Coordenador de Muay Thai no CT Brasil, Augusto cita benefícios da modalidade e diz: ‘Molda o indivíduo’

Augusto Cesar é responsável por coordenar as atividades de Muay Thai no CT Brasil (Foto divulgação)

Por Mateus Machado

Com uma estrutura de qualidade e profissionais bem capacitados, o CT Brasil, localizado na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece diversas opções para quem deseja ingressar nas artes marciais, seja como competidor ou através da prática de algum esporte, tendo como alicerces a preparação física e outros fatores como auxiliares aos atletas e alunos.

Desta forma, o Muay Thai surge como uma das principais preferências dos alunos no momento de dar início à prática de uma arte marcial. Responsável por coordenar a modalidade no CT Brasil, o professor Augusto Cesar Cunha falou com a TATAME a respeito do seu trabalho no núcleo, explicando também sobre os benefícios  para os praticantes.

“O CT Brasil vem buscando, no decorrer do tempo, aprimorar as suas atividades dentro do universo das artes marciais, e com o Muay Thai, especificamente, oferece a prática e conhecimento desta modalidade de contato, de forma intensa e segura, considerando todos os benefícios que ela proporciona, tais como: desenvolve a autoconfiança, amplia a coordenação motora, tonifica e fortalece a musculatura, alivia o estresse e a agressividade, estimula a integração e o relacionamento interpessoal, promovendo queima calórica de 900 a 1.200 calorias por aula, respeitando a capacidade e o objetivo individual de cada um”.

“A princípio, optamos em ampliar os treinos de 1h para 1h30, objetivando proporcionar um maior aproveitamento e conhecimento das técnicas e condicionamento físico, para absorvê-las sem danos ao corpo. Só essa iniciativa nos rendeu um substancial aproveitamento, nivelamento e ganho no desenvolvimento das turmas, que além de totalmente integradas, vem sofrendo um crescente contínuo”, disse Augusto, que ainda falou da importância, sobretudo para o Muay Thai e outros esportes relacionados à luta, de contar com atividades/treinamentos em um mesmo espaço no CT Brasil, exemplo onde tudo se reúne.

“O CT Brasil tem como característica unir a prática de algumas modalidades desportivas de expressão com uma oferta de um suporte ao atleta/participante diferenciado, disponibilizando acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, nutricional, clínico e funcional. Além da segurança e suporte dados ao atleta através de uma estrutura diferenciada, possibilita também um conhecimento e contato maior entre as diversas artes marciais praticadas, e consequentemente, promovendo um maior intercâmbio, interesse e interação por parte dos atletas. Com isso, o resultado é um maior desenvolvimento e capacitação profissional, que beneficia substancialmente a carreira dos atletas”, afirmou.

Além do seu trabalho no CT Brasil, Augusto Cesar também é responsável pelo projeto social “Amigos do Muay Thai”, que é uma iniciativa individual, particular e sem fins lucrativos, através dos princípios da modalidade. O profissional também coordena a Federação Nacional de Muay Thai e Kickboxing, que visa a evolução constante e melhorias em tais esportes no país.

“Diferente do que se pensa, a arte do Muay Thai tem seu alicerce muito mais voltado à inclusão social e ao desenvolvimento do caráter do indivíduo e a prática, do que propriamente seus certeiros e contundentes golpes. Ela, na sua essência, garante a sobrevivência individual e de famílias inteiras, que buscam, desde cedo, através de muita dedicação, disciplina e sacrifícios, um melhor posicionamento social e melhoria de vida, tendo sua origem na Tailândia”, explicou, antes de prosseguir.

“E por entendermos que este é um importantíssimo instrumento de inclusão social, fundamos eu (Augusto Cesar Cunha), Flávio de Moura e o empresário Marcos Castro, do CT Brasil, o Projeto Amigos do Muay Thai, que é uma iniciativa individual, particular e sem fins lucrativos, através dos princípios que o esporte reflete, de unir, igualar e integrar pessoas em um mesmo espírito e propósito, o crescimento e o desenvolvimento físico, pessoal e social do indivíduo. Nosso objetivo principal é promover campanhas periódicas ou pontuais de captação de doações de artigos esportivos, alimentos, vestuário e outros tantos itens básicos que se façam necessários no momento, através do uso de todo e qualquer recurso ou mecanismos disponíveis para a idealização e sucesso do evento e seu objetivo. Desde a sua inauguração, em outubro de 2017, já beneficiamos inúmeras entidades com doações de alimentos e vestuários. Foram mais de 20 aulões beneficentes. Criamos um troféu, que é oferecido aos dois atletas que realizaram o melhor combate da noite, respeitando os critérios básicos: respeito, comportamento esportivo e técnica. Ou seja, é tudo muito bem estruturado e planejado”.

A Federação Nacional de Muay Thai e Kickboxing é uma federação nova, fundada pelo Mestre Márcio Arruda, e com apenas 5 anos de existência. A FNMTKe tem como finalidade e obrigação legal apoiar, incentivar, legitimar, unir e agregar todos os valores possíveis e necessários para o aprimoramento e o bom desenvolvimento técnico, prático, cultural e teórico dos seus filiados, dentro da legalidade e exigências que o nosso esporte requer”.

Essa matéria é um oferecimento de:

#Tauron #UseTauron #NosLutamosComVoce. Para saber mais, clique aqui

Kimonos Akira, a armadura que você precisa. Para saber mais, clique aqui

Patchs Arte Suave: o melhor para o seu quimono. Para saber mais, clique aqui

SERVIÇO:

CT Brasil: R. São Francisco Xavier, 178 – Tijuca, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3174-2534
Para mais informações, clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome