Por Yago Rédua

Neste sábado (29), o Ginásio do Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu o primeiro dia de competições do Gracie Pro 2018, organizado pela multicampeã Kyra Gracie e que se encerra no domingo. O evento teve disputas em todas as faixas e definiu os finalistas no masculino adulto faixa-preta e no feminino adulto faixas-marrom/preta.

A decisão do absoluto na faixa-preta terá um embate entre Rudson Mateus, um dos grandes nomes do cenário mundial do Jiu-Jitsu, contra o casca-grossa Guilherme Cordiviola. Em entrevista logo após garantir a vaga na decisão, Rudson exaltou a estrutura do Gracie Pro e afirmou que pretende dar um show neste domingo (30). O lutador da equipe de Caio Terra ainda se classificou para a final dos pesados, mas contou que não sabe se vai participar. O manauara garantiu presença apenas na decisão do absoluto.

“Estamos tendo um evento muito importante aqui no Brasil. Amanhã vai ser transmitido na TV, tem uma cobertura legal dos veículos especializados, que estão aí fazendo o seu trabalho. O mundo do Jiu-Jitsu vai parar pra assistir. Eu sei que eu vou pra cima e tenho seis minutos para dar show”, disse o faixa-preta, que lutou com o pé direito lesionado.

Faixa-preta da GFTeam, Guilherme também em conversa com jornalistas e fez uma projeção da luta com Rudson: “Falar do Rudson é até fácil, porque é um moleque muito completo em tudo. Eu tenho que ficar bem ligado nos ataques dele de braço, que vem de tudo o que é lugar e o tempo todo. Tem o armlock voador, armlock da 50/50. Tudo isso ele é especialista. Acho que o melhor jogo dele é por baixo, não que ele seja ruim por cima. Pelo contrário, ele é bem completo. Domingo vou tentar impor o meu jogo, para não deixa-lo fechar a guarda. E amassar e tentar passar”, projetou Guilherme, atrás de surpreender.

O absoluto feminino faixas-marrom/preta terá o confronto entre Ericka Almeida e Sabatha Laís. As finais começam a partir das 14h neste domingo (30), também no Maracanãzinho.

Confira as finais do Gracie Pro 2018 abaixo:

– Masculino adulto faixa-preta
Peso-pluma: Fernando Vieira x Magno Mota
Peso-pena: Kennedy Silva x Douglas Rufino
Peso-leve: Jean Patrick x Lucas de Araujo Gomes
Peso-médio: Ruan Quintanila x Bruno Tosto
Peso-meio-pesado: Geremias Dias x Lucas Mazzega
Peso-pesado: Rudson Mateus x Matheus Spirandeli
Peso-superpesado: Rafael Braga x Victor Oliveira
Peso-pesadíssimo: Guilherme Cordiviola x Antônio Assef
Absoluto: Rudson Mateus x Guilherme Cordiviola

– Feminino adulto faixas-marrom/preta
Peso-pluma: Naiane Tavares (campeã)
Peso-pena: Amanda Medeiros x Kelli Carvalho
Peso-meio-pesado: Sabatha Laís x Erika Almeida
Peso-pesado: Bruna Silva x Patrícia Ramos
Peso-pesadíssimo: Verônica Rosa (campeã)
Absoluto: Ericka Almeida x Sabatha Laís

SERVIÇO:

Gracie Pro 2018

Data/hora: 29 e 30 de setembro, a partir das 8h
Local: Maracanãzinho – Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3, Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: bilheteriadigital.com

Superlutas
Gilbert Durinho x Serginho Moraes
Raphael Abi-Rihan x Fernando Tererê
Tayane Porfírio x Jessica Swanson
Gustavinho Saraiva x Fernando Fernandes