Tradicional berço de campeões nas artes marciais, academia Upper recebe promessas do Wrestling

Pedro Rocha com o treinador Daniel Pirata no Centro de Treinamento da Upper (Foto: Karen Terahata)

Reconhecida por formar lutadores mundialmente renomados, como os lendários Pedro Rizzo e José Aldo, a academia Upper, localizada no Flamengo, bairro da Zona Sul do Rio, recebe diariamente em seus treinos dezenas de atletas profissionais e amadores, que buscam o que há de melhor em estrutura e qualidade técnica. É o caso de Thamires Machado e Pedro Rocha, que participaram do Trials de Wrestling, no Parque Olímpico. A seletiva definiu a equipe brasileira para as primeiras competições internacionais de 2019.

Aos 18 anos, Thamires é a atual campeã nacional de Luta Olímpica na categoria até 68 kg. No Trials, tornou-se campeã juvenil e garantiu participação na pré Seleção Brasileira.

Moradora da comunidade do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, Thamires se desloca diariamente até o centro de treinamento da Upper para treinar com seu técnico Daniel Pirata: “Fui apresentada ao Pirata na Confederação. Desde então treino com ele e só venho crescendo. Meu objetivo agora é lutar bem o Brasileiro em março e permanecer com a vaga para representar o Brasil no Pan-Americano Juvenil na Guatemala”, projetou.

Treinador da Seleção Brasileira de Wrestling no estilo livre, Daniel Pirata aposta em um futuro brilhante para a pupila: “Conheci a Thamires por intermédio dos professores Fabrício Xavier e Johnson Teixeira, que são meus amigos e trabalham em parceria comigo, descobrindo e treinando jovens talentos. A Thamires é um desses talentos, uma atleta extremamente forte, com coração de leoa. Ainda vai muito longe”, garantiu.

Também aluno do Pirata, Pedro Rocha, de 25 anos, treina diariamente na Arena Upper. Atleta da Seleção Brasileira de Luta Olímpica e terceiro sargento da Marinha do Brasil, ele é medalhista pan-americano nas categorias cadete e juvenil, representou o Brasil nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, e também conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Tradicional de Wrestling na Bielorrússia em 2016.

Campeão no Trials, na categoria até 86kg, Pedro agora se prepara para disputar o Pan-Americano de Wrestling em Buenos Aires, na Argentina. A competição funcionará como seletiva para os Jogos Pan-Americanos que acontecerá em Lima, no Peru. “O Wrestling é minha vida, é o que eu amo fazer. Treino com o mestre Pirata desde os meus 14 anos com o desejo de participar de uma olimpíada e me dedico totalmente a esse objetivo. Vou dar o meu máximo para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020”, destacou.

Para o treinador Pirata, investir nas categorias de base é essencial para obter resultados expressivos. “Esses meninos são provas vivas de quanto é importante investir desde cedo no desenvolvimento desportivo. A Upper é um celeiro de lutadores e tenho certeza de que teremos grandes resultados a níveis nacionais, internacionais e olímpicos, tanto na Luta Olímpica quanto em outras modalidades que são praticadas aqui no CT”, encerrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome