Stéfane Dias lança livro ‘Teoria e Prática do Treinamento para MMA’; confira todos detalhes

    Por Stéfane Dias

    Escrito pelo Dr. Stéfane Dias, Professor André Brauer, pelo preparador físico da American Top Team – Everton Bittar e com revisão científica de Diego Lacerda, este livro diferencia-se dos demais por transmitir informações inovadoras, originais e de grande valor na compreensão da prática dos esportes de combate.

    A preparação de atletas de alto nível é um tema muito estudado no meio olímpico, mas a ciência da preparação de atletas profissionais de MMA ainda é um assunto novo e carente de pesquisas e análises específicas.

    O Brasil, mesmo sendo o pioneiro e criador do Vale Tudo em sua forma inicial, ainda se encontra “atrasado” em aspectos de preparação física, técnico-tática e psicológica quando comparado com países como Rússia e EUA. Por isso, este livro busca contribuir com o desenvolvimento e atualização dos meios e métodos de treinamento utilizados por nossos atletas e treinadores de uma forma inovadora e direta.

    Stéfane Dias contou com a parceria de outras personalidades para o lançamento do livro (Foto: Divulgação)
    Stéfane contou com a parceria de outras personalidades para o livro (Foto divulgação)

    Nesta obra, além de embasamentos teóricos, será mostrado um pouco do dia a dia de alguns dos maiores atletas da atualidade do MMA e UFC, com quem tivemos a oportunidade de trabalhar, casos de Amanda Nunes, Junior “Cigano” dos Santos, Hector Lombard, Antonio “Pezão” Silva, Alessio Sakara, Melvin Manhoef, Thiago “Pitbull” Alves, Gleison Tibau, Mark Hunt, Jeff Monson, Thiago Silva, Cole Miller, Mike Brown, Yves Edwards, Dan Hornbuckle, Mariusz Pudzianowski, Adriano Martins, entre outros.

    Desta forma, está a divisão do livro: o primeiro capítulo explica os conceitos de periodização e planejamento do treinamento anual e apresenta os modelos “tradicional” e “moderno”, baseados em evidências científicas e aplicações práticas em atletas de elite da Rússia, EUA e Brasil; o segundo capítulo mostra como os meios e métodos modernos de treinamento (concepção russa) podem ajudar a preparar melhor os atletas para picos de desempenho; o terceiro capítulo refere-se à avaliação física e testes controle de atletas; o quarto capítulo destaca a importância do treinamento psicológico nos períodos de treinamento e competição; o quinto capítulo analisa os aspectos nutricionais que dão suporte às respostas fisiológicas dos atletas nos períodos de treinamento e recuperação, e detalha o passo a passo do maior recorde da história em MMA de perda e recuperação de peso no qual Gleison Tibau perdeu 13 kg em 10 dias e recuperou 15 kg em um período de apenas 24 horas; finalmente, na parte final, montamos um anexo com praticamente dois anos de publicação mensal na revista TATAME de artigos especializados mostrando exemplos teórico-práticos do treinamento de alguns atletas de elite. Boa Leitura!

    Confira os detalhes abaixo: 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome