Mundial 2019 gera debate após vistos negados: torneio deve voltar ao Brasil?

    Diferente dos estreantes, atletas que foram para mais edições, como Humphrevs, têm 'mais' facilidade (Foto IBJJF)

    Encerrado no último domingo (2), o Mundial de Jiu-Jitsu 2019, organizado pela IBJJF na Califórnia, Estados Unidos, reservou diversos momentos marcantes para os fãs da arte suave. Porém, apesar dos prós, uma reclamação tomou conta das redes sociais.

    A discussão em questão foi levantada após diversos lutadores brasileiros terem seu visto negado para entrar nos EUA e, assim, ficarem impedidos de disputar o Mundial, alguns passando até por situações constrangedoras na imigração (leia no post abaixo).

    Diante do cenário de dificuldade dos atletas para entrarem nos Estados Unidos – muitos, inclusive, possíveis campeões -, algo que já acontece há alguns anos e vem piorando atualmente, a discussão é sobre um retorno do Mundial para o Brasil, país de origem.

    Vale lembrar o que principal campeonato de Jiu-Jitsu do mundo teve sua primeira edição no Rio de Janeiro, em 1996, onde ficou por dez anos até se mudar para a Califórnia (EUA), em 2007, na 11ª edição, na Pirâmide de Long Beach. E você, o que acha caro leitor(a)?

    18 COMENTÁRIOS

    1. Poderia ser na Arena Olímpica sem
      Problema nenhum, o mundial deveria voltar para onde nunca deveria ter saído RJ capital do Jiu Jitsu.

    2. É só fazer uma simples análise, quem tem mais de dificuldade, o gringo para entrar no Brasil ou o Brasileiro entrar nos nos EUA? Onde fica melhor financeiramente para os atletas competirem, Brasil ou EUA? Minha humildade opinião é que hj o mundial é para quem tem condições financeiras, salvo os atletas que correm atrás de patrocínio e ajuda para competir e correr atrás do seu sonho. Vários atletas com nível para ser campeões mundiais não viajam por conta de grana ou visto! Imagina o nível do campeonato mundial aqui no Brasil, vários atletas nacionais de altíssimo nível, estrangeiros, seria uma coisa linda. Porém infelizmente, hj as federações só visam a parte financeira e não pensam no atleta.

    3. Acho que se fosse no Brasil seria mais desputado e teria mais atletas de alto nível tirando que tem muitos atletas que deixam de desputar por não ter condições financeiras.Até porque pra ir pra fora do Brasil é uma baita de uma grana, e eu garanto que seria um espetáculo top no Brasil.

    4. Acho que o Mundial deve voltar para o Brasil. Sei que fora do Pais é mais fácil de tentar viver do jiu-jitsu e concordo com todos o Brasileiro que saem do Pais para tentar a vida la fora. Eu acredito que o jiu-jitsu já saiu do Brasil, mas os campeonatos grandes não poderiam sair. Seria uma boa forma de fazer o pessoal de fora gastar uns dollares por aqui. Que é muito mais barato do que brasileiro gastar lá. Assim incentivaria mais o esporte no Pais de origem e permitiria a maioria dos brasileiros terem acesso a maior competição do Mundo.

      • Rindo acho q deve voltar para o Brasil 🇧🇷 sim! Muito mais atletas de ponta conseguiria participar e aumentar mais o nível do campeonato!
        Muitos não saem do Brasil por falta de grana! #mundialnobrasilnovamente
        Osss

    5. Os gringos tem grana de vim pra cá, já a maioria dos atletas que vão daqui para os EUA enfrentam uma grande dificuldade.

    6. Tinha q ser no Brasil, os gringo q moram nos eua ou Europa tem mais condições financeiras de viajarem ao Brasil dos que moram no Brasil irem até os Estados Unidos… muitos lutadores com potencial não chegam ao topo por essas dificuldades

    7. Sem sombra de duvidas, isso será um grande passo para o esporte, retornar aonde tudo começou, é só você ir no Brasileiro e ver o caldeirão que é, imagina um mundial??? Isso de ter somente nos EUA é errado, jiu jitsu é Brasileiro e tem que permanecer a tradição.

    8. Acredito que o mundial poderia ser no Brasil!! Até pelo fato de temos excelentes atletas que com certeza se destacaria nas competições e hoje estão em ocultos pelos fato de não terem condições de arcar com valor total da viagem, hospedagem e alimentação!! E fora a dificuldade de conseguir algum patrocínio… Oss

    9. o trump ta certo so entra quem tiver dinheiro uma raca de vigaristas putas e vagabundos naum podem entrar em pais nenhum nem a alemanha e a italia tambem naum querem essas putas racas facistas do brasil uns vermes fudidos so sabem roubar matar destruir a vida dos outros FUK BRAZIL 8ITCHES HAHAHAHAHA

    10. Uma pena ter acontecido isso.
      Mas se o campeonato fosse no Brasil, o próprio Brasileiro não ia dar muita importância, temos inúmeros campeonatos em todo o Brasil e não existe uma nota nos jornais, na televisão ou revistas… NADA. Está no EUA porque lá gera lucro, emprego e todo mundo quer ir pra lá!!!! no Brasil seria só mais um campeonato ….INFELIZMENTE.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente
    Seu nome