Jiu-Jitsu

Buchecha cita ‘erro fatal’ e Roger Gracie crava: ‘Fechei minha carreira com chave de ouro’

Por Yago Rédua

Após cinco anos, os dois maiores nomes do Jiu-Jitsu voltaram a se enfrentar. Desta vez, o palco foi o Gracie Pro, neste domingo (23), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A lenda Roger Gracie, aos 36 anos, mostrou sua boa e velha forma contra Marcus Buchecha. O lutador usou a simplicidade do seu Jiu-Jitsu para finalizar o oponente com um estrangulamento pelas costas.

“Esperar, eu não esperava (finalizar). Mas é o que eu gostaria, meu jogo é assim. Jogando para frente, para finalizar, não sou muito focado em pontos. Mas, quem podia esperar para ver o que aconteceu em uma luta dessa. Eu consegui uma posição boa nas costas. Era o final que eu gostaria. Era difícil, estava preparado para tudo e deu no que deu. Eu consegui fechar a minha carreira com chave de ouro”, contou Roger, em coletiva após a luta.

Roger Gracie, em duelo histórico, finalizou Marcus Buchecha pelas costas (Foto: Vitor Freitas/FloGrappling)
Roger, em duelo histórico, finalizou Marcus Buchecha pelas costas (Foto: Vitor Freitas/FloGrappling)

Já Buchecha analisou que cometeu um erro fatal e que isso custou a derrota. O atual campeão Mundial também comentou sobre as tentativas de queda que foram bem defendidas por Roger.

“Eu cometi um erro na luta e com o Roger não dá para cometer erros. Foi no momento certo, ele achou o erro e eu paguei o preço. Na verdade (sobre as tentativas de queda), eu senti que dava para derrubar, mas como a gente já estava fora da área, vi que não iria levar em nada derrubá-lo para ganhar uma vantagem. Eu deixei para tentar a queda mais para frente na luta, mas eu esperei demais e ele agiu antes e aconteceu isso”, analisou Buchecha, em conversa com jornalistas.

12 comentários

    1. Pára de lamber as bolas do buchecha…. o cara se ferrou e ja´era! Venceu o melhor de todos os tempos! O choro é livre, aceita que dói menos, Roger é o melhor de todos msm estando mais de 5 anos de inatividade e a 10 longe das competições, kkkk

    2. Sra. Paquita do Buchecha, vai treinar Jiu-Jitsu antes de falar merda. O estilo do Roger sempre foi esse, jiu-jitsu básico, com muita eficiência, ele ganhou “apenas 10 mundiais” e você tem quantos mesmo? Assista os videos ref. aos 10 campeonatos do Roger e pare de falar merda. 2 grandes atletas que merecem o status que tem e qualquer um dos 2 poderiam ter perdido sem que a derrota se tornasse um demérito para qualquer um deles.

      Vai treinar idiota.

  1. Buchecha irreconhecível na luta, mto estranho isso.
    Kyra como organizadora do evento deveria ser imparcial, e não sair comemorando igual louca no tatame.
    Ultima luta do Roger, Buchecha fugindo de suas características que o fizeram campeão, pro Roger se aposentar Tá cheirando a armação.

  2. Eu não entendi nada dessa luta…o Buchecha foi defender o estrangulamento depois que já tava quase apagando.
    Sem falar nessa invasão no tatame, se fosse o contrário, estariam cobrando respeito, falando do jiu jitsu que eles criaram e as porras toda.Tudo errado e estranho demais!

  3. sempre achei o roger o melhor jiujiteiro de todos os tempos…em segundo wallid ismail, apesar de wallid nunca ter feito uma guarda e ser 100 por cento passador…… esses malucos dizendo que a luta foi armada. nunca deve ter assistido roger nos bons tempos…roger e jacaré se enfrentaram 5 vezes…3 a 2 para o roger…………….roger é fantastico….para ser sincero: nenhum membro da familia gracie chega perto de roger gracie em termos de qualidade tecnica

  4. Senhores não há dinheiro no mundo que pague um campeão como Bochecha se deixar perder… Essa luta foi a mais importante para carreira do bochecha. Ele pode ganhar mais 10 campeonatos mundias, mas não será o melhor de todos os tempos porque perdeu para o Roger aposentado e com quase 10 anos a mais.
    Bochecha você perdeu porque não quis estudar o jogo Roger, vc mesmo falou que não se preocupa com o jogo do adversário… Fica a lição! Além de treinar, o que mais fez o Roger foi estudar seu jogo, principalmente sua entrada em uma das pernas…
    Quando não estudamos o adversário até de faixa branca temos o risco de ser finalizado, imagina do Roger.

  5. O duro agora é aguentar as “teorias da conspiração” das viúvas do buchecha, kkkkkk!! Meu Deus, esse jiu-jitsu nutella tá cada vez mais ridículo, só denigrem a imagem da nossa arte…

Deixe uma resposta