Coluna da Team Nogueira: como foi criado o método de sucesso das aulas e a socialização das crianças

Publicado em 03/11/2017 por: Yago Redua
Coluna da Team Nogueira: como foi criado o método de sucesso das aulas e a socialização das crianças Team Noguira a importância do esporte para as crianças (Foto: Divulgação/Team Nogueira)

publicidade

Todas as vezes que eu penso em artes marciais e na forma como a metodologia da Team Nogueira é aplicada aos nossos alunos, eu me recordo da maneira como tudo foi estruturado lá na frente, por mim e pelo meu irmão Rogério e nossos colaboradores e especialistas que nos ajudaram a escrever as metodologias de cada aula que oferecemos.

Não existe um processo organizado em um conjunto de técnicas que faça sucesso se não tiver um método. Um plano sistemático de pesquisa, instruções, de investigações, procedimentos a serem aplicados durante as aulas é essencial para manter não somente nossos instrutores, professores e mestres pautados em um planejamento bem organizado, mas também para que consigamos passar a nossa filosofia ligada às artes marciais.
Um pai ou uma mãe que está procurando uma academia de artes marciais para seu filho precisa entender os pormenores do que são aplicados nas aulas, os mestres só conseguem criar vínculo com esta família se estiverem sabendo exatamente o que está fazendo. Em resumo, uma metodologia eficiente não só inspira, mas também ensina e mostra o caminho correto.

O nosso especialista Dr. Jorge Felipe Columá, um dos responsáveis pela metodologia da Team Nogueira, diz que o acompanhamento na ficha Never Quit se faz necessário, sobretudo para mensurarmos o aluno em suas capacidades físicas e afetivas durante o ano letivo. O professor deverá avaliar e anotar na ficha o desenvolvimento do aluno na modalidade específica e ao término do ano apresentar aos responsáveis os ganhos adquiridos durante o processo.

A metodologia de nossa rede de academia prisma pela capacidade de desenvolvimento integral de nossas crianças, nosso objetivo principal é torná-las cidadãos honestos, perspicazes e altamente capazes de irem atrás de seus objetivos, sem esperar que eles caiam em seus colos envoltos em inseguranças e fragilidades emocionais. Na Team Nogueira nós trabalhamos para que as crianças aprendam que as dificuldades da vida estarão presentes com eles, mas que a diferença estará nas decisões que eles tomaram diante destes conflitos. Em cada situação problema por eles enfrentados, existirá uma lição a ser aprendida, a cada golpe absorvido que eles aprendam a voltar, a cada queda sofrida, que eles aprendam a levantar, enfim, o tatame, o ringue e o octógono serão palcos metafóricos de vida.

Posteriormente, se eles demonstrarem aptidões para disputarem campeonatos e se for da vontade deles, um trabalho específico para isso é também adotado. Mas, queremos deixar claro que todos os esforços que mantemos com as aulas de artes marciais para crianças perpassa pelo desenvolvimento psicológico delas, além de educação e contribuição para o trato social, objetivando eliminar a timidez e outros conflitos internos que, porventura, possam ocorrer.

Socialização e Companheirismo:

Em tempos de era digital, socialização e companheirismo presencial, ou seja, não virtual, parece uma utopia. Se nós que somos adultos acabamos nos deixando levar por esse novo mundo que nos está sendo apresentado, imagine crianças que já nasceram com este tipo de tecnologia à sua disposição?

Essa falta de convívio presencial pode afetar a cabeça das crianças, causando uma maior tensão ao se relacionar com outras crianças da mesma idade, podendo gerar bloqueios de convivência, transtornos e dificuldades de relacionamento.

Muitos pais ficam em dúvida sobre como lidar com esta situação. A tecnologia e a internet é um fato e contra fatos não existem argumentos. Mais cedo ou mais tarde, por mais que privemos as crianças deste mundo, uma hora isso vai acontecer. Então, como podemos mantê-los longe de problemas? Se por um lado a internet e a tecnologia facilitou a comunicação, também abriu portas para crimes e outros eventos que podem ser negativos para crianças, principalmente no período de formação de caráter.

Acreditamos que fazer com que crianças se ocupem de atividades físicas em momentos livres pode equilibrar o uso da internet, e suas armadilhas virtuais, além de, eliminar o sedentarismo que também é outro problema que vem assolando aos pequenos. De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil já é considerada uma doença epidêmica, então que tal combatê-la?

Tenha mais informações sobre a Team Nogueira, aqui 

Neste sentido, as artes marciais podem ser o aporte para eliminar ambos os problemas. Mais convívio social, mais companheirismo com amigos e familiares. Mais saúde e qualidade de vida, eliminando o sedentarismo e a possibilidade de obesidade infantil.
Nossos professores foram capacitados para receber crianças de todas as idades e respeitar cada fase. Sabemos que são fisiologias diferentes, história de vidas distintas e objetivos divergentes. Portanto, o método Team Nogueira visa respeitar cada um destes detalhes e trabalhar todos buscando sempre o desenvolvimento de suas aptidões em sua integralidade.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade