AJP anuncia novo sistema de pontuação para disputas do Grand Slam e Abu Dhabi World Pro; saiba mais

Publicado em 07/01/2020 por: Mateus Machado
AJP anuncia novo sistema de pontuação para disputas do Grand Slam e Abu Dhabi World Pro; saiba mais Novo sistema de pontuação já será válido para as competições neste início de ano (Foto: Ane Nunes/AJP)

publicidade

A AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Professional Tour), antiga UAEJJF, anunciou que um novo sistema de pontuação será adotado nos eventos do Abu Dhabi Grand Slam Tour realizados após o dia 1º de janeiro de 2020. As alterações também serão válidas para Abu Dhabi World Pro, previsto para acontecer entre os dias 11 e 18 de abril, nos Emirados Árabes Unidos.

O novo sistema de pontuação, vale ressaltar, substitui vantagens e penalidades por pontos. A partir de agora, os atletas receberão 1 (um) ponto sempre que atingirem uma posição anteriormente considerada vantajosa. Em caso de penalidades, toda vez que um atleta é penalizado pelo árbitro, seu oponente recebe 1 (um) ponto. As ocasiões em que as vantagens e penalidades são sinalizadas permanecem inalteradas de acordo com o Livro de Regras da AJP.

O novo estilo de pontuação foi testado pela primeira vez na temporada 2019/2020 da AJP Tour, em 2 de novembro, nas superlutas do Abu Dhabi King of Mats no Rio de Janeiro. Na ocasião, torcedores, atletas e oficiais deram um feedback extremamente positivo ao novo sistema de pontuação, que permitiu muito mais dinamismo ao placar e tornou as lutas muito mais ativas e emocionantes.

A AJP também anunciou mudanças nas durações dos duelos e nas decisões sobre resultados das lutas. A partir de 1º de janeiro de 2020, todos os combates antes das finais terão 5 (cinco) minutos de duração. As finais terão 8 (oito) minutos de duração. Em relação aos resultados da luta, não haverá mais decisões dos árbitros. Os combates que terminarem em empate terão um minuto extra com o “ponto de ouro” (o atleta que contabilizar o primeiro ponto, sai vencedor). Em caso de empate após o minuto extra, o atleta que marcou por último será declarado vencedor.

A AJP também permitirá que os treinadores solicitem uma revisão da pontuação ou movimentos por partida utilizando o sistema de vídeo Falcon Eye. Todas as alterações se aplicam às divisões faixa roxa, faixa marrom e faixa preta. Clique aqui para saber mais.

Veja também

publicidade

Mais lidas

publicidade

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades em primeira mão

publicidade