Organização e Marcelo Dourado celebram sucesso do Seminário International de MMA em Belém do Pará; confira

Publicado em 10/10/2019 por: Diogo Santarém
Organização e Marcelo Dourado celebram sucesso do Seminário International de MMA em Belém do Pará; confira Marcelo Dourado, responsável por liderar o seminário, e Iron Man Tomaz, principal idealizador (Foto Marcos Castro)

publicidade

Celeiro de grandes nomes das artes marciais, Belém do Pará recebeu, no último fim de semana (5 e 6), o Seminário Internacional de MMA, evento inédito no estado que aconteceu sob a liderança de Marcelo Dourado na Academia Machida Fight Fit.

Dourado, porém, começou seu trabalho na sexta-feira (4), quando ministrou um curso operacional de Defesa Pessoal para a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), voltado exclusivamente para praças, suboficiais e oficiais. Todas as atividades contaram com a realização de Iron Man Tomaz, além do apoio do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) e outros.

“O evento atingiu plenamente a expectativa, na verdade foi até melhor do que estávamos imaginando. O curso da ROTAM, por exemplo, contou com muitos faixas-preta de Jiu-Jitsu, atletas de Muay Thai, de Judô. Os oficiais geralmente têm uma certa resistência quando alguém de fora vem mostrar uma coisa diferente para eles, mas o Marcelo quebrou esse bloqueio e conseguiu agregar muito, desenvolvendo um trabalho de técnicas apuradas”, analisou Iron Man Tomaz em bate-papo com a TATAME, que marcou presença Belém.

Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Judô e Luta Livre, além de ser formado em Educação Física, Marcelo Dourado, que também é ex-campeão do BBB, destacou sua alegria em poder compartilhar os seus conhecimentos.

“Foi uma experiência única poder, assim como meu ídolo Hélio Gracie, passar instruções para policiais. Pude realizar esse sonho e contribuir para a evolução da Defesa Pessoal deles. Passei técnicas para se dominar o alvo sem força excessiva, com segurança, mantendo a integridade física das pessoas ao redor e evitando problemas. Já no fim de semana o foco foi outro. A turma foi de jovens a pessoas com 60 anos, do faixa-banca ao faixa-preta, homens e mulheres, então foi um desafio, mas um desafio bom. Abordei mais uma didática geral no Jiu-Jitsu, desde movimentação no tatame, em pé, até queda, passagem de guarda… Foi uma sequência para pessoas de diferentes níveis e para que todos atingissem seus objetivos”, ressaltou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

MARCELO DOURADO . O faixa preta @maktubdourado, que ministrou um seminário no batalhão da @rotampa.oficial, batalhão especial em Belém, e outris dois na academia @machidafightfit. Estes foram fomentados pelo empresário @ironmantomaz, com o apoio do governo do estado. . Curta o conteúdo e compartilhe. Oss!🥋 . . 📌Este é um novo perfil da Revista TATAME, nos siga e marque os seus amigos (as). A outra conta foi desativada pelo Instagram! Oss! • 💻 www.tatame.com.br @marcoscastro_tatame @osskimonos @useiroll @tenentecoronelfirmino @policiamolitaroficial @segup.pa @sgtsilvanooliveira @lyotomachidafw . . #ufc #ultimate #ufcfightnight #mma #boxe #bjj #jiujitsu #muaythai #wrestling #kickboxing

Uma publicação compartilhada por Revista TATAME (@revistatatame) em

Por fim, tanto Iron Man Tomaz quanto Marcelo falaram sobre a importância de um olhar mais profundo para as artes marciais na região. Tomaz, inclusive, revelou o retorno o Iron Man Championship Fight, de MMA, para novembro deste ano. “O IMCF estava há três anos praticamente hibernando, ficamos estudando as melhores maneiras de retornar com entretenimento, ação social, mas após essa pausa, no dia 9 de novembro vamos desembarcar em Belém novamente para promover a 21ª edição do evento”.

Outras presenças ilustres no evento foram do secretário de esportes, Arlindo Silva, do vereador Sgt. Silvano, do coordenador jurídico da SEEL, Jeff Launder, Mestre Machida, o governador Hélder Barbalho e o vice Lucio Vale. Todos ressaltaram a “importância das artes marciais no resgate de jovens e na inclusão social”.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade