Brasil se recupera de campanha fraca no Mundial de Judô e fecha Grand Prix de Cancún com 11 medalhas

Rafaela Silva venceu a sua algoz no último Mundial, Jessica Klimkait, na decisão pelo ouro (Foto Gabriela Sabau / IJF)

No último fim de semana, de sexta-feira (12) até domingo (14), aconteceu em Cancún, no México, o Grand Prix de Judô. Foi o primeiro campeonato de nível internacional após o Mundial de Baku, no Azerbaijão, onde a Seleção Brasileira terminou com apenas um pódio, no seu pior aproveitamento desde 2009. Em recuperação, o Brasil fechou o torneio com 11 medalhas – sendo uma de ouro, com Rafaela Silva, três de prata e sete de bronze.

A campeã olímpica Rafaela Silva voltou ao lugar mais alto do pódio no Circuito Mundial de Judô. A brasileira derrotou por ippon a canadense Jessica Klimkait, sua algoz na primeira rodada do Mundial de Baku (AZE) há duas semanas, e conquistou o título do Grand Prix de Cancún, no México, somando 700 pontos no ranking da divisão até 57kg, onde é a sétima.

Charles Chibana derrotou Matej Poliak por ippon e levou o bronze. Na mesma divisão, Daniel Cargnin também disputou o bronze, mas sofreu um waza-ari no “golden score” em combate com Elios Manzi e ficou com o quinto lugar. A campeã olímpica Sarah Menezes (48kg) também terminou em quinto lugar. Na disputa pelo bronze, a lutadora vencia Milica Nikolic nas punições (2 a 1), mas acabou sendo imobilizada pela sérvia até o ippon.

No segundo dia de competição, no sábado (13), o Brasil levou mais três medalhas. Victor Penalber foi derrotado na final da divisão até 81kg pelo belga Sami Chouchi e ficou com a prata. Já Aléxia Castilhos (63kg) e Marcelo Contini (73kg) faturaram um valorizado bronze.

No último dia do Grand Prix, no domingo (14), foram mais seis medalhas. Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) foram derrotadas nas finais das divisões e levaram a prata. Enquanto isso, Samanta Soares (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg) faturaram o bronze, fechando a lista de pódios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome