Brasileiros vão bem em card preliminar do UFC Rio; Minotouro é a única exceção

por: TATAME | @tatameofficial
Publicado em 11/05/2019
Brasileiros vão bem em card preliminar do UFC Rio; Minotouro é a única exceção

publicidade

Por Diogo Santarém e Mateus Machado

O card preliminar do UFC 237, que acontece neste sábado (11), no Rio de Janeiro, começou com domínio total dos brasileiros. A exceção ficou por conta de Rogério Minotouro, nocauteado pelo americano Ryan Spann ainda no primeiro round. Nos demais combates, cinco vitórias para o Brasil e um triunfo de Clay Guida sobre BJ Penn por decisão unânime dos jurados em encontro de veteranos.

Os destaques ficaram por conta das estreantes Viviane Araújo e Luana Dread, ambas vitoriosas após grandes atuações, e de Warlley Alves, que derrotou Serginho Moraes por nocaute com um uppercut certeiro no último round. Além do trio, Raoni Barcelos também brilhou ao superar Carlos Huachin por nocaute técnico no segundo assalto da luta.

Spann bate ‘lenda’ Minotouro em minutos

O americano Ryan Spann precisou de menos de um round para nocautear Rogério Minotouro no duelo que fechou o card preliminar do UFC Rio. Os dois começaram indo para a trocação franca, até que Spann conseguiu derrubar e cair por cima do brasileiro. Minotouro, no entanto, levantou e voltou a oferecer perigo, mas ao ser acertado por um uppercut de esquerda, caiu semiapagado. Ryan, então, apenas completou o trabalho no ground and pound. Foi o sexto resultado positivo seguido do americano – segundo no Ultimate -, que fez questão de pregar seu respeito ao brasileiro após a disputa.

“Esse homem é uma lenda, então eu queria lutar com respeito. Sei que ele é capaz de qualquer coisa, e apesar de eu ser favorito para vencer no papel, sabia que ele podia surpreender. Eu vi que o machuquei com a mão direita, sua defesa mudou, então eu joguei de novo, acertei um uppercut e venci”, disse Ryan ainda no octógono.

Ryan Spann venceu a lenda Minotouro por nocaute técnico (Foto Getty Images / UFC)

Thiago Moisés domina Kurt e se recupera

Vindo de derrota em sua estreia oficial no UFC, em dezembro passado, quando acabou superado por Beneil Dariush, o peso-leve Thiago Moisés deu a volta por cima com estilo neste sábado, no card do Rio de Janeiro. Contra o americano Kurt Holobaugh, Thiago soube resistir aos ataques no chão e, aos poucos, foi tomando conta da luta, mantendo assim até o término dos três rounds. No fim, sem sustos, o brasileiro de 24 anos foi declarado vencedor por decisão unânime dos jurados.

Warlley Alves nocauteia Serginho Moraes

Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Serginho Moraes entrou no jogo do trocador Warlley Alves e acabou se dando mal. Em combate pela divisão dos meio-médios, Warlley apostou nos chutes – altos e baixos – e foi castigando Serginho durante os rounds. O paulista até tentou algumas investidas para levar o combate ao chão, mas sem sucesso. Quando a luta já estava no último assalto, Warlley encurralou Moraes na grade e, com um preciso uppercut no queixo, nocauteou o adversário. Triunfo e festa do carioca Warlley no Rio.

BJ Penn não foi páreo para Clay Guida e acabou derrotado (Foto Getty Images / UFC)

BJ fica sem gás e tem sétimo revés seguido

No aguardado duelo entre os veteranos BJ Penn (40 anos) e Clay Guida (37 anos), melhor para o “Carpinteiro”. BJ até começou bem, tentando dominar o centro do octógono e apostando na luta em pé – apesar de ter no Jiu-Jitsu seu ponto forte. No decorrer do combate, porém, sua aposta cobrou, e a medida em que o havaiano ficava sem gás, Guida ia crescendo. No terceiro e último round, o americano fez valer sua superioridade física, apertou o ritmo e quase derrubou Penn antes de ser anunciado vencedor por unanimidade. O revés foi o sétimo seguido da lenda BJ Penn, enquanto Clay se recuperou após ser superado por Do Bronx em sua última luta.

Luana domina as ações e derrota Pedrita

A estreante Luana Dread pareceu sempre um passo à frente de Priscila Pedrita no confronto entre elas, pelo peso mosca. O primeiro round foi o mais parelho, com ambas indo para a trocação. Porém, a partir do segundo, a paulista Dread – oriunda do “Contender Series Brasil” – tomou conta das ações e castigou Pedrita, chegando perto de definir o combate. No fim, após três rounds, Luana foi declarada vencedora por decisão unânime dos jurados e somou sua sexta vitória como lutadora profissional.

Luana Dread estreou com vitória no UFC após dominar Pedrita (Foto Getty Images / UFC)

Barcelos atropela Huachin e engata a trinca

Na segunda luta da noite, pela divisão dos galos, Raoni Barcelos não tomou conhecimento do peruano Carlos Huachin. Depois de um primeiro round mais estudado, mas onde o brasileiro foi superior e acertou bons golpes, Raoni foi com tudo para cima, levou Huachin para o chão e, após quase encaixar um katagatame, selou a vitória no ground and pound. Triunfo por nocaute técnico importante para o carioca, que chega ao seu terceiro resultado positivo seguido no Ultimate e deve subir no ranking.

Vivi Araújo impressiona em estreia de gala

Estreando na maior organização de MMA do mundo, Viviane Araújo, ex-campeã do Pancrase, não sentiu pressão alguma após aceitar o combate no UFC Rio com apenas quatro dias de antecedência. Diante de Talita Bernardo, a brasiliense colocou pressão e dominou todos os rounds, até que no terceiro, acertou um potente cruzado de direita que levou Talita à lona na hora. Estreia com nocaute para Vivi e seu sétimo triunfo na carreira.

Vivi estreou com uma bela vitória sobre a compatriota Talita (Foto Getty Images / UFC)

RESULTADOS:

UFC 237
Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro
Sábado, 11 de maio de 2019

Card preliminar
Ryan Spann derrotou Rogério Minotouro por nocaute no 1R
Thiago Moisés derrotou Kurt Holobaugh por decisão unânime dos jurados
Warlley Alves derrotou Serginho Moraes por nocaute no 3R
Clay Guida derrotou BJ Penn por decisão unânime dos jurados
Luana Dread derrotou Priscila Pedrita por decisão unânime dos jurados
Raoni Barcelos derrotou Carlos Huachin por nocaute técnico no 2R
Viviane Araújo derrotou Talita Bernardo por nocaute no 3R

Veja também

publicidade

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade