Coluna da Arte Suave: a importância de um bom treino para a evolução do seu Jiu-Jitsu; leia e opine

Publicado em 14/08/2019 por: Nilmon
Coluna da Arte Suave: a importância de um bom treino para a evolução do seu Jiu-Jitsu; leia e opine

publicidade

Por Luiz Dias

Hoje durante a aula, vi um aluno meu lutando sem a menor vontade. Parecia não querer lutar, não demonstrava a menor vontade. A vontade de vencer não parecia estar em sua mente naquele momento. Não demonstrava a menor energia em executar movimentos, muito menos um ataque. Essa visão da luta me irritou, porque a vida é uma luta diária.

Lutar Jiu-Jitsu, pra mim, é buscar a finalização. Os pontos ou vantagens vêm por consequência. Assistir à maneira como lutava demonstrava a total ausência de foco, concentração e vontade de vencer. Parei o treino e conversei com todos sobre a importância de se treinar com foco, com vontade de aprender, de vencer. De superar seus limites, e ao mesmo tempo essa vontade puxa os limites dos seus parceiros de treino.

Essa vontade de vencer é contagiante. Não acredito em quem diz que não se importa em perder. Foco e dedicação, meus amigos, buscar a evolução é nossa obrigação. Treinar por treinar não leva a lugar nenhum. Se considera seu parceiro de treino naquele momento “mais fraco”, treine tentando finalizações ou raspagens que ainda está sem confiança. Verá que será um excelente treino. Mas se for treinar sem vontade, está perdendo tempo. 

Podemos levar esse pensamento para a nossa vida pessoal também. Foco em vencer. O “vencer” pode ser colocar mais uma finalização ou raspagem em sua rotina de luta, no campo profissional e pessoal. Mas o principal, pensar no Jiu-Jitsu sem pensar em finalizar, não vejo como algo positivo. Para mim, cada treino é uma lição a ser aprendida, uma posição a ser testada, uma modificação em sua rotina a ser adquirida. Não importa se você é competidor ou não. Não importa se você é faixa-branca ou preta. Pisou no tatame, é hora de respirar fundo, esquecer o mundo lá fora e focar no nosso amado Jiu-Jitsu. 

Não entendo outro caminho que não seja em ir lutar com foco, com vontade de evoluir. Cada um em seu momento, mas a equipe se fortalece, se todos sentem que o sentimento de evolução é coletivo, e não de estar ali por treinar, sem puxar seus limites. Forçar seus pontos fracos para que se tornem pontos fortes, o importante é estar treinando. 

Muitos querem a graduação e alcançar a desejada faixa preta, mas quantos treinam com essa vontade? A caminhada é infinita. Eu não gosto de perder, e creio que ninguém gosta. Mas quando for treinar, pense e foque no seu treino naquelas horas. Não desperdice seu treino em treinando por treinar. Treine, treine com foco e pense que cada treino é mais um passo dado para chegar nos seus sonhos, suas metas. Pense que, enquanto você treina por treinar, tem lutadores treinando com todas as suas forças para alcançar por vezes o mesmo objetivo que você deseja. Lute sempre dando o melhor de você. A endorfina que esses treinos te trarão não tem igual, e tenha certeza, só quem treina Jiu-Jitsu sabe. Não vamos mais perder treinos, vamos é ganhar mais, evoluir, aprender e ensinar.

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://http://gasjj.blogspot.com//. Boa semana, bons treinos e até a próxima!   

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade