Coluna da Arte Suave: a importância de definir uma estratégia para obter bons resultados; saiba mais

Publicado em 24/10/2019 por: Mateus Machado
Coluna da Arte Suave: a importância de definir uma estratégia para obter bons resultados; saiba mais Luiz Dias falou sobre a importância da questão da estratégia no Jiu-Jitsu (Foto: Divulgação)

publicidade

* “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” – Sun Tzu.

Um dos pontos que todo lutador tem de ter é saber traçar estratégias para as suas lutas. Saber a estratégia correta para cada luta. Nem sempre uma rotina é correta para todas as suas lutas. Nem sempre suas finalizações se encaixam para todos os adversários. Existem muitos fatores que determinam a estratégia certa quando observamos os nossos oponentes. Se formos observar os grandes competidores da nossa Arte Suave, suas lutas não são iguais. Ter estratégia de luta, ao meu ver, faz parte. 

O Jiu-Jitsu mental é importante. Usar seus pontos fortes, explorar, ao seu ver, os pontos fracos do seu adversário vendo lutas, até mesmo no MMA, lutadores de Jiu-Jitsu querendo definir a luta no Boxe, e muitas vezes com lutadores oriundos de trocação, eu não consigo entender. A estratégia é fundamental e deve ser praticada desde sempre. Não importa se você está no início da sua trajetória no Jiu-Jitsu. Um lutador que quer disputar na categoria absoluto, creio que para cada lutador que ele pode enfrentar, o peso e o biotipo irão influenciar. 

Não concordo com lutadores que não pensam em estratégia. Você ter garra e disposição é fundamental, mas ter estratégia também é fundamental. Por isso acho interessante variar os treinos sempre com lutadores de sua academia de diferentes pesos e de rotinas. Treinar com parceiros mais leves ou mais pesados, mais lentos ou aqueles que dão mais giro. Quanto mais você variar seus treinos, mais adaptado a qualquer luta você estará. 

Por vezes, temos a tendência de treinar com os mesmos parceiros, por diferentes motivos. Mas é bom variar, principalmente, se você treina focado para futuras lutas de campeonato. Perceber que golpes que você tem que se encaixam mais ou não são tão efetivos para cada biotipo de lutador. Assim, seu nível técnico só tende a melhorar e puxar seu nível para cima. Rever as suas lutas e perceber o que fez certo e o que errou também é um excelente exercício para evitar futuros erros e potencializar seus acertos. 

Para mais informações, veja https://www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail geracao.artesuave@yahoo.com.br. Também conheça o http://www.geracaoartesuave.com.br/. Oss!

* Por Luiz Dias

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade