Coluna da Arte Suave: a importância da alimentação visando o dia a dia do atleta e as competições; saiba

Publicado em 29/07/2019 por: Nilmon
Coluna da Arte Suave: a importância da alimentação visando o dia a dia do atleta e as competições; saiba

publicidade

Por Luiz Dias

Na minha academia, tento sempre agregar informações adicionais que possam melhorar o rendimento dentro e fora dos tatames dos meus alunos, melhorando a minha qualidade de vida e a deles. Aqui, focado em elevar o nível da Defesa Pessoal, temos a participação de professores de Muay Thai e Judô, por exemplo, e nessa semana, tivemos uma conversa com a Dra. Carla Maione, que nos deu informações importantes para direcionar o consumo e uso de suplementos e alimentos, visando o dia a dia do atleta e/ou sua preparação. 

Em uma conversa no dojo com a presença de lutadores de Jiu-Jitsu e Judô, a atenção e o nível de informação superaram a expectativa geral. Segue aqui alguns trechos de sua explanação, que é interessante para todos os lutadores, competidores ou não.  

“A alimentação do atleta é parte essencial da estratégia para obter ótimos resultados, variando de acordo com a modalidade praticada, a intensidade dos treinos, os horários e a aproximação das datas das competições. A quantidade de carboidratos e proteínas pode mudar de acordo com o tipo de treino, se é de ‘endurance’ ou de força e se o atleta está em um momento de focar no aumento de massa muscular ou perda de gordura”, disse.

“Os atletas que adotam hábitos nutricionais saudáveis reduzem a probabilidade de sofrer lesões por manterem um padrão mais alto de vida saudável. Sabemos que a adoção de uma dieta bem balanceada pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da força, da flexibilidade e da resistência (‘endurance’) cardiorrespiratória”, garantiu Carla.

Outra “dica” importante é focada para os lutadores no período pré-competitivo. Segundo a Dra. Carla, “as refeições pré-competição têm que proporcionar ao atleta energia alimentar suficiente e líquidos para a competição, levando em conta a digestão deste, mas o que realmente é importante é o que esse atleta vem consumindo durante vários dias antes da competição, e não tanto o que foi consumido três horas antes”. Todos nós temos que ser conscientes de nossa dieta, sempre tendo em mente que a dieta de um atleta, mesmo que de ponta, pode não ser a ideal para o outro. Um direcionamento correto da dieta, com a orientação de um profissional, sempre será melhor do que qualquer outra opção. Digo por mim mesmo, já que muitas vezes me perco com as mais variadas ofertas de pré e pós-treino e diferentes tipos de suplementos. Melhorar sempre a nossa qualidade de vida, em treinos e alimentos, creio ser o caminho. O Instagram da nutricionista que nos deu informações fundamentais para um melhor aproveitamento é @dra.carlamaione; confira.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://http://gasjj.blogspot.com//. Boa semana, bons treinos e até a próxima!  

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade