Coluna da Arte Suave: a importância do ‘Jiu-Jitsu Old School’ para um lutador; entenda e opine

    Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre o Jiu-Jitsu Old School (Foto: Divulgação)
    Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre o Jiu-Jitsu Old School (Foto: Divulgação)

    A importância de saber, entender e treinar os fundamentos da nossa arte suave. Creio que esse deve ser o ponto de partida de todo lutador que deseja realmente perceber, entender e, no futuro, aplicar e ensinar um Jiu-Jitsu correto. Você tem que dominar os fundamentos, as bases. Tendo uma boa base, bons conceitos, eles irão te acompanhar e te dar o suporte que precisa para realizar posições avançadas. Se o lutador perceber isso, será um grande lutador. Não podemos confundir, inverter valores ou abreviar caminhos. Se não tiver os fundamentos consolidados, não terá um bom Jiu-Jitsu.

    Escrevo isso porque percebo esse erro de visão sobre o Jiu-Jitsu em seminários e mesmo em alguns alunos meus também. Muitos não percebem a importância dos fundamentos e querem partir para movimentos mais elaborados ou, na visão deles, mais modernos. Essa falta é perceptível quando estão sofrendo um ataque ou buscando uma finalização. Erram justamente por se esquecerem fundamentos para essas situações, se esquecerem que o básico também é importante.

    Em seu novo artigo, Luiz Dias fala sobre o Jiu-Jitsu Old School (Foto: Divulgação)
    Em seu novo artigo, o mestre Luiz Dias fala sobre o ‘Jiu-Jitsu Old School’ (Foto divulgação)

    A finalização é o alvo, o objetivo de todos. Mas para se chegar na finalização, existe todo um caminho. Muitos não entendem e nem percebem esse caminho. Progredir, estabilizar a posição. Muito menos preparam a posição para executar a finalização. Muitos podem até conseguir finalizações por conta do vigor físico, diferença de peso, mas não pela técnica da posição.

    Infelizmente, vejo muitos lutadores se esquecerem dos fundamentos, por vezes não saberem mesmo, mas completamente focados em posições muito elaboradas. Acredito que o Jiu-Jitsu é efetivo pela sua simplicidade de movimentos com o máximo de eficiência. O importante é a finalização sempre, a busca da submissão do oponente nas lutas, em treinos ou em campeonatos. A vitória da luta. Acredite em você tendo os fundamentos bem assimilados e colocados em uso na sua rotina. Tenha certeza que você será um bom lutador, com capacidade de evoluir tecnicamente, mudando suas rotinas de lutas quando desejar, porque terá bons fundamentos de ataque e defesa.

    Entenderá como e onde se posicionar, a rotação do corpo, a hora de fugir com o quadril, ou chapar as costas nos tatames, como também saber que pegada correta para cada função, aonde fazer a pegada, só tendo esses conceitos que aprendemos lá na faixa branca e azul e vamos aperfeiçoando com o tempo, é que o nosso Jiu Jitsu vai ficando refinado. Sem base sólida, não existem posições avançadas, mas praticando com conceitos certos, muitos lutadores “básicos” chegam aos pódios.

    Vamos treinar os fundamentos. Repetir as posições ensinadas pelos professores. Não existe fórmula mágica, existe, sim, o caminho correto, que é treinar muito, aplicando os fundamentos ensinados pelos professores. Acredito que, quando percebemos como os fundamentos são essenciais para o nosso Jiu-Jitsu, ganhamos muito com isso. Creio que o chamado “Jiu-Jitsu Old School” é a grande base para a evolução dos lutadores e do próprio Jiu-Jitsu, sem dúvidas.

    Para mais informações, acesse o meu Instagram – https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ – ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o site  http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima. Oss!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome