Artes Marciais Chinesas: transferências e possibilidades para outras modalidades no IV Simpósio

    Simpósio Nacional de Lutas terá um importante curso do Prof Marcelo (Foto: Divulgação)

    Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Rio de Janeiro receberá a quarta edição do Simpósio Nacional de Lutas. Dentre os diversos cursos, oficinas de avaliação física e clínicas práticas, um se destaca pela inovação: o curso ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Moreira Antunes (Unicamp/UFF), intitulado “Artes Marciais Chinesas: transferências e possibilidades p/ outras Artes Marciais”.Segundo o professor, o curso está dividido em três partes:

    Bloco 1: Parte Teórica (Artes Marciais Chinesas e o MMA – Histórico)
    Bloco 2: Clínica Prática (Técnicas de Shuai Jiao: possível complementaridade no Jiu-Jítsu, Judô, MMA e lutas de domínio)
    Bloco 3: Clínica Prática (Muito além do LPO e Kettlebell: implementos e meios não convencionais chineses p/ Preparação Física de lutadores)

    Leandro Paiva, coordenador do evento, detalhou a importância do Prof. Marcelo para o evento: “O currículo do Prof. Marcelo, sem dúvida o credencia a ser um dos palestrantes mais aguardados, além disso, suas palestras são inéditas, pois estamos acostumados a pensar sob o viés das artes marciais japonesas e da preparação física com implementos popularizados no ocidente, como Kettlebell e Levantamento de Peso. Nesse sentido, o professor Marcelo trará diversos implementos asiáticos utilizados para preparação física de artistas marciais, mas ainda muito desconhecidos no ocidente”, detalhou.

    Desta maneira, haverá grande integração em aspectos práticos (Antunes é Professor de Kung Fu/Wushu com experiência na China e Mongólia) com aspectos teóricos bem embasados (é Doutor e Pós-Doutor pela Unicamp, com dois livros publicados sobre o assunto).

    A programação de dois dias do evento contará com oito cursos, nove clínicas práticas, duas oficinas de avaliação física, uma mesa-redonda, uma oficina “Objetos de memória”, um aulão com o Mestre Roberto Leitão e uma roda de Capoeira integrativa, mas, conforme Paiva relata, o aluno não é obrigado a participar das práticas e pode apenas observar e aumentar sua percepção sobre essas realidades. Todos os inscritos receberão inteiramente grátis uma unidade do livro intitulado “Ciência aplicada às Artes Marciais” (OMP Editora). Obra em que os organizadores, Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio e Leandro Paiva, compilaram resumos e artigos completos apresentados nos eventos anteriores.

    Serviço

    Evento: IV Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate
    Data: 02 e 03 de dezembro de 2017
    Local: Rio de Janeiro (Botafogo)
    Outras atrações: Novos objetos da Exposição “Lutas: Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO)” / Lançamento de livros / Feira de livros / 4.ª Mostra Nacional de Produção Científica em Lutas, Esportes e Atividade Física (resumos e trabalhos completos)
    Site oficial: clique aqui
    Informações: (21) 96450-9946 (Tel e Whatsapp)

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome