Cria de projeto social, Marreta desenvolve programa para jovens carentes: ‘Sei o que eles passam

Publicado em 25/09/2018 por: Mateus Machado
Cria de projeto social, Marreta desenvolve programa para jovens carentes: ‘Sei o que eles passam Thiago Marreta, lutador do UFC, é responsável por um projeto social na Cidade de Deus (Foto arquivo pessoal)

publicidade

Por Mateus Machado

“Da CDD para o mundo”. Assim pode ser resumida a história de Thiago Marreta. Cria da Cidade de Deus, comunidade da Zona Oeste do Rio, o lutador superou as adversidades e hoje é um dos principais representantes brasileiros no UFC, tendo vencido recentemente a luta principal do card em São Paulo. Sem esquecer as origens, o carioca, em 2016, criou seu próprio projeto social, que atende crianças da localidade. A intenção de Thiago foi retribuir justamente o que fizeram por ele. Vindo de um projeto social, Marreta aproveitou a chance e, atualmente, procura fazer o mesmo pela nova geração de atletas da CDD.

“Eu criei a academia há quase dois anos e lá a gente atende as crianças com aulas de Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Boxe. Como eu estou ainda em uma fase competitiva, eu não tenho tempo de ficar 100% na academia dando aula para as crianças, mas os meus alunos graduados dão aula para as crianças e toda terça e quinta eu estou lá, quando não estou em camp e nem viajando. Hoje, a gente está com mais de 200 crianças e ainda têm muitas querendo entrar. A ideia da criação do projeto foi há muito tempo, porque eu comecei em um projeto social, então eu tinha vontade de retribuir o que fizeram por mim, e quando tive oportunidade e condições financeiras, eu aluguei um espaço, montei a academia e junto com meus amigos e alunos, a gente mantém o projeto para tirar as crianças da rua enquanto elas não estão estudando. Enquanto não estão na escola, estão treinando”, disse Marreta, que falou da importância do seu projeto para os jovens da comunidade.

“Eu acho muito importante para as crianças, porque eu sou de comunidade carente também e sei como é o ambiente que a gente vive. Infelizmente, a gente sabe que existem maus caminhos, coisas ruins dentro das comunidades, e a importância desse tipo de projeto é que ocupa a mente das crianças, socializa mais elas, deixando de se envolver e ver coisas erradas, e criando esperança de um futuro melhor, vendo que a gente pode vencer na vida pelo caminho do bem. Então, a grande importância é formar cidadãos melhores, esse é nosso objetivo e a gente tem recebido muitos elogios dos pais, dizendo que o projeto mudou a vida de seus filhos e isso não tem preço, é o que realmente vale”.

Coordenadora do “CT Thiago Marreta”, Flávia Nunes acompanha o projeto social desde a criação e também deu seu depoimento a respeito do programa, ressaltando as dificuldades do início e a esperança para formar cidadãos de bem através das artes marciais.

“O projeto nasceu de um sonho do Thiago e agarramos com todas as forças. Em 2016, tivemos a oportunidade de montar um espaço somente nosso, então começou a realização de um sonho. Montamos esse espaço com muitas dificuldades e sem patrocínio algum. Após um ano, surgiu a oportunidade de um espaço muito maior do que tínhamos. Reformamos todo esse espaço que estava em um estado bem crítico e não sabíamos a dimensão que esse sonho estava se tornando. Hoje, temos um CT com dois tatames bem grandes, onde ocorrem os treinos simultaneamente, além de um octógono. A missão do CT tem como objetivo levar para as crianças o acesso ao aprendizado das artes marciais como um todo, que consequentemente levará a disciplina, respeito, cooperação e união, objetivando formar cidadãos de bem e vencedores na vida e no tatame. O Thiago é uma referência e um espelho para cada criança. Eles entram no CT dizendo: ‘Um dia vou ser igual ao tio Marreta’. O Marreta começou em projeto social e mostra para cada um deles que é preciso sonhar, acreditar e batalhar para conquistar”, encerrou Flávia Nunes.

SERVIÇO:

CT Thiago Marreta

Local: Rua Professor Rocha Lagoa, nº 32, Cidade de Deus – Rio de Janeiro (RJ)
Funcionamento: De segunda a sábado, porém, cada modalidade treina duas vezes por semana. Os esportes de luta oferecidos são Muay Thai, Jiu-Jitsu, Judô e Boxe
Mais informações: (21) 3245-9890 ou (21) 96417-8488

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade