Coluna Jiu-Jitsu

Coluna da Arte Suave: a importância do Jiu-Jitsu para as classes sociais e acadêmicas; veja

Na semana passada, aconteceu o primeiro Campeonato de Jiu Jitsu para advogados. Pode parecer normal, ou nem despertar atenção no primeiro momento, mas vejo como um excelente sinal, uma iniciativa meritória da CAARJ de ter a nossa arte suave como meio de aproximação entre os advogados e um estímulo a saúde de seus profissionais. Também é mais um sinal que está cada vez mais incluída em todas as esferas econômicas e culturais o nosso Jiu-Jitsu.

Reunir quase 200 advogados para um campeonato de Jiu-Jitsu é muito expressivo e certamente, no próximo, teremos mais lutadores. Creio que, em breve, poderemos ter diversas classes acadêmicas fazendo o mesmo. A abertura desse precedente demonstra como o nosso esporte é, e está sendo, praticado por todos os segmentos da nossa sociedade. Se quisermos que se torne um esporte olímpico, primeiro temos de mostrar como ele é difundido e praticado por todos e nas mais diversas idades, nas mais diferentes expectativas, seja como um amador a um lutador profissional.

Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a importância do Jiu-Jitsu para todos (Foto Divulgação)
Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre a importância do Jiu-Jitsu para todos (Foto Divulgação)

O principal é ver a integração de todos unidos pelo esporte. Nas Olimpíadas Militares, em campeonatos internos das polícias, como há muito tempo já vemos campeonatos universitários de Surf. Esses campeonatos difundem e ajudam a mostrar a imagem positiva e saudável do nosso esporte. A nossa arte suave tem representantes em todos os segmentos sociais e acadêmicos.

Em todas academias, podemos encontrar engenheiros, advogados, professores de colégios e universitários unidos pelo Jiu-Jitsu, enfim, lutadores com diferentes níveis acadêmicos, mas no dojô todos estão de quimonos para treinar sem distinção. Como temos também pesquisadores, doutores, médicos que enriquecem dentro de suas áreas os treinos, no meu dojô, tivemos a oportunidade de ter uma aula informal de ressuscitação cardio pulmonar apresentada pelo faixa preta e Doutor Stephan Lachtermacher, cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia.

Conhecimentos importantes, não só para os tatames, mas para as nossas vidas e a de terceiros. São movimentos como esses que demonstram como o Jiu-Jitsu está tão presente em nossa sociedade. Grandes vultos da nossa sociedade já demonstraram seu apreço e admiração ao Jiu Jitsu, e creio que nós, em nosso dia a dia, também temos de demonstrar que o Jiu-Jitsu é um excelente caminho de formação de caráter, educação para todos, independentemente de idade, sexo ou classe social. Jiu Jitsu para todos. OSS!

Para mais informações, acesse o meu Instagram pelo link https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Boa semana e bons treinos. Oss!

Deixe uma resposta