Erberth cogita abrir mão da divisão pelo absoluto no Europeu: ‘To muito centrado’

    Erberth Santos se destacou ao faturar o absoluto no São Paulo Open (Foto: FloGrappiling)
    Erberth Santos, campeão mundial em 2017, abriu mão da disputa para 'descansar' neste ano (Foto IBJJF)

    Por Yago Rédua

    Um dos principais nomes do Jiu-Jitsu na atualidade, Erberth Santos almeja conquistar o tão sonhado título do absoluto no Europeu da IBJJF, que está sendo realizado em Portugal e vai até o próximo domingo (21). O faixa-preta do Esquadrão Brasileiro JJ deu entrevista exclusiva à TATAME e revelou que se precisar abandonar a categoria pelo peso-aberto, irá.

    O lutador também contou sobre a preparação para o Campeonato Europeu e o ACB JJ 10, que acontece no próximo dia 26, em São Paulo. Além disso, afirmou que precisou deixar o Brasil ainda em dezembro para focar no camp, confidenciou a luta contra a balança para alcançar o limite da divisão e os principais nomes que terá pela frente no absoluto. Erberth destacou adversários como Patrick Gaudio, Lucas Hulk, Leandro Lo, entre outros.

    Confira a entrevista na íntegra com Erberth Santos:

    – Objetivo maior de conquistar o absoluto

    Eu vou lutar na categoria super-pesado, mas eu sempre falei que a minha meta para o próximo Europeu seria o absoluto. Eu estou aqui muito centrado no absoluto, é uma coisa que eu quero muito e vai encerrar as minhas participações no Europeu. Eu já fui campeão no Europeu em 2015, 2016 fui campeão na categoria e terceiro lugar no absoluto, em 2017, eu estava com tudo pago para vir pra cá, mas meu passaporte venceu e eu não consegui embarcar. Eu quero muito ser campeão absoluto. Se tiver que deixar de lutar a categoria para ficar melhor para a final do absoluto… Como o absoluto é no sábado e a categoria é no domingo, então, se eu achar que devo abandonar a categoria para ir mais forte no absoluto, vou abandonar, sim. Mas, primeiro, tem toda uma guerra para ver quem vai chegar à final. Eu sou um cara que sempre luto peso e absoluto, mas o foco principal do Europeu de 2018 é mesmo o absoluto. Se tiver um erro de trajeto e acontecer que ele não venha, é manter a cabeça firme, continuar trabalhando duro que um dia a gente chega lá.

    – Principais concorrentes pelo título no absoluto

    Eu acho que todo atleta que encara um absoluto, ele está como um grande favorito. Até porque, para lutar um absoluto na faixa preta, não é algo muito fácil. O lutador tem que ter muita garra, determinação e querer, realmente, estar entre os grandes. Como grande favorito, eu vejo o Leandro Lo, que é o atual campeão absoluto do Europeu, mas tem o Lucas Hulk, Kenan Cornelius, Victor Honório, Rudson Mateus… Esse Europeu vai ser muito gostoso de lutar, sem contar, que tem o Evangelista, que é um monstro e experiente.

    – Preparação e corte de peso para o Europeu

    Eu tive que abandonar o Brasil no fim de dezembro para focar um pouco mais, para sair das festas de fim de ano. Eu cheguei aqui em Portugal no dia 31 de dezembro para fixar os olhos no Europeu, porque eu também estou ministrando um camp aqui na Comitiva BJJ. A maior briga hoje é com o controle de peso, eu já mandei e-mail para o ACB JJ, falando que é o meu último evento até 95kg. É a última vez que eu luto esse evento perdendo muito peso, não consigo ter o resultado satisfatório, me machuco durante o evento e não tenho uma boa participação. Desta vez, eu vou tentar de novo, porque é uma luta casada. Mas, a maior briga mesmo, a dificuldade, é o controle do peso. Não sou um cara que peso 100kg. Sempre estou com 105kg, 106kg, e estou sempre baixando para lutar nos super-pesados e baixar para 95kg. Eu vou lutar o Europeu, depois o ACB, encerro o corte de peso e os meus olhos vão vidrados para o Mundial, porque eu devo lutar o Brasileiro e Mundial só.

    – Lidar com o favoritismo no Europeu 2018

    Eu fico muito feliz em entrar no Europeu como favorito, porque existem vários nomes lá como o Patrick Guadio, que vem de uma boa fase, Lucas Hulk, que acabou de ser campeão Mundial No-Gi, Leandro Lo, que me ganhou recentemente, têm vários atletas duros. Eu sou mais um dos favoritos, têm todos esses monstros para bater. Não vai ser fácil, não, e vai ganhar quem estiver mais preparado. É manter o pé no chão para saber lidar com essa situação (ser um dos favoritos) e sempre fazer o melhor para chegar no dia preparado.

    4 COMENTÁRIOS

    1. Leandro Lo sempre! Mas a verdade é que o Eberth trouxe uma rivalidade em tempos de muitos fechamentos de categoria. Estava chato. O Jiu Jitsu competitivo ficou mais interessante com a chegada dele. Tomara que apareçam outros no mesmo estilo.

    2. Quem pega a matéria e lê sem o conhecer, até parece que é modesto. rs… É um monstro dentro dos tatames, sempre faz grandes lutas e é um show a parte, o único problema é quando passa do ponto e tenta humilhar os adversários…. tem tudo pra ser um super star, se migrar para o MMA acredito que tem futuro (se for valente e corajoso o suficiente para não se desesperar quando tomar um soco na cara), pois é um lutador bastante agressivo e confiante.
      Na torcida pelo Leandro Lo, Kenan Cornelius ou Victor Honório vencê-lo mais uma vez! 😀

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome