CBW promove campo de treinamento de Wrestling para capacitação de atletas brasileiros no Parque Olímpico

(Foto: Confederação Brasileira de Wrestling/Divulgação)

A Confederação Brasileira de Wrestling, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, promove entre os dias 24 a 27 de março, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, o primeiro Campo de Treinamento Nacional da modalidade. A iniciativa pioneira no Wrestling visa aproveitar as datas próximas aos campeonatos nacionais para capacitar treinadores e atletas de todas as regiões do país.

No total, além do Distrito Federal, treze estados participarão da ação comandada por dois treinadores de renome internacional. O cubano Angel Torres chefiará o estilo greco-romano e o búlgaro George Kalchev será responsável pelos estilos livre e wrestling feminino.

“É uma iniciativa excelente realizar esses tipo de campo de treinamento com concentração para aumentar o conhecimento técnico e teórico de atletas e treinadores sobre o Wrestling. Essa vivência terá um impacto profundo no desenvolvimento de todos e com certeza refletirá positivamente no futuro”, elogiou Angel, que passou por todas as etapas de treinador em Cuba, auxiliando na formação de campeões olímpicos até receber o convite para trabalhar no Brasil em 2008. Em 2011, virou treinador-chefe da equipe nacional.

George Kalchev é outro treinador com vasta experiência internacional. Depois de ser medalhista mundial e campeão europeu na categoria até 57kg do estilo livre, o búlgaro trabalhou na Federação norte-americana de Wrestling e decidiu espalhar conhecimento pelo mundo. Depois de levar seu programa de treinamento para a Mongólia, Kalchev revela o que pretende abordar no Brasil e diz pretender ir além das questões técnicas.

“Sou produto de uma das melhores escolas de Wrestling do mundo e posso falar por meses do estilo búlgaro de lutar. Para os atletas, vou começar vendo o nível que estão e tentar ser bem prático para ser entendido mais facilmente por eles. Já para os técnicos, vou passar também a filosofia, não só técnica. O mais importante é que eles aprendam a parte tática e psicológica da preparação e comecem a trabalhar usando o modo individual de trabalho e construam o estilo de cada lutador”, disse Kalchev, formado na escola do Exército (CSKA).

Como o Campeonato Brasileiro Júnior acontece neste sábado (23), na Upper Arena, também na cidade do Rio, as atividades serão destinadas aos atletas e treinadores desta categoria. A expectativa da Confederação Brasileira de Wrestling é promover outras ações sempre na semana seguinte dos torneios nacionais para capacitar outras faixas etárias. Os estados que participarão da primeira edição do Campo de Treinamento são: Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, e São Paulo, além do Distrito Federal.

Confira a programação do Campo de Treinamento

24/3 – domingo
9h às 10h30 – treino dos dois estilos em conjunto
15h às 16h30 – estilo greco-romano
16h30 às 20h – estilo livre e wrestling feminino

25/3 – segunda-feira
8h30 às 10h30 – estilo livre e estilo greco-romano
15h às 16h – palestra sobre antidoping com o advogado Marcelo Franklin
16h30 às 18h – estilo livre e wrestling feminino

26/3 – terça-feira
8h30 às 10h – estilo greco-romano e estilo livre
15h às 16h30 – estilo greco-romano
16h30 às 18h – estilo livre

27/3 – quarta-feira
8h3- às 10h – treino de encerramento ambos os estilos

Foto 1 – Atletas treinam no Parque Olímpico (Arquivo/COB)
Foto 2 – Angel Torres em aula de wrestling (Arquivo pessoal)
Foto 3 – George Kalchev e Battsetseg Soronzonbold, campeã mundial em 2015 até 63kg (Arquivo Pessoal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente
Seu nome