Membro da Gracie Barra diz que ‘agressão’ de Ralph Gracie contra ‘Cachorrinho’ foi para ‘intimidar’

    Flávio Almeida, o Cachorrinho, é um dos diretores da Gracie Barra e foi 'agredido' por Ralph (Foto: Reprodução)

    Por Yago Rédua

    O lutador Ralph Gracie está sendo investigado após um caso de agressão contra Flávio Almeida, também conhecido como “Cachorrinho”, que é diretor da Gracie Barra. A confusão aconteceu no Mundial No-Gi, na Califórnia (EUA), no último fim de semana. A TATAME conversou com Márcio Feitosa, que trabalha na academia e é cunhado da vítima.

    Márcio, não estava no local, mas disse que conversou com testemunhas e relatou que além da cotovelada, “Cachorrinho” foi acertado por chutes no rosto. O membro da Gracie Barra, em nenhum momento, citou o nome de Ralph e qualquer outra pessoa envolvida no caso por questões relacionadas ao processo e a investigação da confusão ocorrida na Califórnia.

    “O Flávio estava lá como professor de alguns atletas que ele trouxe do Arizona. Ele estava passando instruções para alguns garotos. Naquela área que eles estavam só entra faixa-preta. Eu não estava presente, então, muito do que eu sei foi através do vídeo, que todos viram, e das testemunhas que estavam lá. A pessoa chegou (Ralph), apertou a mão do Flávio, todo mundo cresceu junto, amigos do Jiu-Jitsu. O Flávio totalmente relaxado, no vídeo dá pra ver, e o cara deu uma cotovelada na boca que arrancou dois dentes da frente dele. O agravante, segundo o que as testemunhas falaram, foi que uma outra pessoa chutou a cabeça dele (Flávio) e o cara (Ralph) também chutou a cabeça de volta”, disse.

    Em agosto, segundo Márcio, Flávio recebeu uma mensagem pelo e-mail de Ralph, sobre a abertura de uma filial da Gracie Barra na região de San Francisco, na Califórnia (EUA). A TATAME tentou ter acesso a esse diálogo, mas não recebeu o material até o fechamento da matéria: “O agressor, em agosto, enviou uma mensagem para o Flávio e disse: ‘E aí, Flávio, vai ficar abrindo escola no meu território?’. O Flávio não tem problema pessoal com ninguém e não respondeu. O trabalho do Flávio é ajudar novos donos (da Gracie Barra), explicar a montagem da escola e todos os procedimentos necessários. Ele conhece muito bem a maneira do mestre Carlinhos (Gracie) de trabalhar. E ainda treina os alunos. O que o Flávio acredita e, o que as pessoas comentam, é que isso foi motivado para fazer uma intimidação na Gracie Barra, querendo impedir o nosso crescimento”, projetou.

    A academia de Ralph nos Estados Unidos fica localizada em San Francisco, na Califórnia (EUA) – é possível verificar aqui. De acordo com o mapa do site oficial da Gracie Barra (aqui), na cidade de San Francisco não existe nenhuma escola. As mais próximas são a de San Jose e Santa Rosa, ambas na Califórnia (EUA), a uma distância de 77km e 88km, respectivamente. A reportagem da TATAME indagou Márcio sobre essa “rixa” territorial.

    “Lá (San Francisco) não tem escola da Gracie Barra. Não sei com exatidão, mas o local mais próximo que é uma escola deve ficar a cerca de 100km. É muito longe”, apontou.

    Site oficial da Gracie Barra que mostra a localização das escolas na região de San Francisco (EUA) (Foto: Reprodução)

    Objetivo da Gracie Barra

    À TATAME, Márcio Feitosa revelou que o objetivo da Gracie Barra é que isso não se repita mais dentro do Jiu-Jitsu e destacou a “amizade” que existe na comunidade da arte suave.

    “O nosso objetivo (Gracie Barra) é que a comunidade do Jiu-Jitsu entenda que não cabe mais esse tipo de atitude. Temos que abraçar os valores do Jiu-Jitsu. Quase 100% das academias fazem bem para as comunidades. Todas as organizações têm amizade uma pela outra, tudo dentro do profissionalismo. As escolas querem crescer, buscam mais alunos e tudo no maior respeito. No final disso, esperamos que a comunidade saia mais fortalecida para atingirmos nosso objetivo. Estamos envolvendo policiais, porque no passado, lutadores de Jiu-Jitsu bateram em pessoas e essas pessoas ficaram receosas de envolver a polícia. Temos casos famosos. Talvez, essas vítimas, para proteger as famílias e pela preservação da própria integridade, se calaram. Mas estamos envolvendo a Justiça tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Os policiais serão comunicados e pegamos essa situação de fazer algo pelo Jiu-Jitsu. Se depois, cada professor se sentir mais seguro para trabalhar, torcer e pra dizer que fazer pate de tal equipe, atingimos o nosso objetivo”.

    Quadro de saúde do Flávio

    Márcio Feitosa confirmou que “Cachorrinho” perdeu os dois dentes da frente, que está usando uma prótese e que apresenta sintomas de “convulsão”. Além disso, explicou que Flávio vem misturando o português com o inglês e esquecendo algumas informações.

    “Tem o problema do dente, que é um problema complicado. Ele está com uma prótese. É um tratamento longo. Ele está tendo acompanhamento médico, mas não sabe se é por causa dos chutes ou das cotoveladas na região da cabeça. O Flávio está com esquecimento, misturando inglês com português. Seriam sintomas de convulsão. Ele estava cheio de responsabilidade na escola, com duas filhas pequenas (9 e 6 anos)”, encerrou.

    A reportagem da TATAME ainda pela madrugada desta sexta-feira (21) entrou em contato com Ralph. O Gracie disse que “não podia falar sobre o assunto” no momento, entretanto, se mostrou disposto a conceder uma entrevista em breve e esclarecer os fatos. Durante a manhã, Flávio também foi procurado e revelou que não poderia falar por “ordem médica”.

    17 COMENTÁRIOS

    1. QUE CARA DESEQUILIBRADO! OS GRACIES PENSAM QUE SÃO OS DONOS DO JIU-JITSU, MAS NÃO O HONRAM, VIVEM BRIGANDO PELAS RUAS, VENDENDO FAIXAS PELA INTERNET OU, ATÉ MESMO, USANDO DROGAS ILÍCITAS PARA O ESPORTE.

      SE QUEREM VIVER DE SUAS ACADEMIAS, LUTEM, GANHEM E FAÇAM VALER SEU NOME. NÃO É QUERENDO ELIMINAR A CONCORRÊNCIA DE FORMA ILÍCITA E COVARDE QUE RESOLVERÃO SEUS PROBLEMAS FINANCEIROS.

      UM VERDADEIRO ATLETA OU PROFESSOR DE JIU-JITSU NÃO COMETE ATOS COVARDES E CRIMINOSOS COMO O DO RALPH GRACIE.

      ALÉM DISSO, É MUITO BOM QUE O FLÁVIO ALMEIDA NÃO VENHA A TER SUA SITUAÇÃO DE SAÚDE AGRAVADA E MORRA, POIS NA CALIFÓRNIA, ONDE O CRIME FOI COMETIDO, HÁ PRISÃO PERPÉTUA E DE MORTE, QUE É EXECUTADA ATRAVÉS DE INJEÇÃO LETAL.

      • Não podemos generalizar e dizer que TDS os gracies são assim, não são. Mas o Ralf tem que responder criminalmente e a federação tem que punir. A questão é, essa federação terá peito para banir um Gracie ?, suspender a equipe dele das competições?. A federação precisa dar uma resposta e mostrar ser uma instituição séria.

        • Isso nunca vai acontecer. Quem conhece a história sabe muito bem, cachorrinho não é flor que se cheire. Falou o que não devia e foi corrigido como deveria.

    2. Muito mimimi por causa de uma cotoveladinha… afinal estamos falando de lutadores profissionais…

    3. Agraveted assault. Simples assim. Nos EUA esse tipo de conduta não é tolerado. A justiça lá funciona e ele vai pagar caro pela agressão gratuita e premeditada. Além de ter usado de uma covardia ímpar, ele demonstrou o caráter que tem. “Meu território???” Ele é o que, um gangster? Além de passar um bom tempo na cadeia irá perder muitos alunos. E se ele não queria concorrência por perto, com essa atitude, acabou de entregar de bandeja um bom percentual de seus alunos para as outras academias.

    4. O sol nasce pra todos, ninguém é dono de território nenhum. Isso é ridículo, parece coisa de animal, ou de gângster.

      Se o Ralph quer impedir que a Gracie Barra abra uma filial, então que esteja preparado para uma guerra perdida, e a justiça tá do lado da GB…

    5. ta mal explicado. se não tem academia em SF porque agrediria por esse motivo ? Ralph também é faixz preta da Gracie Barra. Tem mais historia que ainda não contaram .

    6. boa noite, pessoal
      primeiramente quero deixar claro que esse tipo de notícia só serve para, assim como em outras épocas, depreciar tudo aquilo que nossos antepassados nos legaram em relação a essa maneira de agir e reagir em certas ocasiões, e mais do que isso.. a nossa arte fica completamente vulnerável à toda sorte de crítica que, se em nada ajudam, certamente acabam por efetivar tudo aquilo que eu argumentei no primeiro parágrafo, de resto que nada que se venha a fazer pode ser considerado certo ou errado, por isso a dúvida paira.
      não sou dono da verdade, desse modo convido vocês a rebaterem, sem acharem por bem, os pontos aqui levantados.
      Oss

    7. Tem de apurar os fatos… são dois faixas pretas profissionais… A onde está covardia???roubar laranja no quintal do vizinho…merece porrada mesmo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome