Coluna da Arte Suave: saber ouvir o professor e os parceiros de treino é essencial para a sua evolução

    Luiz Dias falou sobre a importância de ouvir professor e parceiros de treino (Foto Ilan Pellenberg)

    Por Luiz Dias

    Saber ouvir é importante, porque, por vezes, nós mesmos não vemos e percebemos nossos próprios erros em treinos. Sempre escute as observações de seus amigos, mesmo que tenhamos finalizado esse nosso parceiro de treino ou saibamos da noção que dominamos o treino. A percepção deles é diferente, até porque observaram seu treino de fora. Ouça, reflita, analise as observações, pois elas podem ser muito proveitosas para o seu jogo.

    Eu sempre pergunto aos meus amigos o que eles viram e acharam dos meus treinos. A evolução é constante, e se escutarmos, ela pode ser mais rápida. Por vezes, as opiniões nos dão opções de movimentos que ali, no calor da luta, nem pensamos, seja pela vontade de finalizar ou medo de arriscar um movimento que não temos confiança, zona de conforto.

    Aprendemos mais vendo e ouvindo do que falando. Me lembro de uma luta que tive uma impressão e, ao ver o vídeo, a realidade foi completamente diferente. Saber ouvir as críticas e observações dos seus amigos de treino é excelente. Encare sempre como críticas construtivas. Eles podem sinalizar erros ou perda de oportunidades de fazer posições e movimentos que você não está vendo e percebendo. Creio que na nossa vida pessoal também. É difícil sair da nossa zona de conforto, até porque pode custar uma derrota e perder nunca é o que desejamos. Mas se tratando de um treino livre, ou com um parceiro de equipe, creio que vale a pena arriscar. É a hora. Arrisque nos treinos livres, teste novas posições e movimentos em sua rotina, porque não será em um campeonato que você fará.

    Nas lutas de campeonato, você tem de estar com a confiança em alta em todos os seus movimentos. Já escutei lutadores receberem críticas construtivas de parceiros de equipe, e era nítido que não pararam nem para escutar o que disseram, e em lutas seguintes, perderem no mesmo erro que foi sinalizado, deixando o ego falar mais alto. Isso não pode.

    Saber ouvir é importante, principalmente se for seu professor, e se for um amigo, ouça. A equipe é o somatório de todos. A vitória de um é a vitória de todos, porque aquele que foi campeão precisa de seus parceiros de treino. Não se faz um campeão sozinho. Um campeão, quando sobe no pódio, tem por trás dele professores e seus amigos de treino.

    Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Boa semana, bons treinos e até a próxima!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome