Com nove atletas, Wrestling brasileiro estreia nesta terça-feira (6) nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Publicado em 06/08/2019 por: Nilmon
Com nove atletas, Wrestling brasileiro estreia nesta terça-feira (6) nos Jogos Pan-Americanos de Lima

publicidade

O Wrestling brasileiro sobe ao tapete do ginásio do Coliseu de Callao nesta terça-feira (6) para o primeiro dia de disputas da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Os nove atletas da equipe nacional buscam superar o número de três medalhas obtidas nas edições do Rio 2007 e Toronto 2015. Joilson Júnior até 67kg e Angelo Moreira até 77kg, ambos do estilo greco-romano e estreantes no torneio lutam às 12h. As finais começam às 18h30 (horário de Brasília). O torneio promete ser uma amostra das Olimpíadas de Tóquio. Além do Brasil, Estados Unidos, Cuba e Canadá, países que tiveram campeões olímpicos nos Jogos do Rio estão com as melhores equipes disponíveis. Um dos combates mais aguardados no primeiro dia de lutas é o confronto entre o cubano campeão olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio, Ismael Borrero, e o brasileiro Joilson Júnior, revelação do esporte.

“Procuro colocar na cabeça que Ismael é um adversário como outro qualquer. Confio no trabalho dos meus treinadores e estou preparado para conquistar uma medalha para o Brasil no estilo greco-romano. Estamos acompanhando os resultados e vibrando com as medalhas do Time Brasil e não vejo a hora de competir”, afirmou Joilson, de apenas 21 anos, tricampeão pan-americano junior (18 a 20 anos) e caçula da delegação.

Além de Joilson e Angelo, outros quatro estreantes disputam o torneio. O amazonense Daniel Nascimento até 57kg do estilo livre, a paulista Camila Fama até 53kg e a goiana Lais Nunes até 62kg, atual campeã pan-americana e segunda colocada no ranking mundial. Depois de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Lais chega como favorita ao título e comemora o fato de disputar pela primeira vez o torneio das Américas.

“É uma felicidade muito grande disputar os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Em Toronto, o Wrestling feminino classificou cinco categorias como agora, mas não consegui classificar a minha. Espero dar o meu melhor e buscar a medalha de ouro”, frisou Lais.

Outros quatro atletas da equipe já tiveram a honra e responsabilidade de representar o Brasil no torneio. Giullia Penalber até 57kg e Kamila Barbosa até 50kg terminaram em sétimo em Toronto e voltam aos Jogos mais experientes. Aline Silva, da divisão até 76kg do Wresting feminino, possui duas medalhas em Jogos, um prata em Guadalajara e um bronze em Toronto. Caso leve uma medalha em Lima se tornará a recordista nacional de medalhas do Wrestling em Jogos Pan-Americanos. O último a entrar em ação é Antoine Jaoude, que vai para sua quinta edição de Jogos Pan-Americanos aos 42 anos. Antoine conquistou a prata em Santo Domingo 2003 e vai em busca da medalha 16 anos depois.

“Conquistei a vaga para o Brasil ao terminar em terceiro no Pan-Americano de Wrestling e confirmei um lugar na seleção ao conquistar o Campeonato Brasileiro. Como nas outras quatros vezes, lutei e venci. Estou recebendo o suporte da CBW e muito tranquilo para competir. Enquanto tiver forças vou seguir fazendo o esporte que amo”, explicou Antoine.

Além dos atletas completam a delegação nacional o chefe de equipe e Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling, Roberto Leitão; o treinador-chefe Angel Torres Aldama; os técnicos Nisdany Perez e Pedro Garcia, e uma dupla de árbitros brasileiros.

Confira abaixo que dia e horário (de Brasília) lutam os brasileiros:

Estilo greco-romano – dia 7/8 – Eliminatórias às 12h e finais 18h30
Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg

Wrestling feminino – dia 8/8 – Eliminatórias às 12h e finais 18h30
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg

Wrestling feminino e estilo livre – dia 9/8 – Eliminatórias às 12h e finais 18h30
Lais Nunes até 62kg
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg

Estilo livre – 10/8 – Eliminatórias às 12h e finais 18h30
Antoine Jaoude até 125kg

Veja também

publicidade

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade