Finais na faixa-preta definidas no World Pro; confira quem pega quem pelo título

    Isaque Bahiense vai em busca de mais um ouro no Grand Slam da UAEJJF (Foto GentleArtMedia)

    Por Diogo Santarém

    Após as fortes emoções da última quinta (26), quando rolaram as classificatórias por país, nesta sexta-feira (27) o dia foi de definições no Abu Dhabi World Pro da UAEJJF, com todas as finais no masculino adulto faixa-preta e feminino adulto faixas-marrom/preta sendo estabelecidas. Vale lembrar ainda que as finais da histórica edição de 10 anos do evento acontecem no sábado, dia 28, a partir das 15h (horário local) e 8h (horário de Brasília).

    No tatame, mais uma vez se comprovou a soberania dos brasileiros, com apenas uma decisão não tendo representantes da pátria verde e amarela: no masculino até 77kg, o canadense Jacob Mackenzie encara o norueguês Espen Mathiesen pelo cobiçado título.

    Para conferir os resultados completos do World Pro 2018, clique aqui

    Nas outras finais, destaque para o embate entre Felipe Preguiça e Adam Wardzinski, repetindo a decisão até 94kg do ano passado, quando Preguiça levou a melhor, e para José Carlos “Cocó”, primeiro e único campeão até agora após vencer a divisão até 56kg, que rolou em formato diferente por conta do número pequeno de competidores: cinco no total.

    Veja um resumo de cada divisão:

    56kg – Com apenas cinco atletas, a divisão definiu seu campeão com todos enfrentando todos. No fim, três atletas somaram três triunfos cada: Rodnei Junior, João Carlos Kuraoka e José Carlos “Cocó”. Porém, nos critérios de desempate, o título ficou com Cocó.

    Cocó foi o primeiro campeão na faixa-preta, vencendo quadrangular na divisão até 56kg (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    62kg – João Miyao garantiu sua vaga na final após superar Mani Tavanaei e depois Hiago George, seu companheiro de Cícero Costha, na semifinal. Na decisão, o brasileiro terá pela frente o sul-coreano Wanki Chae, um dos participantes do “King of Mats” no peso-leve.

    69kg – Com uma finalização e uma vitória por 6 a 0 nos pontos, Paulo Miyao cravou seu lugar na finalíssima após grande atuação. Agora, o faixa-preta de Cícero Costha vai encontrar um velho conhecido, a fera Gianni Grippo, que finalizou as suas duas lutas.

    77kg – Na única decisão sem brasileiros, Jacob Mackenzie e Espen Mathiesen prometem muita disposição na briga pelo ouro. Representante da GFTeam, o canadense Jacob chegou na final após somar quatro vitórias, uma delas por finalização, contra Jaime Canuto, nas semifinais. Espen seguiu mais ou menos o mesmo caminho, vencendo quatro oponentes e superando por pontos o casca-grossa Jonathan Satava na sua semifinal.

    85kg – Entrando pela primeira vez em ação no World Pro 2018 nesta sexta-feira, Isaque Bahiense mostrou a que veio. Primeiro, ele atropelou Clark Gracie por 7 a 0 nos pontos. Depois, em uma das melhores lutas do dia, derrotou o embalado Gustavo Batista por 4 a 2, garantindo o seu lugar na decisão. Na disputa pelo ouro, o jovem lutador da Alliance terá pela frente Faisal Al Ketbi, ídolo local, que também venceu dois compromissos até a final.

    Maior nome do Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes, Faisal terá um duro desafio contra Bahiense (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    94kg – Grande favorito na divisão, Felipe Preguiça venceu três lutas – duas por pontos e uma via finalização – para carimbar seu lugar na finalíssima contra o polonês Adam Wardzinski, que venceu Tanner Rice e Matthew Leighton, respectivamente. Uma revanche do ano passado, quando Preguiça finalizou, a briga entre os dois atletas promete.

    110kg – Erberth Santos e Lúcio “Lagarto” Rodrigues serão os responsáveis por decidir o ouro entre os “gigantes”. Em suas respectivas caminhadas até a decisão, Erberth passou por Eldar Rafigaev e Igor Silva – ambos por finalização -, enquanto Lúcio superou Alexander Trans – WO – e Antônio Junior, este por 2 a 0 nos pontos após luta acirrada.

    49kg – Favorita, Mayssa Bastos deu show e finalizou seus dois compromissos para garantir o seu lugar na disputa pelo ouro contra a neozelandesa Livia Gluchowska.

    Brilhando desde as faixas coloridas, Mayssa tem tudo para conquistar mais um título (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    55kg – Ao superar Ana Talita Alencar nas semifinais por uma vantagem, após empate nos pontos – 2 a 2 -, Amanda Nogueira chega embalada para a decisão da divisão, onde terá pela frente a belga Amal Amjahid, dona de duas finalizações em sua campanha.

    62kg – Confirmando o seu bom momento, Bianca Basílio enfileirou três adversárias na corrida até a final, incluindo a compatriota Larissa Paes. Agora, a jovem faixa-preta terá pela frente Ffion Davies, que também fez bonito para se garantir na disputa pelo título.

    70kg – Irmã da fera Rodolfo Vieira, Ana Carolina Vieira chegou à decisão após finalizar a argentina Florencia Diez e a brasileira Thamara Silva. Do outro lado, a americana Jessica Swanson finalizou Samantha Cook e superou a sueca Martina por decisão dos árbitros.

    90kg – Com dois combates e duas vitórias para cada, Angélica Galvão – esposa do multicampeão André Galvão – e a polonesa Marta Szarecka chegaram à final, e agora prometem uma grande disputa na briga pela medalha de ouro, neste sábado (28).

    Mostrando um jogo justo, Angélica Galvão chegou à final da divisão até 90kg e quer mais (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    Confira todas as finais abaixo:

    – Faixa-preta masculino adulto
    56kg – José Carlos Cocó (GFTeam) campeão
    62kg – João Miyao (PSLPB Cícero Costha) x Wanki Chae (John Frank BJJ)
    69kg – Paulo Miyao (PSLPB Cícero Costha) x Gianni Grippo (Alliance)
    77kg – Jacob Mackenzie (GFTeam) x Espen Mathiesen (BJJ Kimura)
    85kg – Faisal Al Ketbi (Team 777) x Isaque Bahiense (Alliance)
    94kg – Felipe Preguiça (Gracie Barra BH) x Adam Wardzinski (Złomiarz Team)
    110kg – Erberth Santos (Esquadrão JJ Brasileiro) x Lúcio Lagarto (Gracie Barra)

    – Faixas-marrom/preta feminino adulto
    49kg – Mayssa Bastos (GFTeam) x Livia Gluchowska (Absolute MMA Auckland)
    55kg – Amanda Nogueira (GFTeam) x Amal Amjahid (C.E.N.S. Academy)
    62kg – Bianca Basílio (Almeida JJ) x Ffion Davies (East Coast JJ Academy)
    70kg – Ana Carolina Vieira (GFTeam) x Jessica Swanson (Soul Fighters)
    90kg – Angélica Galvão (Atos) x Marta Szarecka (Copacabana Fight Club)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome