Figura importante no ACB JJ, Braulio analisa duelo com Rudson Mateus: ‘A vontade ainda está dentro de mim’

Publicado em 26/01/2018 por: Mateus Machado
Figura importante no ACB JJ, Braulio analisa duelo com Rudson Mateus: ‘A vontade ainda está dentro de mim’ Braulio fará seu retorno às competições em duelo contra Rudson Mateus (Foto reprodução Instagram)

publicidade

Por Diogo Santarém

Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu mundial, com diversos títulos no currículo, Braulio Estima é figura importante no crescimento do ACB Jiu-Jitsu (Absolute Championship Berkut). Além de comandar a Gracie Barra em Birmingham, na Inglaterra, o brasileiro vem atuando nos bastidores como um dos representantes – e responsáveis pela expansão.

Além do papel significativo no crescimento da organização, Braulio também fará parte do card de lutadores que estão confirmados para a disputa do ACB Jiu-Jitsu 10, que será realizado nesta sexta-feira (26), em São Paulo. Aos 37 anos, ele terá pela frente o jovem Rudson Mateus, recém-graduado à faixa-preta. Em entrevista exclusiva à TATAME, Estima revelou que esse poderá ser seu último ano lutando como profissional, porém, esclareceu que sua despedida não será no grandioso evento marcado para para o Clube Hebraica.

Veja a entrevista completa com Braulio Estima:

– Expectativa para o ACB Jiu-Jitsu em São Paulo

Estou muito ansioso para assistir e comentar. Não vejo a hora de ver os melhores do mundo se pegando ali em cima do tatame. Espero lutas muito excitantes, bem dinâmicas, devido ao formato das regras. E de lutar, então, nem se fala… Já estou sem dormir direito já faz algum tempo, só pensando na luta (risos), imagina então quando chegar na hora.

– Duelo contra o Rudson Mateus e futuro no tatame

O Rudson é um lutador de muita disposição. Está com fome de vitórias e vem ganhando tudo por aí, está chegando na faixa preta agora. Lembro-me quando estava na pele dele… Eu só pensava em treinar, lutar e ganhar das pedreiras todas. Então, sei o quanto ele quer essa vitória. Em contrapartida, eu também quero mostrar meu Jiu-Jitsu lá, também gosto muito de competir. Infelizmente, com o dia a dia de adulto e homem de negócios, as coisas caminham um pouco diferente, mas a vontade ainda está dentro de mim. Esse ano será meu último ano de luta profissional. Mas o ACB Jiu-Jitsu 10 não será a minha despedida.

– Pontos fortes e fracos do jogo do seu adversário

Não conheço o jogo dele. Vi que é muito rápido por cima e tem uma guarda fechada muito forte. Tem uma base boa e é muito forte. De repente, a experiência seria apenas o ponto fraco ali, mas num jogo de três rounds de 5 minutos, com um minuto de descanso, contra um garoto que compete sempre e o tempo todo, experiência de competição não vai ser muito o diferencial. Estou esperando uma batalha muito dura, isso sim, dureza (risos).

– Idade fazendo alguma diferença (contra ou a favor)

As contusões estão sempre batendo à porta (risos). Venho treinando bem diferente de quando eu era mais novo, com menos intensidade para manter um ritmo de treino constante. Acho que a experiência ajuda de um outro lado, então acho que será uma luta boa de assistir. Vamos ver o quanto a máquina ainda aguenta girando na alta (risos).

CARD COMPLETO:

ACB Jiu-Jitsu 10
Clube Hebraica, em São Paulo (SP)
Sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Luiz Panza x João Gabriel Rocha
Augusto Tanquinho x Paulo Miyao
Marcus Almeida x Mahamed Aly
Leandro Lo x Otávio Sousa
Marcio André x Lucas Lepri
Erberth Santos x Adam Wardzinski
Cláudio Calasans x Patrick Gaudio
Romulo Barral x Arnaldo Maidana
Yuri Simões x Abdurakhman Bilarov
Braulio Estima x Rudson Mateus
Mikey Musumeci x Rafael Barata
Gabriel Lucas x Ricardo Evangelista
Marcelo Mafra x Luan Carvalho
Rodrigo Cavaca x Igor Silva
Thiago Sá x Josh Hinger
Osvaldo Moizinho x Nicollas Welker
Lucas Rocha x Rodrigo Caporal

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade