba sendo um obstáculo rumo ao lugar mais alto do pódio.

Ainda é frequente ver com tristeza que diversos atletas se preparam para o futuro seguindo programas que resolviam os problemas de ontem. Nos dias atuais, é muito fácil perceber que o profissionalismo chegou ao mundo das lutas. Com essa chegada, o espaço para amadorismo está em processo de extinção. Pelo menos para quem quer estar no lugar mais alto do pódio.

O sucesso esportivo é algo complexo e multifatorial, ou seja, não depende de apenas de um componente. Dentre esses componentes podemos citar as aspectos de treinamento físico, nutricionais, técnico, tático e psicológico. Especificamente, dentro do treinamento físico uma etapa muito importante tem sido negligenciada na preparação de muitos atletas. E não apenas de atletas iniciantes e com resultados pouco expressivos, mas também de alguns atletas com resultados relevantes.

Faça um teste rápido. Responda algumas questões: Quais são os pontos fortes e fracos da sua aptidão física? Quais desses pontos estão próximos ou distantes dos atletas de elite da sua modalidade? O treinamento físico que você realizou nos últimos meses melhorou sua performance? Sua performance atual está melhor do que sua performance do ano anterior? Como você controla a carga semanal do seu treinamento? A sua recuperação entre as sessões de treino está sendo a ideal? A preparação para a sua última competição importante foi efetiva?

Respondeu as questões? Suas respostas foram baseadas na sua percepção, na percepção do seu preparador ou em dados numéricos de simples interpretação? Você tem números para justificar suas respostas? Você utiliza métodos de avaliação que são válidos para a sua modalidade?

Se a resposta, para uma ou mais questões, foi não ou não sei, saiba que sua preparação física pode e deve melhorar muito, caso você queira atingir seu potencial máximo. Lembre-se de algo muito importante, que é repetido por muitos atletas de alto rendimento: “O que te trouxe até aqui não é o que vai te levar para o próximo nível”.

Mas não fique desmotivado, a boa notícia é que muitos profissionais têm se esforçado muito para desenvolver métodos que sejam simples, de fácil aplicação e de baixo custo para resolver esses problemas do seu dia-a- dia como atleta.

No entanto, a divulgação desses resultados normalmente ocorrem em revistas acadêmicas que exigem uma linguagem científica que muitas vezes é complexa para profissionais que não são da área acadêmica (mestres e doutores). Para solucionar isso alguns congressos buscam levar aos profissionais que estão no fronte de batalha todos os avanços científicos, totalmente aplicáveis à prática e com uso de uma linguagem simples e clara.

Nos dias 20 e 21 um desses eventos ocorrerá, o III Simpósio Nacional de Lutas (ACESSE AQUI), se propõe à solucionar muitos desses problemas. Eu especificamente estarei ministrando uma oficina que visa apresentar métodos de avaliação dos atletas e métodos de avaliação das sessões de treino, totalmente aplicáveis à rotinas de praticantes e atletas que buscam maximar seu rendimento. Ainda, participarei de uma mesa redonda para discutirmos os avanços científicos na área dos esportes de combate. Venha participar do evento. Será um prazer trocarmos ideias.*

Serviço:
Evento: III Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate
Data: 20 e 21 de maio de 2017
Local: São Paulo – Capital (Butantã)
Outras atrações: Exposição & Lutas: Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO)" /
Lançamento de livros / Feira de livros / 3.ª Mostra Nacional de Produção Científica em
Lutas, Esportes e Atividade Física (resumos e trabalhos completos)
Site oficial: www.simposiodelutas.org
Informações: (11) 96342-6818 (Whatsapp)
*Prof. Me Leonardo Vidal Andreato
Prof. na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Faixa preta de jiu-jitsu
Autor de diversos artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta