Lyoto relembra ‘baque forte’ com longa suspensão e mostra empolgação para o seu retorno: ‘Gosto de desafios’

Publicado em 31/08/2017 por: Mateus Machado
Lyoto relembra ‘baque forte’ com longa suspensão e mostra empolgação para o seu retorno: ‘Gosto de desafios’ Lyoto Machida exaltou seriedade e respeito ao público para luta contra Vitor Belfort (Foto Getty Images/ UFC)

publicidade

Por Mateus Machado

Após cumprir dois anos de suspensão pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) ao testar positivo para um exame feito pelo órgão, Lyoto Machida, enfim, tem seu retorno marcado pelo Ultimate. O “Dragão” vai enfrentar o americano Derek Brunson na luta principal do UFC São Paulo, que será realizado no dia 28 de outubro, no Ginásio do Ibirapuera, pelo peso-médio.

Aos 39 anos e dono de um cartel com 22 vitórias e sete derrotas no MMA profissional, o ex-campeão meio-pesado, mesmo com o longo período de suspensão, procurou se manter em constante evolução. Em entrevista à TATAME, Lyoto comentou sobre o que procurou fazer nos últimos anos.

“Foi uma punição dura e, para mim, passar por esse momento foi onde eu precisei de muito equilíbrio emocional para ultrapassar tudo isso. Aproveitei esse tempo para consertar algumas coisas dentro da minha área profissional, do meu jogo, e evoluir, com certeza”, disse o carateca brasileiro.

Lyoto Machida fará a luta principal do UFC São Paulo contra Derek Brunson (Foto: Wander Roberto/UFC)

Lyoto Machida fará a luta principal do UFC São Paulo contra Brunson (Foto Wander Roberto / UFC)

Confira outros trechos da entrevista com Lyoto Machida:

– O que procurou fazer durante os dois anos de suspensão

Durante esses dois anos que eu fiquei parado, primeiramente, o que eu fiz foi me equilibrar emocionalmente. Foi um baque muito forte, onde eu não esperava isso, de forma alguma, e também não esperava a punição, da forma que foi. Foi uma punição dura e, para mim, passar por esse momento foi onde eu precisei de muito equilíbrio emocional para ultrapassar tudo isso. Aproveitei esse tempo para consertar algumas coisas dentro da minha área profissional, do meu jogo. Procurei também me aprimorar em outras áreas, por exemplo, eu aprendi a cozinhar… Coisa que eu não fazia, ficar mais com a minha família, dar mais atenção a eles. Quando você tem uma luta em cima da outra, muitas vezes você não tem esse tempo, e dessa forma, deu para fazer isso, crescer em outras partes.

– O que, de certa forma, foi benéfico durante o longo tempo parado

Esse tempo parado depende da maneira como você pensa. Eu acho que sempre tem um benefício, e para mim teve isso, com certeza. Eu melhorei muito como pessoa, busquei muito conhecimento, coisas que quando você está no seu dia a dia, na correria, você não para, não pensa e não analisa o que está precisando, o que está faltando e o que precisa para evoluir. Nesse tempo que eu tive, acho que foi benéfico. Nada acontece sem um sentido, sem uma razão, então é isso.

– Proposta de alguma organização sem regulamentação da USADA

Não, eu não tive nenhuma proposta de outros eventos que não possuem a regulamentação da USADA durante esse período em que estive suspenso, apenas foquei em mim, no meu trabalho.

– Negociação para a luta contra Derek Brunson e planos no UFC

Essa luta contra o Derek Brunson foi um duelo que eu não escolhi. O UFC o escolheu, colocou para mim e eu achei que estava ótimo para mim, para o momento. Ele é um lutador bem ranqueado, um lutador duro… Vai ser um desafio grande, e eu gosto de desafios. Depois, eu gostaria de lutar contra os lutadores ‘Top’s’ da categoria, os lutadores que estão bem dentro do ranking dos médios. Eu gosto de me desafiar e, para mim, sempre quando tem uma luta dura, é um ótimo desafio para mim.

CARD PROVISÓRIO:

UFC Fight Night 119
Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo 
Sábado, 28 de outubro de 2017

Lyoto Machida x Derek Brunson
Glover Teixeira x Misha Cirkunov
Demian Maia x Colby Covington
Antônio Cara de Sapato x Jack Marshman
Carlos Boi x Christian Colombo
Deiveson Alcântara x Jarred Brooks
Augusto Tanquinho x Boston Salmon

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade