Finais na faixa-preta definidas no World Pro; confira quem pega quem pelo título

    Bahiense teve grande atuação e irá encontrar o ídolo local Faisal na final até 85kg (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    Por Diogo Santarém

    Após as fortes emoções da última quinta (26), quando rolaram as classificatórias por país, nesta sexta-feira (27) o dia foi de definições no Abu Dhabi World Pro da UAEJJF, com todas as finais no masculino adulto faixa-preta e feminino adulto faixas-marrom/preta sendo estabelecidas. Vale lembrar ainda que as finais da histórica edição de 10 anos do evento acontecem no sábado, dia 28, a partir das 15h (horário local) e 8h (horário de Brasília).

    No tatame, mais uma vez se comprovou a soberania dos brasileiros, com apenas uma decisão não tendo representantes da pátria verde e amarela: no masculino até 77kg, o canadense Jacob Mackenzie encara o norueguês Espen Mathiesen pelo cobiçado título.

    Para conferir os resultados completos do World Pro 2018, clique aqui

    Nas outras finais, destaque para o embate entre Felipe Preguiça e Adam Wardzinski, repetindo a decisão até 94kg do ano passado, quando Preguiça levou a melhor, e para José Carlos “Cocó”, primeiro e único campeão até agora após vencer a divisão até 56kg, que rolou em formato diferente por conta do número pequeno de competidores: cinco no total.

    Veja um resumo de cada divisão:

    56kg – Com apenas cinco atletas, a divisão definiu seu campeão com todos enfrentando todos. No fim, três atletas somaram três triunfos cada: Rodnei Junior, João Carlos Kuraoka e José Carlos “Cocó”. Porém, nos critérios de desempate, o título ficou com Cocó.

    Cocó foi o primeiro campeão na faixa-preta, vencendo quadrangular na divisão até 56kg (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    62kg – João Miyao garantiu sua vaga na final após superar Mani Tavanaei e depois Hiago George, seu companheiro de Cícero Costha, na semifinal. Na decisão, o brasileiro terá pela frente o sul-coreano Wanki Chae, um dos participantes do “King of Mats” no peso-leve.

    69kg – Com uma finalização e uma vitória por 6 a 0 nos pontos, Paulo Miyao cravou seu lugar na finalíssima após grande atuação. Agora, o faixa-preta de Cícero Costha vai encontrar um velho conhecido, a fera Gianni Grippo, que finalizou as suas duas lutas.

    77kg – Na única decisão sem brasileiros, Jacob Mackenzie e Espen Mathiesen prometem muita disposição na briga pelo ouro. Representante da GFTeam, o canadense Jacob chegou na final após somar quatro vitórias, uma delas por finalização, contra Jaime Canuto, nas semifinais. Espen seguiu mais ou menos o mesmo caminho, vencendo quatro oponentes e superando por pontos o casca-grossa Jonathan Satava na sua semifinal.

    85kg – Entrando pela primeira vez em ação no World Pro 2018 nesta sexta-feira, Isaque Bahiense mostrou a que veio. Primeiro, ele atropelou Clark Gracie por 7 a 0 nos pontos. Depois, em uma das melhores lutas do dia, derrotou o embalado Gustavo Batista por 4 a 2, garantindo o seu lugar na decisão. Na disputa pelo ouro, o jovem lutador da Alliance terá pela frente Faisal Al Ketbi, ídolo local, que também venceu dois compromissos até a final.

    Maior nome do Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes, Faisal terá um duro desafio contra Bahiense (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    94kg – Grande favorito na divisão, Felipe Preguiça venceu três lutas – duas por pontos e uma via finalização – para carimbar seu lugar na finalíssima contra o polonês Adam Wardzinski, que venceu Tanner Rice e Matthew Leighton, respectivamente. Uma revanche do ano passado, quando Preguiça finalizou, a briga entre os dois atletas promete.

    110kg – Erberth Santos e Lúcio “Lagarto” Rodrigues serão os responsáveis por decidir o ouro entre os “gigantes”. Em suas respectivas caminhadas até a decisão, Erberth passou por Eldar Rafigaev e Igor Silva – ambos por finalização -, enquanto Lúcio superou Alexander Trans – WO – e Antônio Junior, este por 2 a 0 nos pontos após luta acirrada.

    49kg – Favorita, Mayssa Bastos deu show e finalizou seus dois compromissos para garantir o seu lugar na disputa pelo ouro contra a neozelandesa Livia Gluchowska.

    Brilhando desde as faixas coloridas, Mayssa tem tudo para conquistar mais um título (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    55kg – Ao superar Ana Talita Alencar nas semifinais por uma vantagem, após empate nos pontos – 2 a 2 -, Amanda Nogueira chega embalada para a decisão da divisão, onde terá pela frente a belga Amal Amjahid, dona de duas finalizações em sua campanha.

    62kg – Confirmando o seu bom momento, Bianca Basílio enfileirou três adversárias na corrida até a final, incluindo a compatriota Larissa Paes. Agora, a jovem faixa-preta terá pela frente Ffion Davies, que também fez bonito para se garantir na disputa pelo título.

    70kg – Irmã da fera Rodolfo Vieira, Ana Carolina Vieira chegou à decisão após finalizar a argentina Florencia Diez e a brasileira Thamara Silva. Do outro lado, a americana Jessica Swanson finalizou Samantha Cook e superou a sueca Martina por decisão dos árbitros.

    90kg – Com dois combates e duas vitórias para cada, Angélica Galvão – esposa do multicampeão André Galvão – e a polonesa Marta Szarecka chegaram à final, e agora prometem uma grande disputa na briga pela medalha de ouro, neste sábado (28).

    Mostrando um jogo justo, Angélica Galvão chegou à final da divisão até 90kg e quer mais (Foto GentleArtMedia / UAEJJF)

    Confira todas as finais abaixo:

    – Faixa-preta masculino adulto
    56kg – José Carlos Cocó (GFTeam) campeão
    62kg – João Miyao (PSLPB Cícero Costha) x Wanki Chae (John Frank BJJ)
    69kg – Paulo Miyao (PSLPB Cícero Costha) x Gianni Grippo (Alliance)
    77kg – Jacob Mackenzie (GFTeam) x Espen Mathiesen (BJJ Kimura)
    85kg – Faisal Al Ketbi (Team 777) x Isaque Bahiense (Alliance)
    94kg – Felipe Preguiça (Gracie Barra BH) x Adam Wardzinski (Złomiarz Team)
    110kg – Erberth Santos (Esquadrão JJ Brasileiro) x Lúcio Lagarto (Gracie Barra)

    – Faixas-marrom/preta feminino adulto
    49kg – Mayssa Bastos (GFTeam) x Livia Gluchowska (Absolute MMA Auckland)
    55kg – Amanda Nogueira (GFTeam) x Amal Amjahid (C.E.N.S. Academy)
    62kg – Bianca Basílio (Almeida JJ) x Ffion Davies (East Coast JJ Academy)
    70kg – Ana Carolina Vieira (GFTeam) x Jessica Swanson (Soul Fighters)
    90kg – Angélica Galvão (Atos) x Marta Szarecka (Copacabana Fight Club)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome