Desde o fim da década de 1980 envolvido com o Jiu-Jitsu, o carioca Rogério Gavazza é certamente um nome a ser citado quando o assunto é a profissionalização do esporte no Rio de Janeiro e no Brasil. Além do papel como professor, o faixa-preta também é responsável por liderar os trabalhos na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo e Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio.

Uma das mais respeitadas federações de arte suave do país, a FJJD-Rio completa dez anos em 2018, e para celebrar esta data, preparamos uma edição especial da TATAME sobre a história da Federação e de Gavazza.

Desde 2008, já foram mais de 130 passagens internacionais distribuídas, diversos campeões consagrados e muitas histórias marcantes. Para relembrar isso tudo, conversamos com Carlão Barreto, Sylvio Behring, GM Álvaro Barreto e GM João Alberto Barreto, todos figuras importantes ao longo desses dez anos.

Os professores e lutadores, é claro, também têm presença na TATAME #252, com declarações de feras como Marcio André, Jackson Sousa, Vinicius Amaral, Júlio Cesar Pereira, entre outras. Para fechar com chave de ouro, você ainda encontra artigos exclusivos sobre “sistema de treinamento integrado” e “arte suave antibullying”. Boa leitura e até a próxima!