Embalado por sete vitórias, Ponzinibbio destaca ‘mudança’ através do Coaching Esportivo

por: TATAME | @tatameofficial
Publicado em 02/04/2019
Embalado por sete vitórias, Ponzinibbio destaca ‘mudança’ através do Coaching Esportivo

publicidade

O crescimento de Santiago Ponzinibbio no UFC é evidente: com sete vitórias consecutivas, o lutador subiu de forma considerável no ranking dos meio-médios da organização e já é o nono colocado. A última derrota foi ainda em junho de 2015, quando perdeu por nocaute técnico para o americano Lorenz Larkin.

A grande mudança de Santiago dentro da organização desde aquela noite passa por Nell Salgado e o trabalho de Coaching Esportivo realizado com o argentino, como o próprio conta a seguir.

“Quando comecei a trabalhar com ela, eu vinha de uma derrota e faltava três semanas para a próxima luta. O médico me dizia para eu não lutar, eu não conseguia treinar e sofri para perder peso, mas fiz uma ótima luta e venci por nocaute no primeiro round. Com certeza o trabalho dela fez diferença desde o começo”, declarou o lutador, referindo-se à vitória sobre o sueco Andreas Stahl, em dezembro de 2015.

Nell Salgado é referência no meio do coaching esportivo e se destaca pelo trabalho com a judoca Rafaela Silva antes da conquista da medalha de ouro olímpica, em 2016, no Rio de Janeiro.

“Quando começamos, ele (Ponzinibbio) vinha de uma derrota. Nosso foco sempre foi o cinturão e continua sendo. A cada luta fazemos um ajuste mental para o adversário específico: estudamos as características junto com a equipe do atleta e montamos uma estratégia para aliar a preparação mental à performance. Temos uma estratégia para cada minuto de cada round. Ele precisa estar no controle o tempo todo, e para isso, o foco tem que ser ele”, disse Nell.

Com o acompanhamento da Coach, foram sete lutas e sete vitórias, quatro delas por nocaute, sendo três ainda no primeiro round. Com tamanho resultado, Santiago Ponzinibbio não esconde a importância de Nell nesta sequência.

“O trabalho de Coach de alto rendimento é muito importante, é algo que só tem a somar. Não tem uma matemática, cada atleta tem a sua necessidade diferente. Eu sou um cara que tem motivação de sobra, mas sempre carreguei muita responsabilidade na minha carreira, estive longe da minha família, com treinos desgastantes. Ter alguém com quem conversar me ajuda a liberar essa pressão, relaxar e colocar para fora alguns pontos que, de repente, estão guardados. São sete lutas e sete vitorias no maior evento do mundo, o trabalho está sendo bem feito”, declarou.

Santiago Ponzinibbio tem cartel de 28 vitórias e três derrotas no MMA profissional, e aguarda pela confirmação de uma possível luta contra o brasileiro Rafael dos Anjos. Os dois já vêm se provocando há algum tempo e o argentino cobrou o confronto no início do ano.

Veja também

publicidade

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade