O UFC e ONE Championship estão próximos de fechar um acordo inédito e inusitado na história do MMA. Segundo divulgou a ESPN americana em uma reportagem nesta quarta-feira (24), Demetrious Johnson, ex-campeão dos moscas e recordista em defesas de título, rescindirá seu contrato com o Ultimate para assinar com a organização asiática. Em troca, o norte-americano Ben Askren tem caminho aberto para assinar com o UFC.

O acordo ainda não foi oficializado, mas já foi discutido e acertado verbalmente com as duas partes. O anúncio oficial deve acontecer em breve. Na última segunda-feira (22), Askren publicou nas suas redes sociais que tinha 98% de chances de lutar pelo Ultimate.

Demetrious foi campeão dos moscas do UFC entre 2012 e 2018. Considerado por muito tempo como o melhor lutador do mundo, “Mighty Mouse” bateu o recorde de defesas de cinturão do Ultimate, com 11 manutenções de sucesso. Johnson perdeu o título em agosto deste ano para Henry Cejudo, quando foi derrotado por decisão dividida dos árbitros.

Ben Askren, por sua vez, foi campeão do Bellator e do ONE Championship. O lutador é um sonho antigo do Ultimate, mas o negócio nunca se concretizou por conta de atritos financeiros com o presidente Dana White. Sua última luta foi em novembro de 2017, quando vence Shinya Aoki por nocaute em menos de um minuto pelo ONE em Cingapura.