Estátua em homenagem a Carlson Gracie será inaugurada em agosto e idealizadores celebram conquista

por: TATAME | @tatameofficial
Publicado em 11/07/2019
Estátua em homenagem a Carlson Gracie será inaugurada em agosto e idealizadores celebram conquista

publicidade

Por Mateus Machado

Foram mais de dez anos de uma verdadeira batalha em busca de reconhecimento. Após muitas burocracias, a estátua em homenagem ao lendário Carlson Gracie, falecido em 2006, enfim, será exposta. A inauguração da escultura, a cargo do artista Edgar Duvivier, acontecerá no dia 12 de agosto, exatamente ao 12h, na praça Shimon Peres, em Copacabana, na esquina da Figueiredo de Magalhães com a Rua Tonelero, nas cercanias da estação de metrô Siqueira Campos.

Na próxima segunda-feira (15), às 15h, um outro fator marcará este importante acontecimento, quando a viúva de Carlson vai receber o certificado de adoção da estátua, no Palácio da Cidade, em Botafogo, entregue em mãos pelo prefeito do Rio de Janeiro.

Para celebrar o momento histórico, a TATAME conversou com Carlson Gracie Júnior, Rafael Bandeira e Maurício “Saddam” Carneiro, que ao longo dos últimos anos foram responsáveis por desenvolver o projeto e tirá-lo do “papel”, tornando o sonho de muitos fãs e admiradores do Mestre possível.

Confira:

Carlson Gracie Junior – titular e adotante do monumento

“Para a saída dessa estátua, foram 13 anos de trabalho árduo, até que o Governo aprovasse o projeto. Com a colaboração de todos os amigos, fãs, lutadores e admiradores do Mestre Carlson Gracie, conseguimos que essa estátua fosse aprovada e será instalada no dia 12 de agosto. Agradeço muito a todos os envolvidos e esperamos que isso seja uma boa referência para todos do Jiu-Jitsu e dos esportes de combate. Estamos, mais uma vez, provando que o esporte brasileiro está mais forte do que nunca”.

Rafael Bandeira (Elasticon) – responsável técnico pelo licenciamento

“Uma homenagem ao Mestre Carlson Gracie era necessária. Além de revelar novos talentos e treinar a maior equipe de lutadores de Jiu-Jitsu e Vale Tudo do mundo, ele popularizou o esporte. Para o licenciamento da estátua, minhas maiores preocupações foram que a cidade não tivesse nenhuma despesa e que fizesse parte do Circuito Cultural do Rio de Janeiro. Alcançamos nossos objetivos com a colaboração financeira dos alunos e amigos do Mestre Carlson, e contamos com a orientação da Fundação Parques e Jardins e da Secretaria Municipal de Conservação para criar uma interação entre o monumento e o visitante. Nesse caso, a mão da estátua estará na posição do tradicional cumprimento da equipe, o aperto de mãos com os dedos entrelaçados. Assim, o visitante terá a oportunidade fazer uma foto cumprimentando o Mestre Carlson”.

Mauricio Carneiro (Saddam) – idealizador do projeto

“O projeto inicial era de mudar o nome da Rua Silva Castro, uma pequena transversal da Figueiredo Magalhães, onde fica a academia. Havia um óbice, pois existe uma lei municipal que proíbe a troca de nome de logradouros batizados com nome de pessoas. Então, tivemos a ideia da estátua. Em 2009, demos entrada no processo administrativo, devidamente justificado e com cartas de apoio de diversas entidades desportivas, além da associação de moradores do Bairro Peixoto. Falamos com várias autoridades. Eu mesmo estive com o então alcaide, na época, falando sobre a estátua. Foram muitas reuniões. Conheci uns quatro secretários de conservação. Nos mantivemos firmes durante os 10 anos. Alteramos a proposta original, oferecendo que a estátua fosse bancada pelos alunos. Felizmente, no início do ano, tivemos um apoio decisivo. Já estávamos em contato com o Edgar Duvivier, que foi um dos escultores que fizemos tomada de preço. O escolhemos pelo seu trabalho das estátuas de Clarice Lispector e do Nelson Rodrigues. Ele comprou o barulho e começou a meter a mão na massa, antes mesmo do vitorioso financiamento coletivo que fizemos. Agora, a estátua já está em processo de fundição e conseguiremos fazer a inauguração no dia 12 de agosto, data em que Carlson comemorava seu aniversário (era dia 13, mas ele tinha aversão ao número).

Veja também

publicidade

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade