Casca-grossa Roberto Cyborg celebra Brasileiro Centro-Oeste e garante: ‘O Jiu-Jitsu pantaneiro é raiz’

Publicado em 20/08/2018 por: Yago Redua
Casca-grossa Roberto Cyborg celebra Brasileiro Centro-Oeste e garante: ‘O Jiu-Jitsu pantaneiro é raiz’ Roberto Cyborg, que vai fazer 40 anos em 2020, quer seguir lutando entre os adultos (Foto: Reprodução/Instagram)

publicidade

Por Yago Rédua

Colecionador de títulos no Jiu-Jitsu, Roberto Cyborg é um dos maiores talentos da arte suave que o Mato Grosso do Sul exportou para o mundo. O casca-grossa, que mora em Miami (EUA) há 11 anos, conversou com a TATAME sobre o primeiro Brasileiro Centro-Oeste, que vai ser organizado pela CBJJD, em parceria com a FJJD-MS, no próximo sábado (26), em Campo Grande (MS). O lutador destacou a força do estado pantaneiro para desempenhar um grande papel no evento, mas citou também a falta de apoio aos atletas.

“O Mato Grosso do Sul é um grande celeiro de campeões e possui muita matéria prima para o Jiu-Jitsu. Grandes lutadores foram feitos no estado. Creio que o Jiu-Jitsu no Mato Grosso do Sul tenha crescido muito, mas infelizmente os atletas não ficam no estado. A falta de oportunidade faz com que os atletas, assim que comecem a despontar, busquem novos horizontes, como Estados Unidos e Emirados Árabes. Infelizmente, a falta de incentivo e valorização do esporte no Brasil desfavorecem o crescimento dos atletas. Uma triste realidade que tem que ser dita”, apontou o lutador, afirmando que o trabalho da FJJD-MS é “organizado” e que o Brasileiro Centro-Oeste vai revelar novos talentos.

“Vivo fora há muito tempo, já tenho 11 anos morando em Miami (nos Estados Unidos), então, infelizmente não acompanho a fundo o trabalho da Federação, mas vejo que é organizada e almeja o crescimento do Jiu-Jitsu. Acredito que oportunidades como esta trazem atenção para nosso estado e atletas, então são importantes. O Jiu-Jitsu pantaneiro é raiz. Tenho certeza que este evento irá destacar novos talentos”, projetou Cyborg.

O campeão do ADCC, maior torneio de luta agarrada do mundo, também deu uma dica valiosa aos jovens lutadores que vão em busca do sonho no evento do próximo dia 26.

“Não treinem Jiu-Jitsu, sejam Jiu Jitsu, vivam o estilo de vida. Somente podemos ter sucesso em algo, quando realmente amamos o que fazemos. Não importa quantas vezes você caia, você sempre levantará e continuará buscando seus objetivos. Acreditem nos seus sonhos, busquem a vitória como o ar que respiram e o sucesso será uma questão de tempo. Vocês têm a força de uma terra forte, abençoada. Tenham orgulho de representar nosso Jiu Jitsu pantaneiro e corram atrás dos seus objetivos”, encerrou o faixa-preta.

PROGRAMAÇÃO:

– Sábado, 25 de agosto
Seminário – Carlão Barreto e Rogério Gavazza
Local: Rua Santa Quitéria, 1377, Jardim Centenário
Informações: (67) 99170-9773
Horário: 9h
Investimento: R$ 70

– Domingo, 26 de agosto
Campeonato Brasileiro Centro-Oeste de Jiu-Jitsu

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade