Grão-Mestre Luiz Alves terá biografia lançada no próximo sábado (30), no Rio de Janeiro; confira

Publicado em 28/06/2018 por: Mateus Machado
Grão-Mestre Luiz Alves terá biografia lançada no próximo sábado (30), no Rio de Janeiro; confira Luiz Alves, Grão-Mestre e treinador de grandes atletas, terá biografia lançada em São Paulo (Foto divulgação)

publicidade

Um dos mais importantes treinadores de MMA do mundo e um dos introdutores do Muay Thai no Brasil, o cearense Luiz Alves faleceu precocemente, em 19 de março de 2010, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Neste sábado (30), a jornalista Claudia Reis e José Alberto Rodrigues, também treinador de Muay Thai e irmão de Alves, lançam sua biografia – “Diamante: a história de Luiz Alves, lenda do Muay Thai e do MMA” (editora Forma & Conteúdo). Haverá duas sessões de lançamento no Rio: pela manhã, a partir das 11h, na Arena 3 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, durante o Campeonato Brasileiro de Muay Thai; e das 18h30 às 20h30, na academia Upper (Rua Marquês de Abrantes, nº 96, Flamengo). Já em São Paulo, o lançamento será realizado no dia 19 de julho, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, nº 915, Vila Madalena), a partir da 19h.

Para apurar e escrever a biografia, com 304 páginas, a jornalista Claudia Reis entrevistou cerca de 70 pessoas, entre parentes, atletas, treinadores, jornalistas, amigos e adversários. Além de atletas como Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Pedro Rizzo, Artur Mariano, Ebenezer Braga, Johil de Oliveria, Marcelo Aguiar, apenas para citar alguns, há o depoimento de personalidades como Thom Harinck, lendário treinador do K1 e fundador da Chakuriki, centro de lutas na Holanda em que Alves realizou alguns intercâmbios, e de jornalistas que não apenas acompanharam a carreira de Alves, mas que se tornaram grandes amigos, casos dos brasileiros Fernando Flores e Marcelo Alonso.

O texto resgata não apenas a vida de Alves, cheia de altos e baixos, perdas e vitórias, mas também a história do Muay Thai no Brasil. “Hoje há academias dessa arte marcial tailandesa em cada esquina do país. Mas a maior parte dos atletas não sabe como a luta chegou aqui. Muitas informações estavam perdidas. Para a primeira parte do livro, que vai do nascimento ao fim dos anos 80, tive que contar com recortes de jornal que alguns lutadores guardaram e com a memória dos entrevistados. Mas o resultado é um texto cheio de detalhes, que vai arrancar risadas e lágrimas de muita gente. Não esperem um livro sobre porrada. Esperem um livro sobre uma experiência de vida rica e interessante”.

Para assinar o prefácio, Claudia e José Alberto convidaram Artur Mariano, um dos principais lutadores treinados pelo Grão-Mestre e grande parceiro nos últimos dez anos de vida, ajudando Alves a organizar o esporte na Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Para o posfácio, contaram com um depoimento de Rudimar Fedrigo, coach em Muay Thai que foi um dos maiores parceiros na introdução do esporte no país e um dos maiores adversários nos ringues do MMA, com atletas como Wanderlei Silva e Anderson Silva.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Instagram
Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade