Após polêmica com Colby, Libório anuncia saída da ATT: ‘Triste em ver o esporte nessa direção’

    Ricardo Libório anunciou sua saída da ATT após confusão envolvendo Colby Covington (Foto Getty Images / UFC)

    Líder da American Top Team (ATT) – uma das maiores academias do mundo – e nome de destaque da geração de ouro de Carlson Gracie, Ricardo Libório anunciou sua saída da equipe nesta segunda-feira (30), através de um comunicado oficial enviado à imprensa.

    Na mesma nota, Libório criticou a postura de Colby Covington, lutador da ATT, que disparou duros comentários sobre o Brasil e os brasileiros durante sua passagem por São Paulo, quando derrotou Demian Maia no co-main event do UFC Fight Night 119, no último sábado. Segundo o faixa-preta, a atitude de Colby se mostrou “anti-profissional”.

    Apesar disso, Ricardo não relacionou sua saída ao comportamento de Colby. O faixa-preta de Carlson Gracie fundou a ATT em 2001, ao lado de Dan Lambert e dos irmãos Silveira.

    Confira o comunicado abaixo:

    “Sinto que deveria fazer um pronunciamento, diante dos comentários feitos por Colby Covington e das muitas mensagens que recebi do Brasil, Estados Unidos e de todo o mundo. Estou aqui para anunciar que não faço mais parte da American Top Team. Eu também não concordo com qualquer comportamento que instigue ódio, preconceito, ou bullying de qualquer tipo. Me entristece ver o esporte seguir uma direção de tamanho desrespeito. É anti-profissional, e também promove a cultura do ódio e crueldade entre as pessoas. Esportes de combate deveriam sempre representar a humildade, empatia e respeito. Dediquei minha vida às artes marciais e à formação e crescimento deste time, e gostaria que os membros da ATT soubessem que eles estarão sempre no meu coração”.

    Sinto que deveria fazer um pronunciamento, diante dos comentários feitos por Colby Covington e das muitas mensagens que recebi do Brasil, Estados Unidos e de todo o mundo. Estou aqui para anunciar que não faço mais parte da American Top Team. Eu também não concordo com qualquer comportamento que instigue ódio, preconceito, ou bullying de qualquer tipo. Me entristece ver o esporte seguir uma direção de tamanho desrespeito. É anti-profissional, e também promove a cultura do ódio e crueldade entre as pessoas. Esportes de combate deveriam sempre representar as qualidades de humildade, empatia e respeito. Dediquei minha vida às artes marciais e à formação e crescimento deste time, e gostaria que os membros da ATT soubessem que eles estarão sempre no meu coração❤

    Uma publicação compartilhada por Ricardo Liborio (@liboriobjj) em

    13 COMENTÁRIOS

    1. Qual a postura do UFC? Se fosse um brasileiro que tivesse está atitude,seria banido. É vergonhoso a omissão da organização.

    2. Com Werdum ,teve que pagar serviço comunitário por insultar um merda,já esse otario,insulta um país inteiro e ninguém de lá pune ele logo,só porq é gringo.

    3. Sou faixa preta de jiu jitsu e dei aula por 8 anos, sempre coloquei aos meus alunos que o artista marcial deve ser um exemplo de retidão, pois só assim haverá crescimento na base do esporte. Hoje com esta postura do UFC de levar o “show” para os espectadores que só querem ver sangue tomar cerveja a aparecer para câmera gritando, e nunca pisaram em um tatame, me fez parar de acompanhar as lutas, pois eles enxergam somente animais entrando em uma rinha de briga.

    4. Libório, você é um exemplo de atleta, treinador e pessoa. Tenho certeza que seus planos e seu futuro serão grandes como você. Obrigado por defender nosso país, tão sofrido, mas de um povo batalhador. Ver que você não se curvou diante dessa vergonha que um atleta fez a ATT passar só enobrece seu legado. Oss.

    5. Pessoal não adianta somente reclamar . É deixar de ver o UFC, nosso maior problema é que nós não nos consideramos brasileiros, nossa Pátria é uma republiquete…

    6. Lamentável essa situação, cadê os grandes nomes do MMA do Brasil para protestar contra essa ofensa?! As lutas do Bellator estão muitos mais empolgantes! Fora UFC chega de manipulação e falta de respeito com os Brasileiros e com o Brasil?

    7. Tive a oportunidade de treinar na ATT em 2005 ATE final de 2008 com mestre Liborio e toda sua equipe. O mestre sempre mostrou uma postura correta e com atitudes corretas.
      Essa nova geracao e bem diferente e digo mais voltando no tempo se esse asshold do Colby tivesse la nessa epoca ele iria sofrer bastante em sua volta. Parabens mestre Liborio por sua conduta e respeito pelo esporte.

    8. Essa pessoa pode até alcançar o título tão sonhado, mas com isso irá provar que mesmo CANALHAS conseguem o sucesso.

      Discursos de ódio não podem ser admitidos e nem justificados.

      Vou ficar torcendo pra alguém da categoria nocautear esse vociferador, como disse, caso consiga o título que pena pro esporte.

      Alexandre Magno Minari
      Faixa preta 3º grau
      Escola Osvaldo Alves JJ

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome