Larissa Pimenta e Renan Torres garantem dobradinha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Publicado em 09/08/2019 por: Nilmon

publicidade

O Judô brasileiro começou sua caminhada nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 com uma dobradinha de ouro na última quinta-feira (8). Aos 20 anos, a dupla Larissa Pimenta (52kg) e Renan Torres (60kg), estreantes em Jogos Pan-Americanos, representaram o Time Brasil no tatame da Videna e conquistaram o título. Já Larissa Farias (48kg) lutou pelo bronze, mas terminou em quinto lugar após uma batalha de mais de 15 minutos.

O primeiro a garantir a medalha dourada foi Renan, que derrotou o equatoriano Lenin Preciado, campeão em Toronto 2015, por ippon na final do peso ligeiro masculino. Nas preliminares, Torres projetou o americano Adonis Dias duas vezes por waza-ari para avançar à semifinal, onde imobilizou o cubano Roberto Almenares e, assim, prosseguiu.

“Desde quando eu acordei me senti tranquilo, confiante e disposto a dar meu melhor. A cabeça estava focada e pedi para Deus só pra fazer tudo que tinha treinado”, disse Renan.

A meio-leve Larissa Pimenta alcançou o ouro após vencer a mexicana Luz Olvera na grande final em luta equilibrada e definida nas punições, com Pimenta levando a melhor ao forçar a terceira punição de Olvera. Para chegar à final, a jovem brasileira derrotou a dominicana Diana de Jesus nas quartas de final e a peruana Brillith Gamarra Carbajal na semi.

“Independente de qualquer competição eu sempre venho com muita vontade, e acho que isso me motiva bastante a buscar uma medalha. Estou muito feliz de ter conquistado mais um sonho na minha carreira. Hoje foi um dia muito marcante na minha carreira. Fico com mais confiança para conquistar outras competições tão grandes quanto o Pan”, afirmou.

Larissa foi ouro na categoria até 52kg (Foto Abelardo Mendes Jr / rededoesporte.gov.br)

Tanto Larissa, quanto Renan ainda fazem parte da seleção Júnior do Brasil e estão em processo de transição das categorias de base para a equipe principal. Larissa ainda disputará o Campeonato Mundial Sênior, em Tóquio, após o Pan. Nesta sexta-feira (9), o Judô será representado pela campeã olímpica Rafaela Silva (57kg), por Daniel Cargnin (66kg) e Jeferson Santos (73kg), com as preliminares às 17h e finais às 19h (de Brasília).

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade