A jornada do Jiu-Jitsu é rica em aprendizado, obstáculos e superações. Hoje, o caçador de medalhas da IBJJF e campeão mundial, Horlando Monteiro, passa cinco ensinamentos para tornar esta sua trilha um pouco mais leve. Em um tour de seminários no Havaí, o faixa-preta da Nova União/Kimura listou, abaixo, as lições para você, praticante da arte.

1- Seja repetitivo durante o treino

“Faça bastante escolinha da sua posição mais forte. Priorize os drills, até que a posição fique no modo automático. Seu corpo se acostuma com os movimentos e fica no modo automático, ao executar a posição”.

2- Pergunte sempre

“Não tenha vergonha de perguntar e sanar suas dúvidas com seu professor e seus parceiros de treino, seja ela qual for. Cada pessoa tem uma visão diferente de cada posição e pode auxiliar no seu crescimento no Jiu-Jitsu”.

3- Mantenha-se em forma

“Treine bastante sua forma física e, principalmente, alimente-se bem. Seu corpo é a marca mais valiosa que você tem, cuide bem dele. A prática da atividade física anda lado a lado de uma boa alimentação”.

4- Trabalhe a flexibilidade

“A flexibilidade ajuda bastante no Jiu-Jitsu. Com uma boa flexibilidade, você economiza força e trabalha mais os movimentos da técnica que irá utilizar. Não deixe de se alongar”.

5- Certifique-se de estar feliz

“Sempre que você está feliz e alegre, você tem mais ânimo de executar qualquer atividade, pois está empolgado. Não faça nada sem alegria ou forçado… O resultado nunca será bom. Quando você está feliz, qualquer coisa que vá fazer na sua vida, irá fluir muito bem”.