Coluna da Arte Suave: o real significado da expressão ‘OSS’ na arte marcial

Publicado em 08/12/2017 por: Mateus Machado
Coluna da Arte Suave: o real significado da expressão ‘OSS’ na arte marcial Em seu novo artigo, Luiz Dias falou mais sobre o significado da expressão ‘OSS’ (Foto: Ilan Pellenberg)

publicidade

Por Luiz Dias

A saudação ou expressão mais ouvida dentro de um dojô é a expressão “OSS !” ou “OSU!”. Muito comum em posts nas redes sociais e utilizada até no dia a dia entre os lutadores, em diversos momentos, escutamos essa palavra, de origem japonesa. Esses dois caracteres, juntos, significam “perseverança sob pressão”. Deve ser sempre dita com energia e disposição, e é usada como um cumprimento em que se expressa respeito ao mestre, agradecimento, respeito ao colega ou o entendimento de uma ordem.

A expressão “OSS” é uma forma de auto-motivação do lutador em se lembrar de pressionar os seus limites, ultrapassar suas resistências e medos, em busca da sua evolução na arte marcial. OSS é a palavra que pode sintetizar muito bem a frase “O faixa preta é um faixa branca que não desistiu.” A transcrição exata do japonês é OSU, e a palavra OSS foi criada na escola naval japonesa para seu uso cotidiano. O primeiro caractere, “osu”, significa pressionar, e o segundo caractere, “shinobu”, significa suportar.

Creio ser importante o lutador que começa a pisar no dojo saber o significado, ao invés de repetir mecanicamente apenas porque os mais graduados ou mais antigos fazem uso dessa palavra. É importante para seu aprendizado entender o que ela significa e inspira. Entender e refletir sobre o longo caminho até a desejada faixa preta, sendo que e a faixa preta não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida para mais ensinamentos e lições. O estudo e a evolução são constantes para todos os lutadores em todas as faixas. A faixa preta não é o fim do aprendizado, e sim o seu começo. Até a faixa preta, estamos aprendendo, vivenciando, construindo nossa história nos tatames, tendo nossas experiências nos treinos e em campeonatos.

Também existe outra vertente, que considera que a palavra “osu” foi originada de uma abreviação da expressão “onegai shimassu”, que poderia ser considerada como um pedido de luta a um colega de treino. Creio que não importa qual das duas vertentes você escolha ou considere mais certa, mas ambas levam ao mesmo caminho, que é a de estar sempre em busca de se aperfeiçoar nos treinos, ultrapassando seus limites, unindo corpo e mente e aprendendo novas técnicas, respeitando seus amigos de treinos e oponentes nos campeonatos.

O “OSS”, dito como um cumprimento, deve ser pronunciado com a postura e respeito que ele traz em seus significados. E o principal, entender e praticar o que essa expressão inspira. Então, é treinar mesmo cansado, respeitar a todos dentro do tatame, escutar seu Mestre. A postura correta é sempre importante. OSU ou OSS!

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade