USADA libera Cigano, Minotouro e Pezão após comprovar contaminação; entenda

    Cigano, Minotouro e Pezão foram liberados do caso de doping pela USADA nesta segunda-feira (Foto: Getty Images / UFC)

    A USADA (Agência de Antidoping dos EUA), parceira do Ultimate no controle de substâncias proibidas, anunciou nesta segunda-feira (23) que os brasileiros Junior Cigano, Rogério Minotouro e Marcos Rogério Pezão estão absolvidos no caso de doping. O órgão comprovou que os três são inocentes e usaram suplementos contaminados, oriundos de farmácias de manipulação do Rio de Janeiro e São Paulo.

    Os três lutadores foram flagrados nos exames antidoping em 2017, com o uso da substância hidroclorotiazida – diurético proibido pela WADA (Agência Mundial de Antidoping). Ambos recorreram e os suplementos foram encaminhados para um laboratório em Salt Lake City, nos Estados Unidos, que comprovou a contaminação. Travis Tygart, CEO da USADA, comentou o assunto a afirmou que a entidade vai seguir trabalhando para evitar problemas como esse no futuro e alertou aos lutadores para terem “cautela”.

    “Agradecemos a cooperação dos atletas e autoridades internacionais para chegar ao resultado final desta situação, pois esperamos evitar que esses problemas ocorram no futuro. É inaceitável que essas farmácias de manipulação produzam suplementos contaminados para o público. E é outro exemplo infeliz do motivo pelo qual os atletas devem ter extrema cautela ao usar suplementos nutricionais. Com demasiada frequência, os produtos suplementados contêm substâncias não declaradas, incluindo drogas proibidas, que podem ser perigosas para a saúde de um atleta. Estamos fazendo todo o possível para garantir que esses tipos de fornecedores sejam responsáveis ​​pela introdução de produtos perigosos como esses no mercado”, disse o CEO em um comunicado.

    Por questões protocolares, os três lutadores aceitaram as suspensões retroativas de seis meses e estão oficialmente aptos para voltarem a lutar pelo Ultimate.

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome