Coluna da Team Nogueira: o que é a disciplina para você? Minotouro fala sobre o importante tema

Publicado em 13/12/2017 por: Diogo Santarém
Coluna da Team Nogueira: o que é a disciplina para você? Minotouro fala sobre o importante tema Na sua coluna desta semana, Minotouro falou sobre o uso da disciplina nos seus objetivos (Foto divulgação)

publicidade

Disciplina tem a ver com clareza do que você quer alcançar, mas a falta de clareza nos objetivos te traz disciplina para lado o negativo. Você tem que ter uma meta e ter disciplina para alcançá-la porque, do contrário, não vai chegar a lugar algum. Dito isso, é importante ter um comprometimento consigo para alcançar os seus objetivos, porém, por muitas vezes, chegamos a estabelecer um compromisso com alguém da família, amigos ou mestre para nos fortalecermos, e isso é realmente muito bom. Mas o que importa mesmo é que você precisa saber que todo mundo tem disciplina, mesmo que em graus diferentes.

Pessoas que todos os dias bebem água, comem saudavelmente, não ingerem drogas e tem um sono adequado, desenvolvem disciplina para ficar saudável. Contudo, tem gente que faz o oposto, bebe álcool todo dia, usa drogas, come coisas ruins para o seu corpo… Isso também é disciplina mesmo que avessa: disciplina para perder a sua saúde e adoecer.

Quando eu fui parar para pensar no artigo desta semana, percebi que estamos chegando ao final do ano e temos tantos planos e metas para começar 2018 que se não tivermos uma disciplina positiva sobre este aspecto, mais um ano vai se passar e você vai ter aquela sensação de que poderia ter feito mais, mas não conseguiu por não ter focado o suficiente.

Tem gente que tem a meta de ganhar aquele campeonato, disputar uma maratona, ser promovido no emprego, passar naquele concurso ou começar um programa de exercícios para chegar ao corpo ideal, entre tantas outras… Para tudo isso é preciso ter disciplina.

Tem pessoas que desenvolvem disciplina para treinar todos os dias com intensidade. Outras desenvolvem a disciplina para treinar pouco e faltar os treinos. Qual destas pessoas você acha que vai ter o resultado mais rapidamente na sua prática escolhida?

Tem pessoas que desenvolvem a disciplina de estudar todos os dias, fazer cursos e adquirir novos conhecimentos, e outras pessoas desenvolvem a disciplina de não ler. Qual pessoa você acha que tem mais chances de adquirir conhecimentos e ser bem-sucedida?

O que eu quero dizer é que todo mundo tem disciplina, mas tudo depende da forma como você a aplica na sua vida! Não é sorte que alguém conseguiu alcançar suas metas e muita gente acha que é sorte ou é por esse ou aquele fator, mas a verdade é que mais vale aquilo o que você faz quando está sozinho em busca deste sucesso do que o que as pessoas vão dizer sobre você quando alcançar o sucesso. Essa é uma caminhada sua.

Na hora de abraçar o foco com garra, ter determinação, consistência, ter clareza no que quer, você estará sozinho e se for consciente, vai conseguir. E no final das contas, quando você for refletir sobre o que as pessoas dizem, não vai fazer diferença porque a sua consciência estará tranquila e sabe bem qual foi a sua trajetória até aqui.

Uma dica para ter uma boa disciplina é ter clareza no que você quer, escrever as suas metas no papel e fazer um planejamento. E saiba: não tente fazer tudo de vez. Comece devagar, seja específico nas suas tarefas. Saber dizer “não” para algo que possa te distrair da sua meta talvez seja uma tarefa de disciplina difícil, mas é extremamente importante. Então, ao chegar no final do ano, você vai perceber que conseguiu tudo o que gostaria.

Pequenas melhorias por dia levam a excelência, pois é como uma árvore que cresce aos poucos. E lembre-se: tente não deixar para cumprir as suas metas do dia à noite como a última coisa do dia para não correr risco de gerar procrastinação e ser uma disciplina ruim.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade