TATAME Visita: na GFTeam Nilópolis, André Santos busca formar campeões no esporte e na vida

    André Santos, além de dar aulas, também participa de competições, como o Grand Slam da UAEJJF (Foto reprodução)

    Por Yago Rédua

    Em Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, André Santos comanda a equipe Academia Corpo e Alma / GFTeam. O faixa-preta de Jiu-Jitsu abriu as portas do seu centro de treinamento para a TATAME e revelou toda a sua ligação com a arte suave, como começou através de um primeiro contato via projeto social, ainda nos anos 2000, e mais.

    Para conhecer mais sobre a GFTeam Nilópolis, clique aqui

    O professor também contou como pensa o Jiu-Jitsu. Deu dicas importantes para quem deseja praticar a arte suave e explicou que em sua academia mostra os dois lados da moeda: os prós e contras em treinar a modalidade que é tão popular no Brasil. No mais, também destacou os benefícios que o esporte pode trazer para a vida do indivíduo.

    Confira abaixo a entrevista na íntegra com André Santos:

    – Início da trajetória nas artes marciais e no Jiu-Jitsu

    Primeiro, através de um projeto social em 2000, onde quem ministrava as aulas era o mestre Isaac Araújo. Três meses depois, fui procurar uma academia para treinar e foi onde encontrei o mestre Luis Claudio Corino que, por sua vez, era aluno do mestre Muzzio de Angelis. Hoje eu, junto com o Mestre Corino, fazemos parte da equipe GFTeam.

    – Maiores benefícios para quem pratica a arte suave

    Um estilo de vida, onde você pode trabalhar o corpo, a mente e o equilíbrio. E para aquele que almeja virar profissional, é primordial ter (equilíbrio). Diminui o estresse, aumenta o bem-estar, melhora a capacidade cardiovascular, a respiração, perda de peso, define o corpo. Nas minhas aulas, eu sempre mostro os prós e contras para praticar Jiu-Jitsu, conto a história do Jiu-Jitsu de como começou, além de mostrar os benefícios. Meu conselho seria o estilo de vida e realização pessoal, dois dos principais pontos da prática da arte suave.

    – Jiu-Jitsu competição x Jiu-Jitsu estilo de vida

    Jiu-Jitsu competição é se superar a cada dia para estar entre os melhores. Já o Jiu-Jitsu life style é um estilo de vida pra se manter bem fisicamente, psicologicamente e mentalmente.

    – Momento atual do Jiu-Jitsu e profissionalização

    Sim (a evolução da arte suave), isso é evidente. Muito se deve ao grande sucesso e eficiência do Jiu-Jitsu no MMA, além disso a popularização do esporte no mundo inteiro, redução das rivalidades entre equipes, maior número de competições mundo afora e divisão das regras mais claras e objetivas, tudo isso vem colaborando para o crescimento.

    – Diferenças de se trabalhar como professor e atleta

    São dois polos, professor é uma figura vista como referência e exemplo, com habilidades de identificar em seus alunos e atletas suas competências, capacidades e deficiências, onde o objetivo é identificar e trabalhar os pontos fortes e fracos para formar um cidadão melhor ou um atleta bem-sucedido. Já trabalhar como atleta é um objetivo pessoal de desenvolvimento, buscando o melhor desempenho físico e mental, alinhando isso aos seus resultados e metas nas competições, superando sempre os seus limites, evoluindo.

    – Recado para os amantes e praticantes de Jiu-Jitsu

    Conheça, pratique e ame o Jiu-Jitsu, pois é um esporte capaz de mudar sua vida muito pra melhor. Ele te ensina técnicas impensáveis que desafiam os limites do corpo e da mente.

    11 COMENTÁRIOS

    1. André Santos é um excelente Professor, amigo dos seus alunos, dedicado e atencioso, detalhista na execução de cada movimento, usa a repetição até a exaustão afim de que seus alunos aprendam…
      Trabalha muito com o motivacional transformando a mente de seus alunos, imputando uma Mente de Campeão dentro e fora do Tatame.

    2. Conheci André Santos através de uma visita a sua academia e que me recebeu de portas abertas, super gente fina dentro e fora dos tatames, sempre muito atencioso com todos que estão a sua volta, dentro do tatame um grande motivador e fora não seria diferente, toda a GFTEAM Nilópolis sabe o grande professor e amigo que tem liderando essa equipe que vem crescendo e evoluindo a cada dia que passa……OOSS

    3. Professor André Santos, em 10 anos que eu o conheço só vi crescimento, evolução, superação. É uma tarefa difícil ser professor é atleta ( de alto nível diga-se de passagem) ao mesmo tempo. E o André tem conseguido administrar esses dois lados. Tempo ruim o tempo todo meu amigo. GFTeam/Corino.

    4. André Santos é uma excelente pessoa,profissional, dedicado e amigo,todos que tiverem o desejo de participar do seu trabalho irão aprender a ser um campeão.

    5. Conheço o André a anos, nem faixa preta ele era ainda,aonde treinavamos juntos e já mostrava a sua técnica apurada e evolutiva para a arte suave ,na época ainda faixa marron me proporcionou muito em aprendizado e visão do que fazer e como fazer as posições para surtir efeito, já que o nosso treino era pra competir.
      Eu depois de um longo tempo parado (2 anos devido a doença do meu pai e depois de sua perda, encontrei o André novamente e já faixa preta ,aonde ele me convidou para treinar com ele e me mostrou novamente o amor pelo Jiu jitsu ,onde eu tomava remédios para a sindrome do pânico devido a morte do meu pai e hoje não tomo mais depois que voltei ao jiu jitsu, sei que falta muito pra a minha evolução e ter o ritmo que eu tinha, mas o professor André ta sempre ali dando o apoio moral ,pessoal e como mestre de jiu jitsu, cara humilde e de bom coração exelente professor super tecnico e hoje tenho orgulho de dizer que sou aluno dele e atleta da Gfteam Nilópolis. Obrigado mestrão pelos seus ensinamentos no dojo e na vida pessoal quando estava quaze pra desistir da arte suave vc me deu um novo gás. Tamos juntos sempre,
      SOU O QUE SOU PORQUÊ SOMOS TODOS NÓS.
      OSS

    6. Bom dia.
      Tenho 38 anos e gostaria de iniciar no JJ , gostaria de saber os horários e valores se possível.

    7. Um excelente profissional, trata todos com um enorme respeito e carinho, um cara que trabalha duro pra ver o crescimento de seus atletas, seu empenho nos treinos inspiram todos que treinam com ele, Sempre frisando que somos uma família, Família GFTEAM NILÓPOLIS, e a cada dia evoluímos mais e mais e tenho certeza que teremos grandes campeões. OSS!

    8. O André Santos não é só um professor é um amigo de todos os alunos seja de qualquer faixa etária, disciplinado, preocupado em buscar a excelência de cada um dentro do possível, responsável, além de ser um grande atleta e um homem sério e de caráter íntegro, eu meu filho treinamos com ele e vemos o quanto ele é preocupado em extrair o melhor de nós e o quanto ele mantém o ambiente família em seu ct.
      Vale a pena ser um atleta dele e fazer parte dessa equipe 100% guerreira e que é disposta a ajudar um ao outro que ele formou.
      Venha fazer a sua aula experimental e te garanto que vc não vai sair mais dessa equipe, foi assim comigo e com meu filho.
      Oss.

    9. É um prazer enorme conhecer uma pessoa do bem, um Mestre excelente onde tem um jiujitsu diferente, tanto para o infantil ate aos adutos, uma funcional contagiante, onde existe harmonia, respeito, disciplina. Podemos chamarmos de família, Mestrão André Santos vc é especial! não basta só falar basta sim, visitar e conhecê-lo em seu novo endereço Getúlio Vargas 1601
      2° andar – Nilópolis – Centro Rio de janeiro bem próxima a Dimagem exames e diagnósticos laboratoriais. No coração de Nilopolis. Telefone 21 98664 0051

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome