Faixa-azul finaliza preta e organizador da Copa Podio mira novo desafio; assista

    Mica Galvão, faixa-azul, finalizou faixa-preta em uma superluta na Orange League (Foto Lucas Benatti)

    Por Yago Rédua

    No último domingo (13), em São Paulo, aconteceu a edição do Orange League Brasil – um campeonato experimental da Copa Podio que busca descobrir novos valores dentro da arte suave espalhados pelo mundo. O momento mais aguardado foi a superluta entre o Mica Galvão, faixa-azul, e o faixa-preta Leandro Rounaud, que teve um fim surpreendente.

    Mica, de 15 anos, que chegou na faixa azul há pouco tempo, pegou o braço do faixa-preta, de 23 anos, e encaixou a finalização. Leandro Rounaud, porém, não quis bater para decretar desistência quando a posição ajustou e acabou sofrendo uma séria lesão no braço.

     

    Visualizar esta foto no Instagram.

     

    Super Fight! The Orange League Brazil

    Uma publicação compartilhada por Fighteria (@fighteria.tv) em

    Em entrevista à TATAME, Jéferson Mayca, presidente da Copa Podio e idealizador da Orange League, contou sobre o que a finalização de um faixa-azul sobre um faixa-preta deixa de mensagem para a arte suave. Além disso, revelou que Mica vai participar de um novo desafio no futuro contra outro faixa-preta, mas ainda sem uma data definida.

    “Eu simplesmente casei a luta, porque os dois tinham chances. Conhecendo a técnica do Mica e a do Rounaud, sabia que seria uma luta parelha. Um menino que treina há oito ou dez anos, chega na faixa azul em um nível técnico muito avançado em relação aos outros que estão na faixa azul e começaram a treinar há dois anos. Sem preconceito, só para as pessoas refletirem. O Mica vai enfrentar outro faixa-preta”, disse Mayca, que prosseguiu.

    “O importante, que eu acho também, é que o Jiu-Jitsu esportivo tem que ser encarado diferente do Jiu-Jitsu pedagógico, com professor, técnica… São diferentes”, encerrou.

     

    Visualizar esta foto no Instagram.

     

    É azul! Mica venceu a super luta da The Orange League Brazil.

    Uma publicação compartilhada por Copa Podio (@copapodio) em

    39 COMENTÁRIOS

    1. Sinceramente gostaria de saber qual o real objetivo desse tipo de desafio. Provar que os faixas pretas não merecem respeito ou elevar o ego de um moleque a ponto de se achar melhor que um faixa preta?
      O fato de um menos graduado finalizar um faixa preta no meu ponto de vista não faz dele um mestre. Existem outros aspectos, extra tatame inclusive, que são determinantes para formação de um faixa preta.
      Tempos estranhos esse que vivemos.
      Sem tirar o mérito do Mica Galvão, seria interessante vê-lo lutando contra os Myao, os Mendes, Isaque Baiense, Bruno Malfacine, ou seja, os faixas pretas top de linha, para vermos se ele é tão top assim.
      Osss

      • Faixa preta não pode participar de fofocas de disse me disse e tem que ser reconciliador e deixar o ego de lado essas qualidades que formam um grande mestre temos que resgatar a essência da cultura oriental.

      • Queridos sou judoca a 26 anos o próprio Jigoro Kano, criador do judo sempre ensinou que a faixa só serve para segurar o quimono. O que faz do praticante da arte marcial um mestre são suas ações e não a cor da sua faixa. Eu enquanto faixa roxa ou marron de judo ganhei de muitos faixas preta em campeonatos ( no judo existem torneios em que faixas roxas marrons e pretas lutam entre si) e nem por isso foi demérito para quem eu derrote pois no torneio seguinte era a vez dele. Parem com essa história de ficar enaltecendo cor de faixa. Valorizem as atitudes . O grande mestre Hélio Grace falava a mesma coisa, faixa só serve para segurar as calças. Lógico que o respeito entre graus deve existir porém em uma competição vale a técnica perfeita na hora perfeita. Lembrem do maior provérbio de um samurai . Por traz da faixa preta existe sempre um faixa branca. Vejam os atletas mais velhos e vai entender. Bom ano

    2. Uma perda de tempo. Ver luta de azul com marrom, preta com marrom, preta com azul, então, então qual o sentido da graduação, melhor ficar 15 anos na faixa azul e depois ir duelar com um faixa preta recém formado. Egocentrismo, e isso mostra o quanto as a academias hoje estão vendendo faixa, graduando alunos com pouco tempo de experiência e passando tais vergonhas.

    3. Um faixa azul nao pode vencer um faixa preta?? ou um aluno nao pode vencer aeu mestre?? Tem cada faixa preta so H por aí, que nem era pra ser faixa preta. Nínguem é imbativel, Anderson Silva, José Aldo, Mike Tysson, etc.

    4. Ricardo presta atenção no que tá escrito no texto ele disse que o menino treina há 8 anos mas pegou a faixa azul a pouco tempo

    5. O Mica treina desde os 4 anos de idade e respeitou todas as faixas, tem uma vida de atleta, sua alimentação e extremamente balanceada e é obstinado por treinar além disso tem o acompanhamento 24h do pai que também e faixa preta, além disso ele tem uma irmã campeã e um irmão campeão categoria e absoluto com kimono e sem kimono.
      Pra finalizar ele é de Manaus né, onde você encontra uma academia de jiu-jitsu em cada esquina.
      Acompanhe os atletas:
      @diogoreisbjj
      @micaelgalvaojj
      @samygalvaojj
      @melquigalvaobjjschool
      @nabil_jiujitsu

    6. so se ele começou a treinar cm 7 anos de idade. e nao vejo o por que de colocar um faixa azul contra um faixa preta.. quero ver ele lutar cm um faixa preta ponta de linha .. Sem desmerecer o faixa preta que perdeu. Sera se ele esta em ritimo de competição.. em ritimo de lutas ou e um faixa preta de academia que so da aulas e treina somente por amor a arte e nao para lutar..

    7. naum tem jeito nos infernos de um Azul quebrar o braco de um preta a Azul se pega em 2 anos se o leke for bom ,treinar por 8 anos faz dele muito mais do que um simples Azul pra mim esse muleke e preta tambem 1 dan ja esta de bom tamanho, porra a mae do leke naum pagou os exames de faixa ?isso esta muito estranho sinistro igual a finalizacao do frank mir no querido minota como e que ele e bom se demorou 8 anos na Azul?alguem pode me explicar por favor? ja deichou geral boladaum no bagui huehuehue osssss kkkkkk

      • Tem gente que começa praticar Jiu-Jitsu depois de velho e nem procura conhecer como é a graduação dos infantis, só pode!! ele não está a 8 anos na azul, está a 8 anos treinando. Hoje um adulto treinando a 8 anos vai estar na marrom ou preta. Uma criança iniciando com 4 anos, vai percorrer por 12 faixas até chegar a faixa azul aos 15/16 anos e só vai pegar a preta no ano que completa 19, serão 15 anos de treino, com certeza será um faixa preta muito melhor do que o cara que começou no adulto e foi da branca direto para a azul! E se o cara for competidor então meu amigo, não me espanta nenhum pouco ele ter vencido esse faixa preta. Mas tem um pouco de falta de responsabilidade da organização do evento colocar um juvenil lutar com um adulto, se a lesão fosse no garoto teriam sérios problemas.

    8. Se fosse o contrário e quem tivesse com a seria lesão fosse o Mica, com certeza a lição que teríamos seria outra. Quem lembra do Gabrielzinho? menor de idade participando de campeonato de adulto.

      https://www.google.com/amp/globoesporte.globo.com/es/noticia/2017/03/gabriel-diniz-lanca-camisas-de-fight-wear-desenhando-com-o-queixo.amp

      Digam o que quiserem, temos que ser mais responsáveis nesses desafios.
      Parabens Mica, porem vc nao tem ideia do risco que vc correu.

    9. Se fosse o contrário e quem tivesse com a seria lesão fosse o Mica, com certeza a lição que teríamos seria outra. Quem lembra do Gabrielzinho? menor de idade participando de campeonato de adulto.

      https://www.google.com/amp/globoesporte.globo.com/es/noticia/2017/03/gabriel-diniz-lanca-camisas-de-fight-wear-desenhando-com-o-queixo.amp

      Digam o que quiserem, temos que ser mais responsáveis nesses desafios.
      Parabens Mica, porem vc nao tem ideia do risco que vc correu.

    10. Ele foi graduado no momento certo, meu filho por exemplo ficou na faixa verde por 4 anos até ter a idade de pegar a faixa azul segundo os critérios da IBJJF, hoje compete em alto nível tanto no judô onde é Marrom como no BJJ. Enfim tem uma molecada sinistra vindo por ai, ele foi respeitoso e preocupado no final da luta com a condição do faixa preta que se lesionou. Enfim o esporte está evoluindo e com essa meninada toda vindo por ai!

    11. Ele passou pela branca, cinza, amarela, laranja e verde, ao longo dos 8 anos que treina. Esse mlk tem 15 anos, começou a treinar aos 7. Lembremos que a graduação até os 16 anos é diferenciada. Técnica apurada, azul na cintura. Parabéns ao mlk!

    12. Esse menino corre risco o próximo preta que ele enfrentar vai querer arrebentar pra não restarem duvidas do que um preta e capaz e acabar com essa palhaçada.

      • Amigo, mesmo sendo casada, era uma luta; o Black Belt não deu moleza pro garoto não! Fosse assim, e o resultado fosse o contrário, estariamos todos criticando o Preta que não havia feito mais que sua obrigação em vencer um menos graduado! Não desmereça a Vitória do Azul.

    13. Entre os 4 e os 15 anos são 5 faixas antes da azul, branca, cinza, amarela, laranja e verde, fora os graus de cada faixa partindo da cinza, tem a cinza c branco, toda cinza e cinza c preto, ai troca, acontece o msm sistema c todas as faixas antes da azul….ou seja se ele tem 15 anos, acabou de pegar a azul msm

    14. rapaziada, o faixa preta foi displicente com o garoto , um preta vem tomando essas posições desde a branca , então a leitura futura do movimento do oponente é quase automática , o jiujitsu propociona isso , não se defendeu adequadamente , golpe encaixado não tem defesa , só a desistência. Agora não tirando o mérito do garoto azul , ( pouco conhecimento da arte marcial ) sabe UM CONJUNTO LIMITADO de posições ,faz com eficiência , não tem um conhecimento mais aprofundado das técnicas e sua variantes. só de algumas e faz com eficiência, isso no treino se chama repetição no movimento. FAIXA PRETA TEM QUE SER RESPEITADO. um só movimento técnico efetuado com eficiência não pode se sobrepor a uma historia dentro do jiujitsu ou dentro de qualquer esporte …

    15. Tão lindo os comentários a respeito do nosso esporte, mas a pergunta que não quer calar é: o faixa preta entrou nessa luta de graça?
      O muleque está certo caiu pra dentro, queria eu que na infância tivesse a oportunidade de começar treinar, ele está voando um atleta tem que conhecer suas limitações a culpa de estar lesionado é do faixa preta. Para posição encaixada existem duas opções: lesão ou desistência, seu ego é quem decide… Ossss

    16. Na minha opinião o Mlk “Mica” não tem culpa de nada e tem gente o criticando, tem as idades e tempos a serem respeitados, e por isso ele ainda é AZUL. Agora a única coisa que não vejo a necessidade é de colocar para lutar contra Faixa Preta em evento, seria para mostrar ou provar algo?? Sei lá!!!

    17. Se ele tem 15 anos é da categoria infanto juvenil e não poderia ser azul que é uma graduação a partir de 16 anos quando ele passa a ser da categoria juvenil. Com 15 anos e treinando a 8 anos ele teria que ter começado com 7 anos e tem que ser um fenômeno para ter adquirido tanta técnica com tão pouca idade.

    18. Sou Faixa Preta de Karatê. Admiro o Jiu Jitsu, como defesa pessoal, apesar de nao ser praticante ainda. Meu comentário é que O Faixa Preta sempre será respeitado, em qualquer arte, independente desta competição, na qual o Azul finaliza o Preta. A maturidade, os conceitos e a ética da arte marcial, desde os primórdios dos ancestrais das artes, tem que ser mantidas. Parabéns ao Faixa Azul, mas isto nunca vai desmerecer um FAIXA PRETA. Oss!

    19. Sou Faixa Preta de Karatê. Admiro o Jiu Jitsu como defesa pessoal, apesar de nao ser praticante ainda. Meu comentário é que O Faixa Preta sempre será respeitado, em qualquer arte, independente desta competição, na qual o Azul finaliza o Preta. A maturidade, os conceitos e a ética da arte marcial, desde os primórdios dos ancestrais das artes, tem que ser mantidas. Parabéns ao Faixa Azul, mas isto nunca vai desmerecer, nem jamais diminuir um FAIXA PRETA. Oss!

    20. estamos na merda…, faixa azul com 8 anos de treino, professor que não respeita nem o tempo de treino do aluno nem a sua evolução técnica para reconhecer a a sua graduação em faixa superior , eventos que se promovem em cima dessas anomalias … para ganhar mídia … vamos parar aonde ???, evoluir na faixa é só aplicar com eficiência algumas técnicas combinadas…??? é esse o caminho para o jiujitsu ….????

    21. com a resposta os oportunistas …. lembrando ..para um azul bom …a faixa roxa …..grandes lutas estarão lhe esperando nesta categoria….

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome