Com grande história e prestígio, Brasileiro de Jiu-Jitsu por Equipes 2019 acontece no próximo sábado (7); veja os detalhes

por: TATAME | @tatameofficial
Publicado em 05/09/2019
Com grande história e prestígio, Brasileiro de Jiu-Jitsu por Equipes 2019 acontece no próximo sábado (7); veja os detalhes Última edição do Brasileiro de Equipes, em 2018, teve a GFTeam como campeã (Foto Camila Nobre)

publicidade

Considerado um dos torneios nacionais de maior prestígio na arte suave, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu por Equipes terá sua nova edição realizada no próximo sábado (7), na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro – com cobertura completa da TATAME. A competição, organizada pela CBJJ/IBJJF, recebe anualmente algumas das principais academias do esporte, colocando em ação seus respectivos representantes na disputa em busca do prêmio de melhor equipe, o que torna os duelos emocionantes e com uma dose elevada de rivalidade.

Nos últimos dez anos, GFTeam, com seis títulos, e Nova União, com quatro, dominaram o torneio. Para este ano, as duas agremiações estão garantidas, assim como Infight, Top Brother, Atos, Game Fight, Gracie Barra, R1NG BJJ, Qatar BJJ, Soul Fighters, Brazilian Top Team, entre outras equipes.

* LEIA A REVISTA COMPLETA, AQUI

Sendo realizado desde o ano de 1995, o Brasileiro de Jiu-Jitsu por Equipes sempre reuniu grandes nomes da arte suave e, consequentemente, as principais equipes da modalidade. Na primeira edição, por exemplo, Fábio Gurgel, Roberto Roleta, Gigi Paiva, Roberto Traven e Royler Gracie estiveram em ação. Além deles, feras como Dedé Pederneiras, André Marola, Léo Vieira, Léo Leite, Fernando Tererê, Fábio Leopoldo, Bruno Bastos, Pé de Pano, Rolles Gracie, BJ Penn, Demian Maia, Thales Leites, Fredson Paixão, Roger Gracie, Marcelinho Garcia, Celsinho Venícius, Robert Drysdale, Bruno Malfacine, Michael Langhi, Romulo Barral, Lucas Leite, Renato Babalu, Marcus Buchecha, Rodrigo Comprido, André Galvão, Lucas Lepri, Serginho Moraes, Rodolfo Vieira, entre outros grandes atletas disputaram o campeonato ao longo dos últimos anos.

Fórmula de disputa

Um dos principais diferenciais do Brasileiro por Equipes está em sua fórmula de disputa, onde cada academia forma equipes com sete atletas, sendo cinco titulares e dois reservas e, na hora do confronto, o treinador de cada uma numera, de forma confidencial, seus lutadores de 1 a 5. Os lutadores com números iguais se enfrentam (1 com 1, 2 com 2, e assim por diante) e a equipe que tiver três vencedores em uma melhor de cinco lutas avança na competição. A fórmula permite a um lutador seguir em frente mesmo que perca. A escalação pode levar uma equipe mais fraca a derrotar uma mais forte e surpreender.

Divisão das categorias

> Juvenil masculino faixa-azul (atletas de 16 e 17 anos) – categorias de peso: leve e pesado
> Adulto masculino faixa-azul – categorias de peso: leve, médio e pesado
> Adulto masculino faixa-roxa – categorias de peso: leve, médio e pesado
> Adulto masculino faixas-marrom e preta (atletas das faixas marrom e preta lutam juntos) – categorias de peso: leve e pesado
> Adulto feminino faixa-azul – categorias de peso: leve e pesado
> Adulto feminino faixas-roxa, marrom e preta (atletas das faixas roxa, marrom e preta lutam juntas) – categorias de peso: leve e pesado
> Master 1 masculino faixas-marrom e preta (atletas das faixas marrom e preta lutam juntos) – categorias de peso: leve e pesado

Último campeonato

A última edição do Brasileiro por Equipes foi realizada em 2018, no tradicional Tijuca Tênis Clube. Na ocasião, com disputas da faixa-azul à faixa-preta, entre adultos e masters, o evento contou com duas equipes em destaque. No adulto marrom/preta peso leve, Leandro “Tatu” Escobar, líder da Soul Fighters, integrou e instruiu seu time ao título, após vencer o grupo da Almeida Jiu-Jitsu na grande final. Na divisão dos pesados, a GFTeam – campeã geral – ficou com o ouro ao superar a Zenith JJ, também em grande atuação.

Confira a lista de atletas inscritos para o Brasileiro de Jiu-Jitsu por equipes, AQUI

Veja também

publicidade

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade