Comitê ignora protestos e exclui Caratê das Olimpíadas de 2024, em Paris; saiba

O Caratê estará fora das Olimpíadas de 2024, que serão realizadas em Paris (Foto Getty Images)

Uma má notícia foi confirmada para os fãs de Caratê. A modalidade acabou sendo deixada de fora da lista de esportes escolhida pelo Comitê responsável para as Olimpíadas de 2024, que vão acontecer em Paris, capital da França. E mesmo com a campanha realizada pela Federação Mundial de Karatê (WKF), o apelo foi negado e a saída do esporte está mantida.

Logo após a notícia da exclusão do esporte na lista das Olimpíadas de 2024, a WKF tentou um recurso junto ao Comitê Olímpico para fazer com que a modalidade entrasse na lista dos novos esportes como Skate, Escalada, Surfe e “Breakdancing”. Entretanto, o apelo foi negado pelo Comitê, que ressaltou que não foram apresentados quaisquer elementos novos e convincentes que pudessem mudar a opinião anterior a respeito da decisão.

O ponto final na exclusão, porém, é considerado polêmico em vários pontos de vista, mas em especial destacam-se dois. O primeiro é que o esporte vai estar nas Olimpíadas em 2020 e já foi excluído do programa olímpico. Além disso, muitos foram pegos de surpresa pela forte cultura do Caratê na França, que é um dos líderes mundiais na modalidade.

Em nota oficial ao site da Federação Mundial de Karatê, o presidente da entidade Antonio Espinos lamentou profundamente a exclusão. Segundo ele, a Federação acreditava que havia concluído todos requisitos necessários para concluir o sonho, que não será realizado.

“Acreditávamos que tínhamos cumprido todos os requisitos e que tínhamos as condições perfeitas para o Caratê ser adicionado ao programa olímpico. No entanto, aprendemos hoje que nosso sonho não será concretizado. A França é um dos países mais fortes do Caratê. Nós tínhamos esperanças de estar em Paris em 2024 devido à força e popularidade do nosso esporte no país, mas isso não será possível”, lamentou o presidente Antonio Espinos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Visto que o caratê está no programa dos Jogos Panamericanos, Asiáticos e Africanos já há um bom tempo, e que a França tem bons atletas na modalidade, é realmente de se lamentar tal decisão.
    Entretanto…. é preciso lembrar que o regulamento olímpico prevê a inclusão de até 05 esportes opcionais a critério exclusivo dos organizadores e que tais esportes não tem garantia de permanência no programa seguinte.
    Uma pena, realmente lamentável…. ver esportes tao conhecidos e populares como a patinação, o beisebol e o caratê … sendo excluídos em favor dos questionável breakdancing e da monótona e confusa escalada esportiva.
    Resta torcer para que o comitê de Los Angeles olhe para a popularidade do caratê nos Jogos Panamericanos e volte a incluir a modalidade.

  2. A França é rancorosa as denuncias de corrupção no comitê olímpico japonês com processo correndo na França deve ser o principal motivo, a França deve ter ficado ressentida com a denuncia de compra de votos por parte do dirigente japonês.

  3. Absurdo isso, karate tem milhões de praticantes mais que o taekwondo e mais antigo, agora skate, surf e escalada?… Para jogos olímpicos, quem vai ter saco para ver escalada?

  4. A WKF fez mesmo todos os esforços? Interesses financeiros apenas!!!!$$$$$. Várias federações ficam de fora e a WKF se acha a única representante do karatê no planeta, sendo que as outras federações internacionais têm muito mais atletas filiados. Enquanto perdurar a falta de diálogo e a falta de acordos entre os vários representantes e federações de karatê no mundo, o sonho do karatê como esporte olímpico estará cada vez mais distante.

  5. putaria isso naum existe arte marcial melhor o que existe sao atletas melhores no estilo deles garfaram o karate sacanajem o wrestling judo e taekwondo podem?segregaram o karate kid mais esse vai ressurgir do nada kkkk

  6. Olha estou sem palavras,sinceramente eu ñ gostei da decisão do karatê e até outras artes marciais serem excluídas das olimpíadas!assim com surf,escalada,tbm tem pessoas q curtem e praticam artes marciais!muito injusto.?

  7. Nosso esporte e considerado uma arte Milena altentica,e está dominado ótimas tecnas e poderia sim está incluída nais Olímpia.
    Lastimável que as equipes não viram estás metas

  8. O Karatê esta acima de chorar , se foi rejeitado por meros comitês olímpicos , gente nós temos o Campeonato Mundial de 2 em 2 anos vamos valorizar e investir nos Mundiais !!! Nós sobre viveremos se não tivermos Olimpíada . A vida do karateca está no karatê e na sua prática diária , e não em um conjunto de esportes de 4 em 4 anos , e Deus nos abençoe com Olimpíada ou sem ela , esta é minhã opinião oss .

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome