Coluna Treino Certo: confira cinco erros que ‘acabam’ com o rendimento do atleta e saiba como preveni-los

    Em seu novo artigo, Ítallo Vilardo fala sobre os cinco erros que prejudicam o atleta (Foto: Divulgação)
    Em seu novo artigo, Ítallo Vilardo fala sobre os cinco erros que mais prejudicam um atleta (Foto divulgação)

    Por Ítallo Vilardo 

    Obter rendimento é o desejo de todo praticante de arte suave que almeja alcançar o sucesso e o estrelato, no entanto, a caminhada não é fácil. Além de empenho e dedicação, temos os adversários duríssimos que estão treinando para nos vencer e os fatores externos que atrapalham, e em muitos casos, não podemos prever. Com isso, algumas dicas simples podem nos ajudar a controlar alguns aspectos que podem nos atrapalhar. Vejamos:

    Alimentação – todo o atleta precisa ter uma alimentação balanceada. Já dizia o Mestre Hélio Gracie: “a doença entra pela boca”. Seguir uma dieta elaborada por um profissional ajuda muito, principalmente na hora de obter maior rendimento (seja para perder peso ou ganhar massa muscular), saber quais alimentos certos consumir antes e depois do treino ajudam muito, tanto na disposição para treinar quanto na recuperação pós-treino. Costumo sempre estar alinhado com os nutricionistas e médicos dos meus atletas para poder adequar a dieta ao treinamento, de acordo com a fase em que cada um deles se encontra.

    Suplementos – suplementos são compostos químicos que contêm quantidades de nutrientes em altas dosagens, fazendo com que pequenas doses garantam mais determinada quantidade de nutrientes do que uma quantidade X de alimento. Mas muito cuidado com os suplementos, pois nem todos precisam tomar e nem todo suplemento gera o bem que ele promete. Nada é melhor que a alimentação bem controlada. A ingestão errada ou exagerada de suplementos pode trazer mais malefícios do que benefícios, principalmente a longo prazo. E muito cuidado com suplementos desconhecidos, a composição deles, muitas vezes, pode não ser o que está no rótulo e te trará problemas.

    Treinos físicos sem orientação – trabalho físico é de fundamental importância para um bom rendimento no treino, seja ele para um atleta profissional, onde vai dar os mecanismos que o corpo precisa para suportar o treinamento e produzir valências físicas que são indispensáveis para um bom rendimento, mas também para aquele praticante ou atleta de final de semana, pois o treinamento físico acaba atuando como fator preventivo e criando nesse praticante controle corporal e bases fisiológicas (estruturais) para a prática da modalidade. Fazer a parte física sem orientação de um profissional pode ser perigoso, atrapalhar o rendimento e fazer com que os treinos (físicos e de luta) sejam concorrentes, onde um prejudica o outro ou faz com que o rendimento caia, não tendo efeito produtivo.

    Volume de treinos – tudo em excesso faz mal, inclusive Jiu-Jitsu! Controle a sua frequência na academia e o mais importante, controle o volume e a intensidade dos seus treinos. Intercale dias de treinos fortes e treinos mais fracos, treinos longos e treinos mais curtos. Na parte de treino físico, a mesma coisa, sair exaurido da academia não é sinal de ter treinado bem. Limites foram feitos para serem respeitados, principalmente os físicos. Preparação física sempre vai ser complemento e nunca parte principal do trabalho. Tenha sempre a máxima na sua cabeça: “Deixar treinado é uma coisa, deixar cansado é outra! Treino duro, luta dura. Treino certo, luta fácil!”. É assim que se deve seguir.

    Treinos técnicos – treinos técnicos são fundamentais para a melhora em qualquer modalidade, fracionar movimentos, treinar posições em partes separadas, fazer drill! Mas tudo com objetivo de evoluir e aprender. Treino técnico não é treino físico. Você não vê atleta de basquete treinar arremesso usando elásticos nos quadris e nem jogador de futebol treinar falta usando caneleiras com pesos nas pernas. Busque sempre evoluir da posição mais fácil para a mais difícil, faça uma progressão pedagógica do treino. Fracione e estude cada parte. Treine para evoluir, não para se cansar! E para mais, entre em contato e me adicione as redes sociais! www.itallovilardo.com – Instagram @itallovilardo.

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