Erberth, Preguiça e Bia Basílio lideram ‘seletiva brasileira’ no World Pro; confira

    Erberth Santos, campeão mundial em 2017, abriu mão da disputa para 'descansar' neste ano (Foto UAEJJF)

    Por Diogo Santarém

    Realizada nesta quinta-feira (26), a fase classificatória dos países reservou fortes emoções no Abu Dhabi World Pro 2018, edição que marca o aniversário de 10 anos do evento da UAEJJF. Desde o ano passado, a organização adotou o formato com apenas dois lutadores por país (nas faixas marrom e preta) na chave principal da competição, que tem início na sexta e as finais no sábado, dias 27 e 28. Sendo assim, uma legião de atletas brasileiros entrou em ação na capital dos Emirados Árabes Unidos em busca do seu lugar ao sol.

    O modelo é simples: o primeiro do ranking de cada categoria de peso já está classificado para a chave principal, enquanto o segundo participante saiu da seletiva desta quinta-feira. Entre os brasileiros que garantiram o seu lugar na disputa pelo ouro, destaque para os irmãos Paulo e João Miyao, Felipe Preguiça, Erberth Santos, Talita Alencar, Bianca Basílio e Ana Carolina Vieira. A maior surpresa, provavelmente, ficou a cargo do triunfo de Gustavo Batista sobre Cláudio Calasans, campeão absoluto do ADCC em 2015, na decisão pela vaga até 85kg. Antes, Gustavo já havia superado as feras Patrick Gaudio e Renato Canuto.

    Veja um resumo da classificatória brasileira abaixo:

    56kg – Únicos participantes da chave, Rodnei Junior e Wellington da Silva fariam uma melhor de três na fase classificatória, mas com duas vitórias de Rodnei logo de cara, o faixa-preta da PRBJJ garantiu seu lugar e se junta a José Carlos “Cocó”, líder do ranking.

    62kg – João Miyao garantiu sua vaga no grupo principal com três vitórias em três lutas, incluindo um estrangulamento pelas costas sobre a fera Wellington Lima, segundo lugar. Agora, João se junta ao companheiro de equipe Hiago George na busca pelo ouro.

    Para conferir os resultados completos do World Pro 2018, clique aqui

    Irmãos Miyao mais uma vez deram show, confirmando suas vagas na fase principal (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    69kg – Companheiros de equipe na Cícero Costha, Paulo Miyao e Victor Otoniel chegaram à decisão após duas vitórias cada, com destaque para o triunfo por 6 a 2 nos pontos do Miyao contra a fera Isaque Paiva na semi. Na final, Paulo ficou com a vaga após desistência de Otoniel, e agora encontrará Jorge Nakamura no grupo principal até 69kg.

    77kg – Adriano Araújo e Flávio Vianna ultrapassaram dois adversários cada para alcançar a final, com destaque para a vitória de Adriano sobre a fera Servio Tulio, da Gracie Barra BH, na semi. Na luta pelo primeiro lugar, entretanto, melhor para Flávio Vianna, que venceu por 1 a 0 nas vantagens e se junta a Jaime Canuto, seu parceiro de GFTeam, na próxima fase.

    85kg – Representantes da Atos, Gustavo Batista e Cláudio Calasans chegaram à decisão por caminhos diferentes. Enquanto Calasans passou por dois WO, Gustavo enfileirou três adversários, entre eles Patrick Gaudio e Renato Canuto. Embalado, Gustavo anotou 2 a 0 nos pontos sobre Calasans e vai encontrar Isaque Bahiense.

    94kg – Grande favorito na divisão, Felipe Preguiça comprovou o status com três boas vitórias, incluindo uma finalização na decisão da chave contra Eduardo Machado, com um triângulo invertido. Agora, o brasileiro chega com tudo para as disputas principais, que terão também seu compatriota Helton Silva Junior, faixa-preta da PSLPB Cícero Costha.

    Felipe Preguiça enfileirou três adversários para garantir sua vaga na divisão até 94kg (Foto GenlteArtMedia / UAEJJF)

    110kg – Erberth Santos e Ricardo Evangelista entraram como favoritos, e provaram isso chegando na final da fase classificatória até 110kg. Na hora da decisão, porém, melhor para Erberth, que finalizou Evangelista pelas costas para se juntar à fera Igor Silva.

    49kg – Única representante na categoria, Clarissa Lacerda avançou automaticamente, se juntando a Mayssa Bastos, líder do ranking até 49kg, na corrida pela medalha de ouro.

    55kg – Ana Talita Alencar não tomou conhecimento das adversárias e venceu suas três lutas, contra Ariadne de Oliveira, Deborah Costa dos Santos e Tamiris Vieira, para avançar à chave principal, onde encontra a primeira colocada do ranking Amanda Nogueira.

    62kg – Na chave mais disputada de todas, entre homens e mulheres, Bianca Basílio, Bia Mesquita e Luiza Monteiro disputavam uma vaga, junto de Nadia Melo. Foram duas vitórias para cada (Bianca, Bia e Luiza), com destaque para as finalizações de Bia Mesquita sobre Basílio, com uma chave de braço, e Bia Basílio sobre Luiza Monteiro, com uma chave de pé. No fim, pelos critérios de desempate, Bianca avançou e se junta a Larissa Paes.

    Bianca superou a forte concorrência de Luiza Monteiro e Bia Mesquita em sua chave (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    70kg – Irmã da fera Rodolfo Vieira, Ana Carolina Vieira venceu suas duas lutas, sobre Melissa Cueto e Priscila Cerqueira – esta com um katagatame -, para avançar na divisão até 70kg. A outra representante do Brasil será Thamara Silva, lutadora da Cícero Costha.

    90kg – Em chave bem disputada, cada uma das três integrantes (Jéssica Andrade, Carolina Macedo e Marcelle Cantanhede) venceu e perdeu uma luta, como Jéssica avançando nos critérios de desempate. Agora, ela se junta a casca-grossa Nathiely Jesus na sequência.

    Confira a lista dos brasileiros na fase principal (via classificatória e ranking):

    – Faixa-preta masculino adulto
    56kg – Rodnei Junior (PRBJJ) e José Carlos Cocó (GFTeam)
    62kg – João Miyao (PSLPB Cícero Costha) e Hiago George (PSLPB Cícero Costha)
    69kg – Paulo Miyao (PSLPB Cícero Costha) e Jorge Nakamura (GFTeam)
    77kg – Flávio Vianna (GFTeam) e Jaime Canuto (GFTeam)
    85kg – Gustavo Batista (Atos) e Isaque Bahiense (Alliance)
    94kg – Felipe Preguiça (Gracie Barra BH) e Helton Silva Junior (PSLPB Cícero Costha)
    110kg – Erberth Santos (Esquadrão JJ Brasileiro) e Igor Silva (Command Group)

    – Faixas-marrom/preta feminino adulto
    49kg – Clarissa Lacerda (UAEJJF Team – Al Ain) e Mayssa Bastos (GFTeam)
    55kg – Ana Talita Alencar (Alliance) e Amanda Nogueira (GFTeam)
    62kg – Bianca Basílio (Almeida JJ) e Larissa Paes (Gordo Jiu-Jitsu)
    70kg – Ana Carolina Vieira (GFTeam) e Thamara Silva (PSLPB Cícero Costha)
    90kg – Jéssica Andrade (UAEJJF Team) e Nathiely Jeus (Soul Fighters)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome