Membro da UAEJJF explica decisão de manter World Pro anual e revela etapa do Grand Slam na Rússia

    Tareq Al Bahri e Rodrigo Valério presentes na Arena Carioca 1 para o Grand Slam do Rio (Foto: Carlos Arthur Jr)

    Por Yago Rédua

    Logo após a edição do World Pro em 2018, a UAEJJF informou que o evento passaria a ser bienal. No entanto, a organização voltou atrás e anunciou que o maior torneio da federação seria mantido para a temporada 2019, porém, menor que as edições anteriores. Ao invés de 14 dias, o campeonato será realizado em “apenas” sete dias, em Abu Dhabi, nos EAU.

    O brasileiro Rodrigo Valério, um dos principais membros da UAEJJF, comentou sobre a decisão de manter o World Pro de forma anual e o acréscimo de Moscou, na Rússia, como a sexta etapa do Abu Dhabi Grand Slam para a próxima temporada de 2019/2020.

    “O World Pro se tornou uma grande festa, um grande festival. Vários eventos, dentro de um evento. Foi de dois dias, na primeira edição, até 14 dias. Ficou inviável fazer anual. E como a gente tem a proposta de fazer mais Grand Slam pelo mundo, nosso calendário iria se esticar para dois anos. Temos a intenção de fazermos sete ou oito Grand Slam pelo mundo. Porém, acabamos, internamente, decidimos fazer um World Pro menor, de sete dias, menor do que foi esse ano. Vamos aumentar o Grand Slam para seis etapas, com uma em Moscou. Talvez, em 2020, sejam sete Grand Slam”, disse Rodrigo à TATAME.

    Veja a entrevista com Rodrigo Valério na íntegra:

    – Cidades que querem realizar o Grand Slam

    Temos bastante proposta de cidades que querem receber o Grand Slam. Na Espanha, o prefeito de Malaga quer, na Alemanha, na Grécia. O Grand Slam virou uma ferramenta de turismo. Temos atletas de 36 países, o que gera um fomento para o turismo.

    – King of Mats e Duelo de Lendas

    Não acredito que (sejam realizados) no World Pro, mas já temos uma proposta de fazermos em dois anos mais cinco King of Mats, que é uma elite do esporte. O atleta se classifica através dos pontos e dos títulos. Ele tem um convite para participar. O Legends sempre vai ser legal, porque é uma galera old school que fomentou o Jiu-Jitsu para a atualidade. Hoje, graças a esses atletas, o Jiu-Jitsu cresceu pelo mundo. Temos o plano de manter o Legends no Grand Slam e em outros eventos, mas não no World Pro.

    – Balanço do Grand Slam no Rio em 2018

    O balanço que fazemos do primeiro evento aqui no Rio de Janeiro para esse último, passamos de 250 para 2.500 atletas. Em quatro anos, subimos 1000%. Não só os atletas, mais o pessoal que trabalha aqui na arena, na internet, no som, iluminação, nas câmeras… Estão todos alinhados. Os parceiros também entendem melhor o produto. É um trabalho de formiguinha feito pelas federações regionais, que deram credibilidade para a UAEJJF. Fizemos doações de US$ 200 mil para o hospital do câncer e o Parajiu-Jitsu. O Sheik estava assistindo e ficou feliz com as doações. Estamos afetando o Brasil também.

    – Presença do presidente Bolsonaro no Grand Slam

    O presidente Jair Bolsonaro veio nos atender. Ele é um cara cotado para estar em vários lugares, mas veio aqui nos prestigiar. Aqui no Brasil, o Jiu-Jitsu é uma modalidade bem esquecida. Espero que ele, no mandato, tenha uma atenção especial ao nosso esporte e que o Ministério dos Esportes nos reconheça como esporte, porque eles não sabem se é dança ou outra coisa. Que reconheçam que o Jiu-Jitsu. O mundo inteiro reconhece, mas aqui não. Dentro da família dele (Bolsonaro) tem vários praticantes. O sobrinho, amigos que são faixa-preta, o advogado dele também é. Toda a polícia federal, que estava com ele, é praticante de Jiu-Jitsu. Acredito que seja um ponto positivo para o nosso esporte.

    Calendário – Grand Slam 2019/2020

    1ª etapa: Moscou, Russia – 15/16 Junho de 2019 – Arena Triumph

    2ª etapa: Tóquio, Japão – 27/28 Julho de 2019 – OTA Gymnasium

    3ª etapa: Los Angeles, Estados Unidos – 21/22 Setembro de 2019 – LA Convention Center

    4ª etapa: Rio de Janeiro, Brasil – 1/2/3 Novembro de 2019 – Arena Carioca

    5ª etapa: Abu Dhabi, UAE – 16/17/18 Janeiro de 2020 – Mubadala Arena

    6ª etapa: Londres, Inglaterra – 7/8 Março de 2020 – Copper Box Arena

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome