Parque Olímpico da Barra, no Rio, recebe o Pan-Americano de Caratê nesta semana; confira os detalhes

Parque Olímpico da Barra, no Rio, será a sede do Pan-Americano de Caratê nesta semana (Foto divulgação)

Com 755 atletas, 100 técnicos de 20 países e 103 árbitros de outros 15, o XXIX Campeonato Pan-Americano de Caratê será realizado nesta semana, no Parque Olímpico da Barra (RJ). O evento, que reúne dos dias 22 a 25 de agosto competidores do Brasil e do continente americano, chega à Arena 1 premiando com medalhas e troféus os melhores do alto rendimento na modalidade. À frente da organização da disputa, a Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a Panamerican Karate Federation (PKF), e a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), que cede a estrutura olímpica para realização das lutas até o próximo sábado.

Gratuito para a população em geral, o evento terá início às 14h desta quarta-feira (22) e, nos demais dias, às 9h, com encerramento sempre no final da tarde. As inscrições dos atletas foram encerradas no último dia 15. As categorias em disputa serão a Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21. Na ocasião, haverá um intercâmbio com crianças e jovens de comunidades carentes do Rio, onde elas serão convidadas a interagir com os competidores assistindo aos treinos e vivenciando questões culturais dos outros 20 países presentes.

Entre os nomes na disputa pelo título de “campeão pan-americano de karatê 2018”, o brasileiro André dos Santos, medalha de bronze no Mundial 2015, deve competir na categoria Kumite Júnior – 68kg. Além dele, Sabrina Pereira disputa na categoria Kumite Sub-21 – 55kg. Outro destaque será o chileno e vice-campeão mundial em 2017, Benjamin Nenez, que participa da categoria Kumite Júnior -76kg. Já a americana Madison Malone, bronze no Campeonato Mundial 2017, é um dos destaques internacionais e deve competir na categoria Kumite Júnior – 48kg. A República Dominicana, por sua vez, vai trazer a medalha de bronze no Mundial 2017, Thalia Terrero Alcantara, na Kumite Sub-21 – 50kg, enquanto o medalhista de bronze do Mundial 2015, Josef Arago, luta na Kata Sub-21.

Presidente da FKERJ e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Juarez Santos agradeceu a parceria com a autarquia para a realização do campeonato no Rio de Janeiro.

“Essa competição representa um salto para o desenvolvimento do Caratê, não só no nosso estado, mas também no Brasil, uma vez que estamos trazendo disputas importantíssimas para a nossa casa, em parceria com o Ministério do Esporte, a AGLO e a Confederação Brasileira de Karatê. Eu fico muito feliz em trazer esse evento para o legado olímpico, palco das últimas Olimpíadas, em 2016, e cuja estrutura é fenomenal”, destacou Juarez.

Já para o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello, o fato de receber mais uma competição da modalidade demonstra a força do esporte entre os lutadores brasileiros.

“A gente recebeu recentemente a 2ª Seletiva Estadual de Karatê e o Campeonato Brasileiro de Karatê, ambos na Arena Carioca 1. Entendo que tendemos a ascender ainda mais na modalidade, que vem consolidando grandes nomes e preparando uma seleção de caratecas de peso, com vistas ao próximo ciclo olímpico”, finalizou Dias Mello sobre este crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome